14 comentários em “GTK+BR”

  1. Olá, na tua apostila sobre desenvolvimento glade, eu só consegui compilar o olá mundo com “-rdynamic” no final do comando “g++ -o hello main.cpp `pkg-config –cflags –libs libglade-2.0` -rdynamic”, se possível corrigir o arquivo. Ótimo tutorial parabéns.

  2. Olá,
    li seus tutoriais de glade, mas mesmo baixando o seu código “main.cpp” eu não consigo fazer as funções dos botões funcionarem. O que pode estar errado . Obrigada

  3. @Luisa
    Desculpe a demora na resposta. Vamos lá:
    1 – Você está usando o Glade 2 ou o 3? No Glade 3, a caixa de botões horizontais não inclui os botões pra você, o que a obriga a incluí-los manualmente depois (o que não é abordado no material que quando foi escrito era baseado no Glade 2). Você tem certeza que os botões estão lá?

    2 – A propriedade “Visível” da janela, no Glade 3, precisa ser definida como Sim.

    3 – Ao compilar o programa, conforme o @William relatou no seu comentário, é preciso colocar o parâmetro “-rdynamic”. Desta forma, na página 20, da apostila, na seção “Compilando”, a linha de comandos onde pus:
    g++ -o hello main.cpp `pkg-config –cflags –libs libglade-2.0`
    na verdade deve ser:
    g++ -o hello main.cpp `pkg-config –cflags –libs libglade-2.0` -rdynamic

    Acho que isso resolve o problema. Estou preparando uma revisão deste trabalho para abordar o Glade 3 e corrigir estas falhas da primeira edição, mas como tempo é dinheiro e sem dinheiro não se garante o leite das crianças, eu estou tendo que fazer isso à passos de tartaruga. Assim que der eu publico o novo trabalho.

    Por hora se aparecer mais dúvidas é só avisar.

  4. Bom dia, gostaria de saber se alguém poderia me tirar uma dúvida, com relação à programação em GTK+ e Linguagem C, como posso aumentar a largura de um gtk_entry, ou seja, de um campo de entrada de texto? Grato.

  5. Olá @Denis Rodrigues ,

    Tem algum tempo que não me dedico ao desenvolvimento com GTK+, mas acredito que o seu problema esteja no container onde o GtkEntry está localizado.

    Para alterar a largura do GtkEntry usa-se a função gtk_entry_set__width_chars() [1], mas lembre-se que o posicionamento e dimensionamento de qualquer objeto em Gtk está intrinsecamente ligado ao container de layout que você escolheu, sendo assim, se por exemplo você não puser um container, o componente ocupará toda a janela; se usar um GtkHBox o componente ocupará toda uma linha com a largura da janela; No GtkTable é possível dividir a janela em linhas e colunas, onde cada célula receberia um objeto que a ocuparia integralmente etc.

    Embora nunca tenha usado (por ser mais trabalho pra se arrumar as coisas) e você não tenha dados detalhes do problema, acredito que você esteja vindo de uma linguagem como o Delphi, VB ou algo assim onde os objetos são posicionados baseados em coordenadas X e Y. Se você quer este tipo de comportamento então o container que você deseja é o GtkFixed [2].

    Acho que é isso.

    [1] http://library.gnome.org/devel/gtk/unstable/GtkEntry.html#gtk-entry-set-width-chars
    [2] http://library.gnome.org/devel/gtk/unstable/LayoutContainers.html

  6. Prezado Braga

    Gostaria de parabenizá-lo pelo tutorial sobre ANJUTA, pois nos leva rapidamente a uma compreensão da IDE, bem como ao uso. Você teve muito bom gosto muita boa vontade em escrever seu material e, como sou professor, fico muito feliz quando encontro pessoas que escrevem materiais didáticos com prazer e qualidade.

    Mais uma vez, Parabéns

    Carlos André Batista
    Professor Bach. Sistemas de Informação – UAST-UFRPE

  7. Olá Welington, pesquisando no google cheguei no seu site, gostaria de uma ajudinha caso possa me ajudar, claro!
    estou usando preparando um tcc e gostaria de usar php-gtk e gostaria de usar o Glade só que quando construo a interface no glade e chamo no php ele não funciona, como posso resolver isso. estou usando ubuntu 10.04 recem instalado e winxp e em nenhum dos dois consigo chamar o mesmo.
    Mas consigo criar janelas simples sem a chamado do arquivo.glade.
    Desde já agradeço, se puder me ajudar!

  8. Muito legal o site, bem informativo e a propósito gostei da frase do teu twitter

    “QUE OS USUÁRIOS SAIBAM DE UMA VEZ POR TODAS: Nós da TI temos um acordo com deus: Ele não faz softwares e nós não fazemos milagres.”.

  9. Olá @Fernando,

    Infelizmente eu não tenho contato com o PHP-GTK e nem tão pouco com o ambiente Windows.

    No site da comunidade brasileira sobre PHP-GTK, tem um tutorial [1] sobre esta plataforma. O site oficial internacional também tem um bom tutorial [2] em inglês, qualquer problema o “São Google translator” pode dar uma ajudinha.

    Ambos os sites tem também o links para as respectivas listas de discussão sobre o assunto onde você poderá discutir o assunto com pessoas mais habilitadas do que eu nesta questão.

    Boa sorte na solução do problema e sucesso em seu TCC.

    [1] Manual do PHP-GTK 2. <http://www.php-gtk.com.br/documentation>
    [2] PHP-GTK2 Documentation <http://gtk.php.net/docs.php>

  10. Sr. Wellington antes de mais nada, MUITO OBRIGADO pelo tutorial (apostila) do Glade!!! Facilita a vida da gente que está chegando ao assunto mais desorientado do que o cachorro que caiu do caminhão de mudanças (kkkkkk). E, se me permite uma sugestão (para uma próxima revisão), na parte em que o sr desenvolve o exemplo “Hello World”, ANTES DE TUDO, coloque uma imagem da tela que o sr irá construir neste exemplo. É difícil acompanhar o texto por não saber aonde chegaremos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Além do mundo real