Duas ótimas ferramentas visuais para gerenciamento de bases de dados SQLite

Há um bom tempo que falei sobre o banco de dados SQLite[1] como alternativa leve, portável e robusta para uso geral. Na época eu dei algumas de suas características, onde ele poderia ser usado e até alguns gerenciadores incluindo um gerenciador Web, mas como eu tenho usado frequentemente esta base em algumas ferramentas pessoais e até de uso interno na instituição onde trabalho, eu sempre estou a procura de uma nova ferramenta para trabalhar com este banco de dados e então nas minhas últimas buscas acabei achando as duas ótimas alternativas que recomendo a seguir e ambas possuem versões para Windows e Linux

SqliteMan

Após muita procura eu encontrei o SQLiteMan[2], uma ferramenta gráfica bastante intuitiva, amigável e leve o bastante para dar conta de qualquer base de dados criada no SQLite. A partir dela é possível criar tabelas, views, consultas diversas, vacuum, consultar estatísticas, importar e exportar dados das tabelas, modificar parâmetros internos da base etc.

SQLiteMan 1.2 - MainScreen
SQLiteMan 1.2 - Tela principal

Para felizes usuaŕios do Ubuntu uma versão (não muito recente, mas funcional) está disponível nos repositórios oficiais, usuários do Windows e de outras distribuições podem obter uma versão no site oficial da ferramenta.

Uma dica especial para usuários Debian Wheezy é baixar o pacote do SqliteMan para Ubuntu Precise Pangolin [3] e instalar no sistema via aplicativo “gdebi-gtk” que resolverá todas as dependências e instalará a ferramenta com sucesso A exigência do pacote ser a compilação para o futuro Ubuntu 12.04 se deve a dependência da biblioteca libqscintilla2-8.

SQLite Manager Firefox Addon

É exatamente isso que o prezado leitor entendeu. Uma extensão para o Firefox que faz as vezes de um gerenciador de base de dados. E não estou falando de um “programinha tosco, não. A interface deste Addon é muito bem elaborada – bem similar a do SqliteMan apresentando acima – só que roda dentro de uma aba, ou de uma janela secundária do Firefox.

Sua grande vantagem é o tamanho. Um pequeno pacote de menos de 300KiB é instalado e após reiniciar o Firefox você terá uma opção para acessar a ferramenta no menu “Ferramentas” do seu navegador.

O processo de instalação qualquer que seja o seu sistema operacional é a mesma de qualquer Addon. Acessar a página do addon [4] a partir do Firefox, clicar no botão “+ Adicionar ao Firefox”, confirmar que o editor é confiável, reiniciar o Firefox.

Referências

[1] Wel. R. Braga. SQLite um banco de dados pequeno e eficiente. 18-05-2008. https://blog.welrbraga.eti.br/?p=81
[2] Sqliteman. http://sqliteman.com
[3] SqliteMan for ubuntu Precise Pangolin. http://packages.ubuntu.com/precise/amd64/sqliteman/download
[4] Firefox Addons. SQLite Manager  https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/sqlite-manager/

2 comentários em “Duas ótimas ferramentas visuais para gerenciamento de bases de dados SQLite”

  1. Uau!!! Realmente @DENIS . Ainda não instalei para testar, mas me chamou a atenção por também permitir gerenciar MySQL e PostgreSQL. Visualmente parece uma bela ferramenta para quem precisa adminsitrar estes três tipos de bases de dados a partir do Windows, Linux ou mesmo do Mac OS X.
    Obrigado pela sugestão. abç.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.