Segurança em ambientes virtualizados

Os departamentos de TI estão sob uma imensa pressão para entregar mais funcionalidade e capacidade em um período em que gastos estão sendo reajustados e os custos se elevando. O volume de gastos com energia e refrigeração de servidores, juntos com a dor de cabeça de gerenciar data-centers em franca expansão fazem desta tarefa um sério desafio. Investir em escalabilidade  da maneira tradicional possui custos proibitivos e não é sustentável, o que causa um retorno as estratégias para um departamento de TI mais centralizado, integrado e, ultimamente, mais alinhado ao negócio[…]

Assim começa o interessante artigo de Kevin Skapinetz sobre segurança em ambientes virtualizados. O texto, disponível no site da Help Net Security e entitulado “Securing virtualized environments“[1] está em inglês mas é de leitura bem simples e agradável até mesmo para aqueles que dependem do dicionário bilíngue para entender o seu conteúdo.

Sem apresentar um parecer contra ou a favor da nova onda que está entrando pra ficar de vez nos nossos CPDs, o autor apresenta de forma sucinta, clara e direta os prós e os contras desta técnica.

Se a sua empresa ainda não se decidiu a favor ou contra esta tecnologia este será um bom ponto de partida para começar o seu estudo de viabilidade.

[1] Skapinetz, Kevin. Securing virtualized environments. Help Net Security. Aug. 2009. Disponível em <http://www.net-security.org/article.php?id=1278&p=1>. Acesso em 15-08-2009.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.