Esta é uma dica rápida de correção para um problema relativamente comum em sistemas baseado na distribuição Debian, como Ubuntu, Mint entre outros e que de vez em quando acaba bloqueando o cache do debconf impedindo a atualização do sistema.
Este problema costuma ser notado quando você tenta atualizar o sistema com o apt-get, aptitude, apt ou outra ferramenta. A captura de tela abaixo mostra um exemplo deste erro quando tentei atualizar um de meus sistemas.
Algumas vezes um simples reboot resolve, mas se este for um sistema crítico esta não deve sera primeira opção a se escolher, então o que faremos é descobrir e matar o processo que está usando o arquivo.
A primeira coisa a fazer é descobrir qual é o processo que está bloqueando o arquivo, com o comando “fuser”.
$ sudo fuser -v /var/cache/debconf/config.dat Não foi possível analisar o arquivo /proc/509068/fd/1023: Permissão negada USUÁRIO PID ACESSO COMANDO /var/cache/debconf/config.dat: root 6644 F…. frontend
Observe neste caso que o arquivo está em uso pelo processo com PID 6644, então agora que já sabemos o culpado é só matá-lo com o comando “kill”.
$ sudo kill 6644 $ sudo kill 6644 kill: (6644): Processo inexistente
Usar uma vez só já bastaria, mas propositalmente eu usei o comando kill duas vezes para confirmar que o processo já havia sido purgado.
Se quiser fazer tudo com um único comando você pode usar o argumento “–kill” do fuser que é especifico para casos como este. Bastaria então adicionar um “–kill” ou “-k” como segue:
$ sudo fuser -k -v /var/cache/debconf/config.dat
Com isso feito, o arquivo não está mais bloqueado e você poderá seguir com seu apt-get/apt/aptitude upgrade que o processo de atualização deverá ser iniciado e concluído com exito.