Nova ferramenta: Borg-migrate

Você precisa transferir backups realizados com o Borg Backup de um repositório para outro? Acho que você acabou de encontrar a ferramenta certa.

Borg? Que Borg?

Borg ou Borg backup é uma ferramenta de backups em linha de comandos que funciona de forma relativamente parecida com inúmeros sistemas de controle de versão de código fonte.

Eu já falei sobre o Borg umas poucas vezes aqui no blog e mais do que apenas falar sobre esta ferramenta eu a utilizo como minha ferramenta de backup principal, há alguns anos, mantendo cópias seguras dos meus arquivos. O que já me salvou de perdas de dados inestimáveis, diversas vezes.

O que é o Borg migrate?

Eu geralmente faço e mantenho muitos scripts para atender minhas necessidades pessoais. Muitas ficam confinadas em /home/Projetos por toda a sua existência, mas eventualmente eu seleciono alguma, torno-o mais genérica e disponibilizo publicamente.

O borg-migrate é uma desta ferramentas que eu criei há alguns meses para resolver um problema de falta de espaço em meus discos de backup e após usá-la com muito sucesso, eu considerei que ela estava madura o suficiente para ganhar o mundo e talvez beneficiar outros usuários do Borg que tenha o mesmo problema.

Basicamente o Borg-migrate é um shell-script que lê o backup solicitado em um repositório e então o transfere para outro repositório, em outro disco, servidor etc.

A sua instalação é tão simples quanto um download a partir a partir do repositório no Github que criei recentemente para ele, e o seu uso é tão simples quanto digitar a linha:

borg-migrate MeuBackupAserMigrado

No repositório da ferramenta há mais exemplos e instruções. Não deixe de visitá-lo e espero que ela seja útil a todos que mantém seus backups com o Borg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.