Mudamos para AWS

Depois de 3 anos na mesma hospedagem, mudamos de endereço novamente. Este blog que estava hospedado em um dos grandes serviços da hospedagem de sites, passa agora a ser mantido totalmente na Amazon Web Services (AWS).

A hospedagem anterior era excelente, o preço estava dentro do aceitável, mas algo estava me incomodando. Este é um site pessoal, de pouco acesso e pequeno demais para exigir recursos que dobrem ou tripliquem o custo.

Com a minha experiência de quase vinte anos mantendo centenas de sites e serviços de vários tipos e tamanhos na WEB, não via e não vejo justificavas para as 4 mudanças de plano que precisei fazer ao longo deste tempo, apenas para não ficar recebendo mensagens de que “este bloguinho” estourou o limite do plano. Curiosamente, eu tive o mesmo problema com hospedagens anteriores.

O número de vCPU era adequado, o tamanho da RAM era mais do que suficiente, o espaço em disco absurdamente grande etc etc, mas apesar de tudo lindo para colocar nos infográficos e banners de marketing, uma informação que nunca entrava em qualquer material publicitário era a quantidade de “workers” disponível no PHP (Aqui é onde está a pegadinha da maioria dos planos).

No fim, eu tinha todos os recursos disponíveis e livres, mas o ambiente simplesmente ficava saturado quando ocorria pequeno pico de acesso que nem era tão grande assim.

A solução!? Migrar para o plano seguinte que já passava a ser uma VPS.

VPS, nada mais é do que uma instância de máquina virtual onde te entregam apenas o SO e meia dúzia de ferramentas para acesso e monitoramento e o restante é contigo.

Honestamente … para usar uma VPS em qualquer lugar, eu uso a minha conta na AWS com uma infinidade de recursos, com meus controles e minhas regras.

Agora, sem muito esforço eu tenho um ambiente adequado aos requisitos do sistema e que me atende (pelo menos até a minha próxima mudança de humor).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.