Instalando aplicações extras para turbinar o seu Ubuntu

Embora existam mais de 30.000 acotes nos repositórios de aplicativos do Ubuntu nós usuários temos uma insaciável sede por novas aplicações e que muitas vezes não está neste tão diminuto universo criado pela Canonical por isso deixo aqui duas sugestões de locais onde vocÊ poderá encontrar e instalar novas aplicações e jogos com facilidade.

GetDeb e do Playdeb

Getdeb[2] e Playdeb[3] são dois repositórios que trazem tanto versões mais recentes dos softwares já existentes no repositório oficial do Ubuntu quanto novas aplicações e jogos para o seu sistema. No site oficial é possível ver respectivamente a lista de aplicações e jogos disponíveis para instalação.

Ao entrar no site, é imprescindível que – como primeira ação – você informe qual é a versão do seu Ubuntu para que não venha a escolher uma aplicação que não foi testada em seu sistema, isso pode ser feito em uma caixa de seleção logo no início do site e visível apenas nas seções “apps” e “games”.

Além disso você poderá filtrar também por gênero limitando assim a visão de aplicações para uma atividade especifica (por exemplo Internet, Audio, Video tools, Programação, Educação, Gráficos etc). Ao clicar em uma aplicação você verá uma página com uma “screenshot”, uma breve descrição, quais versões do software estão disponíveis para quais versões do Ubuntu e um link para instalá-la.

Existem duas formas de instalar pacotes do Getdeb/Playdeb. Você pode instalá-las diretamente pelo site, desde tenha o suporte ao AptURL[1] instalado em seu sistema, ou usando a Central de Programas do Ubuntu, mas antes é necessário que você configure o repositório deles para ter todas as aplicações disponíveis.

Configuração do repositório do Getdeb

A forma mais prática de configurar os repositórios do Getdeb é baixar e instalar o pacote de configuração cujo link está disponível na página de aplicações. Quando escrevi este texto o pacote correspondia ao da versão 0.1-1 e estava disponível no link [http://archive.getdeb.net/install_deb/getdeb-repository_0.1-1~getdeb1_all.deb] (antes de baixar este arquivo vá ao site do Getdeb[2] e certifique-se que esta é a ultima versão disponível)

Uma vez que o pacote esteja em seu computador, dê duplo clique sobre ele para que o instalador de pacotes seja aberto. Quando a janela do instalador for aberta, como na imagem abaixo, basta clicar no botão “Instalar pacote” (informe a senha administrativa se necessário).

Instalador de Pacotes

Uma vez instalado as aplicações do novo repositório estarão disponíveis assim que você atualizar a lista de pacotes clicando no botão “Verificar” do Gerenciador de atualizações (Sistema > Administração > Gerenciador de Atualizações) ou do gerenciador de pacotes de sua escolha como a Central de Programas do Ubuntu, Synaptic, Aptitude ou outro.

Ao fazê-lo de imediato passarão a estar disponíveis em seu sistema as novas versões das aplicações já instaladas e que de outra forma não poderiam ser instaladas. Agora basta clicar no botão “Instalar atualizações” do Gerenciador de Atualizações e esperar que as novas versões sejam instaladas.

Configuração do repositório do Playdeb

O processo de configuração do repositório do Playdeb é parecido com o do Getdeb. Baixe e instale o pacote de configuração disponível em [http://archive.getdeb.net/install_deb/playdeb_0.3-1~getdeb1_all.deb] (vá ao site oficial do Playdeb[3] e certifique-se de que esta é a última versão); atualize a lista de pacotes via Gerenciador de Atualizações e então instale as novas versões sugeridas ou mesmo novas aplicações pela Central de Programas do Ubuntu ou outro gerenciador de pacotes a sua escolha.

Medibuntu

O repositório Medibuntu[4] tem por objetivo disponibilizar pacotes, que por diversas razões, não estão disponíveis no Ubuntu. Em regras gerais são pacotes que envolvem codecs multimedia e criptografia e que por razões legais não entram no repositório oficial.

Embora a lista de pacotes[5] disponíveis seja relativamente pequena ela é a salvação para quem já cansou de clicar em arquivos de vídeo ou de áudio e teve a triste surpresa de não conseguir acessar o seu conteúdo.

O processo de configuração indicado no site envolve a utilização do terminal, mas é bem automatizado e não requer muito esforço e nem experiência visto só ser exigido que se informe a senha administrativa quando requisitado. O Procedimento aqui descrito é o mesmo da página “Repository How-to” do site oficial, apenas traduzido e com alguns detalhes adicionais para facilitar a vida de quem está iniciando agora:

Selecione e copie a seguinte linha de comandos (dê três cliques seguidos em qualquer palavra para selecionar toda a linha, depois clique com o botão direito e escolha o comando “Copiar”). Não se assuste com o seu tamanho, você não terá que alterar nada nela.

sudo wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get --quiet update;  sudo apt-get install app-install-data-medibuntu apport-hooks-medibuntu

Abra um terminal a partir do menu “Aplicativos”, na seção “Acessórios”, procure e clique no ícone “Terminal”. Uma tela geralmente escura será exibida; clique no menu “Editar” desta janela e escolha o comando “Colar” (para que a linha comandos seja transferida para esta nova janela) e então tecle ENTER para que “a mágica aconteça”.

Instalando Medibuntu a partir do Terminal

Uma mensagem surgirá nesta tela pedindo que você digite a sua senha (vide a última linha na imagem acima), ao digitá-la você não verá nada sendo exibido, ainda assim digite-a e tecle ENTER no final.

Uma enxurrada de mensagens deverão ser exibidas e ao terminar, se tudo correu bem, você deverá ter os novos pacotes disponíveis na Central de Programas do Ubuntu.

Audio e vídeo que não funcionam

Embora esteja um pouco fora do escopo deste texto, só como dica para facilitar a vida de quem só quer resolver o problema de não conseguir assistir vídeos ou arquivos de áudio que não reproduzem no Ubuntu, após configurarem este repositório vá na seção “Medibuntu” da Central de Programas do Ubuntu e instale os pacotes:

  • win32-binary-codecs (ou win64-binary-codecs – se seu sistema for 64bits);
  • Non-free Codecs (se tiver dois pacotes com o mesmo nome instale os dois);
  • Libdvdcss e Libdvdcss2 (Isso permite assistir o conteúdo de DVDs comerciais com proteção);
  • ffmpeg codec library
  • ffmpeg utility library

Estes pacotes deverão resolver 90% dos seus problemas, se não resolver na mesma janela da Central de programas do Ubuntu procure por “codec” e instale tudo que tiver esta palavra na sua descrição.

Conclusão

Caso deseje usar o AptUrl para instalar pacotes do Getdeb ou do Playdeb você deverá ter o suporte a este recurso instalado. Dê uma lida no texto “Apturl – o gerenciador de pacotes via web do Ubuntu” que escrevi algumas semanas atrás e veja o procedimento completo que é bastante simples.

Lembre-se que os pacotes do Medibuntu em regras gerais são dedicados a configuração de multimidia então sempre que tiver problemas com codecs de audio e vídeo dê uma verificada neste repositório por possíveis pacotes que você não tenha. A soluçaõ para este problema é quase tão certa quanto Doril para dor de cabeça 😉

Referências

[1] Welrbraga. Apturl – o gerenciador de pacotes via web do Ubuntu. Disponível em <https://blog.welrbraga.eti.br/?p=1591>
[2] Getdeb. Disponível em <http://www.getdeb.net>
[3] Playdeb. Disponível em <http://www.playdeb.net>
[4] Medibuntu. Disponível em <http://medibuntu.org>
[5] Medibuntu. Lista de pacotes disponíveis. Disponível em <http://packages.medibuntu.org/>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.