GTK+BR: o fim da linha

Embora o GTK+BR tenha ficado no ar desde Janeiro/2004 tendo passado pelo Geocities; depois, em um espaço cedido por um entusiasta do software livre; depois no softwarelivre.org; e depois em um domínio próprio… acho que chegou a hora de marcar o seu fim como um projeto do jeito que era.

Embora o entusiasmo com o projeto não tenha diminuído o meu tempo para mantê-lo reduz a cada dia por conta dos estudos, trabalho, rotinas diárias etc. Então é com profunda tristeza que anuncio tal informação. Manter um projeto único como este e sozinho é um trabalho “hercúleo” e que não estava dando para suportar deixando-o sempre atualizado como gostaria.

Nos últimos meses estava cada vez mais difícil postar novidades deixado o site vazio e abandonado. Isso era algo que não queria e não esperava que viesse a ocorrer visto que era um projeto único – o pioneiro sobre desenvolvimento Glade e GTK+ no Brasil.

Depois de anos no ar, no início deste ano (2008) vi que o site GTK+BR estava estremamente vulnerável devido ao sistema que usava para mantê-lo (PHP-Nuke) e carecia de atualizações e até mesmo uma possível migração para outro sistema mais sofisticado – o que estava preparando para o meiado do ano. Mas nesta época passei por uma pane grave nos servidores onde o site estava hospedado que foi a gota d’água para tirar o site do ar e repensar o que fazer.

Após muito pensar decidi que não vale apena manter o projeto GTK+BR por pura vaidade. Mas também seria um desperdício jogar fora o material que já havia escrito sobre desenvolvimento com Glade e GTK+. A conclusão que cheguei então foi a de que seria melhor criar uma página dentro do meu blog e que contivesse o material que foi escrito com toda satisfação.

Confesso que assim que esta idéia surgiu em minha mente ela pareceu meio estranha, mas pouco tempo depois me vi encorajado a fazê-lo desse jeito já que há vários exemplos de sucesso assim, como por exemplo o blog do Aurélio Marinho com seções sobre os projetos txt2tags, txt2regex, funções zz que embora sejam projetos bastante populares e independentes, não passam de projetos pessoais dele e por isso nada mais simples e prático do que estarem lá dentro do seu próprio blog pessoal. Agora não me recordo de outros mas me veio muitos outros a mente no momento em que estava pensando sobre isso.

Embora eu tenha preparado o material para o Glade 2 (uma atualização o Glade 3 está por vir) ele ainda tem bastante serventia para quem está começando. Estarei então, ao longo da semana, enviando os arquivos para o servidor e notificarei quando o tiver feito para que possam baixar e ler os arquivos e para acessá-los basta acessar o link GTK+BR na página principal do Blog.

Assim como ocorria no site do projeto, havendo dúvidas basta entrar em contato comigo, que como sempre, a medida do possível, responderei a todas as dúvidas recebidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *