Mantenha os pacotes das suas aplicações favoritas atualizados no Ubuntu

Nas semanas anteriores eu disponibilizei três textos sobre atualização de pacotes no Ubuntu e agora para fechar o assunto deixo aqui algumas regras gerais que junto com aqueles textos dão uma visão bem ampla de como é fácil manter o sistema atualizado.

É fato que o Ubuntu possui em seus repositórios algumas dezenas de milhares de pacotes de aplicações, mas também é fato que muitas vezes não temos aquela aplicação especifica para determinado trabalho ou mesmo se tiver ela pode estar desatualizada. Dai veio a ideia de escrever esta série de textos deixando então algumas sugestões de repositórios adicionais com novas aplicações que não estão no repositório oficial e também para instalar versões mais recentes de aplicações que já estão lá.

O Ubuntu tem crescido em popularidade e qualidade a uma velocidade que praticamente nenhuma outra distribuição Linux conseguiu. Com isso a cada dia uma nova leva de curiosos e frustrados com o outro sistema querem testar este sistema. Em pouco tempo um aspirante a “Linuxer” consegue se entender bem e já começa a querer instalar novas aplicações que muitas vezes já conhecem de nome, ou mesmo porque já usava no outro sistema e ao procurar no gerenciador de instalação de aplicativos não a encontra.

Anime-se novato! Nem todas as aplicações do mundo estão ali. Existe uma infinidade de repositórios extras onde encontramos as aplicações que desejamos. Uma vez que este repositório esteja configurado, todas as aplicações disponíveis ali estarão ao alcance de um dois cliques no seu sistema.

Relembrando os assuntos abordados

No primeiro texto entitulado “AptURL – O gerenciador de pacotes via Web do Ubuntu” eu mostrei como este interessante recurso possibilita a instalação de pacotes diretamente a partir do seu navegador. O texto é de leitura indispensável tanto para quem quer instalar novos pacotes quanto para quem escreve textos online com tutoriais que abordam a instalação de pacotes no sistema do usuário

O segundo texto chamado “Mantenha seu sistema atualizado a partir dos PPAs” mostra como usar este poderoso recurso para estar sempre com os pacotes mais atualizados instalados em seu sistema sem abrir mão da facilidade que o gerenciamento de pacotes do Ubuntu oferece.

No terceiro “Instalando aplicações extras para turbinar o seu Ubuntu” eu comentei sobre os já conhecidos Getdeb, Playdeb e Medibuntu que podem se passar desapercebidos por quem está começando no Ubuntu agora. Com estes três novos repositórios você poderá instalar novos aplicativos, jogos e até mesmo resolver alguns problemas com reprodução de alguns formatos de audio e vídeo.

Para finalizar e fechar o assunto, neste texto eu deixo apenas algumas considerações que julguei ser importantes quanto a segurança e também sobre alguns pacotes adicionais que podem ser instalados apenas modificando alguns parâmetros dos Canais de Software do Ubuntu.

Repositórios e repositórios – uma breve palavra sobre a segurança do seu sistema

Antes de qualquer instrução vale deixar um alerta importantíssimo. Assim como existem pessoas e “pessoas” também existem repositórios e “repositórios”. Não saia adicionando tudo quanto é repositório em seu sistema achando que todo mundo é legal e compartilha o que tem porque é legal compartilhar. Em qualquer lugar há pessoas com má índole e que podem criar um repositório com aplicações modificadas para capturar informações de seu computador, roubar dados ou mesmo destruir o seu sistema.

Antes de instalar um repositório certifique-se da sua idoneidade. Os repositórios que vou sugerir aqui são os que uso há alguns anos, são bem conhecidos e nunca tive qualquer problemas com eles, mas não confie em mim, eu posso estar mentindo. Pergunte a conhecidos, pergunte em fórums e lista de discussão, pesquise no Google ou qualquer outra forma que você preferir, mas esteja consciente que a segurança do seu sistema depende da sua responsabilidade ao instalar novas aplicações vindas de repositórios igualmente desconhecidos.

Qual é o meu Ubuntu?

Outra informação valiosa antes de instalar qualquer aplicação é a versão do seu sistema. Assim como no Windows há inúmeras versões (95, 98, ME, XP, Vista, Seven etc) e algumas vezes a aplicação criada para determinada versão não funciona em outra, no Linux ocorre o mesmo. Uma aplicação dita funcionar no Suse Linux não necessariamente funcionaria no Redhad Linux, ou no Fedora, muito menos no Ubuntu.

Da mesma maneira aplicações criadas para uma distribuição Linux especifica pode não funcionar corretamente em versões diferentes da mesma distribuição. Esta informação é tão importante quanto a anterior visto que uma aplicação preparada para rodar no Ubuntu Lucid Lynx (Ubuntu 10.04) por exemplo pode não instalar, ou mesmo se instalar pode não rodar no Ubuntu Natty Narwhal (Ubuntu 11.04). Usuários mais habilidosos conseguem resolver estes problemas, mas o meu foco com este texto não são estes usuários e nem estes procedimentos quase comparados a “rituais de magia negra”, envolvendo a digitação de inúmeros comandos estranhos, edição de dezenas de arquivos, compilação da aplicação e outros.

Respondendo então a questão proposta no título deste tópico, você deverá entrar no menu “Sistema” e escolher a opção “Sobre o Ubuntu”. Isso abrirá uma janela de ajuda igual a da imagem abaixo e com textos sobre o seu sistema (se você nunca leu e está começando agora sugiro que leia).

Sobre o Ubuntu

Observe logo nas primeiras linhas que você deverá ler algo assim:

Você está usando o  Ubuntu 10.04 LTS – Lucid Lynx – lançado em Abril de 2010 e com suporte até Abril de 2013.

Neste caso, a versão do meu Ubuntu 10.04, que também é conhecida como Lucid Lynx, ou simplesmente “lucid”. Para que você não fique perdido e nem na dúvida sobre qual é o nome da versão na lista do link [1] nas referências do final deste texto você poderá ver o nome de todas as versões do Ubuntu.

Gerenciamento básico de repositórios – Canais de Software

Repositórios são “sites” ou serviços de hospedagem de pacotes de aplicações que estão disponíveis para instalação em seu sistema. Por padrão o Ubuntu vem com um conjunto mínimo de repositórios oficiais, confiáveis e seguros de onde você pode baixar e instalar aplicações em seu sistema.

Para saber e gerenciar os repositórios configurados em seu sistema você deverá entrar no menu “Sistema” escolher a seção “Administração” e então a ferramenta “Canais de Software”. Talvez seja solicitada a senha do administrador antes que a janela seja exibida. Se isso acontecer informe a sua senha e então uma janela como a exibida abaixo será apresentada em sua tela.

Canais de Software

A partir desta Janela nós podemos habilitar alguns repositórios padrões do Ubuntu que por padrão vem desabilitados. Ao habilitar estes novos repositórios teremos alguns novos pacotes e até mesmo algumas versões mais novas de pacotes que até então estavam “ocultas”. Observe na imagem acima que janela possui 5 abas de comandos a saber: “Aplicativos Ubuntu”, “Outro software” (exibida), “Atualizações”, “Autenticação” e “Estatísticas”.

Ficha: Aplicativos Ubuntu

Nesta primeira ficha que não está visível na imagem, você deveria ativar todas as seções dos repositórios oficiais, exceto a de código fonte, ou seja main, universe, restricted e multiverse.

Isso é valido para 99.99% dos usuários do Ubuntu e só com esta configuração uma grande quantidade de aplicativos que não estavam visíveis passarão a estar quando você abrir a Central de Programas do Ubuntu.

Nesta página também pode-se escolher de qual servidor nós queremos baixar os pacotes. Em época de lançamento de novas versões os servidores principais ficam sobrecarregados então o melhor a se fazer é usar servidores espelhos, preferivelmente no país onde você estiver.

Ficha: Outro software

A segunda ficha (esta exibida na imagem) é onde nós adicionamos repositórios extras, ou repositórios de terceiros. Estes são os repositórios que “achamos por ai”, indicados por amigos, sugeridos por algum site etc e que devem ser escolhidos com muita cautela e prudência para que não venhamos a instalar programas que causarão transtornos futuros.

Ao clicar no botão “Adicionar” desta ficha veremos uma nova janela de entrada onde poderemos digitar ou colar a URL do repositório que costuma se parecer com esta mostrada abaixo:

deb http://linux.dropbox.com/ubuntu lucid main

Onde: “lucid” é a distribuição (deve ser sempre a mesma que você deseja atualizar) e “main” é a seção do repositório que você deseja consultar. Alguns repositórios possuem mais de uma seção e elas apareceriam uma ao lado da outra separadas por espaço.

Ficha: Atualizações

Na ficha “Atualizações” podemos configurar quais atualizações desejamos receber dos repositórios oficiais. Ao menos as atualizações de segurança “lucid-security” e as recomendadas “lucid-updates” deveriam estar marcadas para a maioria dos usuários.

Para aqueles que desejarem versões um pouco mais atualizadas (também um pouco menos testadas) podem ativar as seções “lucid-proposed” e “lucid-backports” também.

Algumas pessoas tem receio de ativar estas seções do repositório oficial, mas se você leu todo este texto até aqui é porque você está disposto a instalar novas aplicações de outros locais que certamente são muito menos confiáveis do que estes, então porque temer? Marque-as e seja feliz 😉

Obs: Não esqueça de trocar o “lucid-” dos exemplos acima pelo nome correto da sua versão.

Ficha: Autenticação

Na quarta ficha “Autenticação” temos uma lista das chaves de assinaturas de repositórios. São estas quem garantem que o pacote X foi colocado ali pelo desenvolvedor Y e não pelo Z.

Esta é a forma de assegurar que ninguém invadiu o servidor de pacotes e colocou uma aplicação maliciosa no lugar daquela aplicação que você queria instalar.

Ficha: Estatísticas

Por fim a ficha “Estatísticas” permite que você autorize ou não o envio de informações sobre os pacotes que você instalou em seu sistema. Isso é importante para que os desenvolvedores do Ubuntu saibam o quantitativo de usuários de dada aplicação permitindo então que uma atenção maior seja dada a ela, ou a prioridade dela em relação a outras similares etc.

Você não precisa ser paranoico, ativar esta opção não consome banda internet em demasia, não envia informações sigilosas para espiões da CIA nem do FBI, é incolor, inodoro, insípido e indolor, além de ajudar a distribuição a eleger os pacotes que deverão entrar na nova versão.

Confirmando as alterações

Uma vez que tudo esteja ajustado conforme desejado e você feche a janela, você será questionado se deseja realmente fechar ou se deseja atualizar a lista de pacotes. Ao escolher esta segunda opção as novas configurações serão aplicadas e havendo alguma novidade (pacotes atualizados) a janela do Gerenciador de Atualizações deverá ser exibida e você poderá atualizar os pacotes sugeridos. Caso esta janela não seja exibida você poderá abrí-la diretamente pelo menu “Sistema” na lista “Administração” e escolhendo a ferramenta “Gerenciador de Atualizações”.

Conclusão

Se o leitor seguir com cuidado todas estas dicas poderá manter o seu sistema sempre atualizado e estável. Como foi dito no texto existem repositórios confiáveis e repositórios duvidosos portanto não saia configurando tudo quanto é repositório que encontrar pela frente ou você correrá o risco de instalar programas indevidos no seu sistema.

Seja prudente e boas atualizações

Referência

[1] Ubuntu-br Wiki. VersõesUbuntu. Disponível em <http://wiki.ubuntu-br.org/VersoesUbuntu>.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.