Mantenha seu sistema atualizado a partir dos PPAs

PPA ou Personal Package Archive é um repositório como os outros já existentes mas que tem como “vantagem” a proximidade do desenvolvedor com o usuário. Do ponto de vista do desenvolvedor ele “joga” o seu programa no sistema e este se encarrega de arrumar as coisas de forma automática para compilar e empacotar a aplicação; do ponto de vista do usuário basta configurar o novo repositório com base no nome do grupo de desenvolvedores e então instalar a nova versão do seu software favorito.

Devido a agilidade com que as coisas acontecem nos PPAs é importante destacar aqui que muitos deles poderão quebrar o seu sistema caso o desenvolvedor tenha enviado algum arquivo com problemas, portanto não instale qualquer PPA em seu sistema ou você poderá acabar tendo dores de cabeça.

Não que estes PPAs possuam vírus, cavalos de tróia ou algo perigoso (embora possa existir), mas como o processo de construção dos pacotes é automático, caso o desenvolvedor tenha passado as instruções erradas o pacote poderá ser construído com erros que impedirão a sua instalação. Dependendo do erro o pacote será corretamente construído e você o terá disponível para instalação imediatamente, mas devido ao erro que passou desapercebido você não conseguirá instalá-lo e de brinde o pacote que anteriormente funcionava em seu computador pode já ter sido removido durante a instalação.

Claro que nem todos são problemáticos. Existem PPAs que são seguros e confiáveis o bastante para serem usados. Eu mesmo uso o PPA do Firefox, do Gwibber e alguns outros para manter meu sistema atualizado, mas é preciso estar atento pois existem diversos PPA as vezes do mesmo aplicativo sendo alguns altamente instáveis e outros não.

Instalando um pacote através do PPA

Vamos considerar que eu queira atualizar o meu Firefox e que após muita pesquisa eu concluí que o mais seguro é o PPA “firefox-stable” do grupo “mozillateam”[1]. Em uma breve leitura na página logo no início da seção “Add this PPA to your system” eu encontro o seguinte código do PPA “ppa:mozillateam/firefox-stable“. Isto é como o endereço do PPA e que a partir das ferramentas adequadas serão possíveis encontrar e configurar o repositório de forma automática e segura em meu sistema.

Todo e qualquer PPA terá um código deste informado em sua página, então se você pretende instalar um pacote PPA terá como segunda missão encontrar este código (a primeira missão é garantir a si mesmo que este PPA é estável o bastante para não quebrar o seu sistema).

Infelizmente não há uma maneira de se configurar um repositório PPA a partir das ferramentas gráficas oficiais do Ubuntu. Para isso nós teremos que usar a boa e velha linha de comandos, mas não se desespere por isso, com um simples comando nós teremos tudo pronto.

Para prosseguir então, abra o Terminal (Aplicativos > Acessórios > Terminal), digite o comando abaixo e tecle ENTER. A senha administrativa será solicitada e após confirmá-la com outro ENTER você terá o repositório configurado:

sudo add-apt-repository ppa:mozillateam/firefox-stable

Ao terminar a configuração você deverá ver as seguintes mensagens em sua tela:

Executing: gpg --ignore-time-conflict --no-options --no-default-keyring --secret-keyring /etc/apt/secring.gpg --trustdb-name /etc/apt/trustdb.gpg --keyring /etc/apt/trusted.gpg --primary-keyring /etc/apt/trusted.gpg --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv 0AB215679C571D1C8325275B9BDB3D89CE49EC21
gpg: requisitando chave CE49EC21 de servidor hkp - keyserver.ubuntu.com
gpg: chave CE49EC21: "Launchpad PPA for Mozilla Team"
gpg: Número total processado: 1
gpg:              não modificados: 1

Agora basta abrir a Central de Programas do Ubuntu entrar na seção criada para o novo repositório e instalar o seu novo navegador, ou pelo Gerenciador de Atualizações atualizar a versão atual.

Gerenciando repositórios PPA pelo ambiente gráfico

Embora a Canonical não tenha preparado nenhuma ferramenta gráfica para trabalharmos com PPA isso não significa que não exista nenhuma. Em minhas pesquisas pelo Google eu cheguei até a ferramenta “Y PPA Manager” [2] que permite adicionar e remover repositórios PPA sem que tenhamos de recorrer ao Terminal.

Este é um projeto relativamente novo mas que parece ter futuro. Foi todo desenvolvido em shell-script e YAD (este último é um fork melhorado do velho Zenity). Você o encontrará para instalação no GetDeb, ou a partir do seu próprio PPA (ppa:webupd8team/y-ppa-manager) que deverá ser instalado pela linha de comandos.

Após instalá-lo ele estará disponível no menu “Aplicações” dentro da seção “Ferramentas do sistema”. Como mostrado na figura abaixo, a sua tela principal é bastante minimalista e bem prática para o que se propõe a fazer.

Tela principal do Y PPA Manager

Adicionando um repositório via Y PPA Manager

Para ilustrar o uso do YPM eu vou instalar uma atualização do bom e velho Gwibber que no meu Lucid ainda é a lenta e pesada versão 2.3. O PPA do projeto Gwibber (ppa:gwibber-team/ppa) já possui a a versão 3.0 disponível para minha versão do Ubuntu então não há porque ficar usando um aplicativo cuja versão está problemática.

Para tal, a partir da interface principal do YPM, dê duplo clique no ícone com o símbolo de “+” (Add a PPA). Será pedida a senha do administrador e em seguida a linha do PPA onde você deverá digitar ou colar o código do PPA desejado.

Feito isso o PPA já está adicionado e se você quiser confirmar basta dar duplo clique no ícone da engrenagem (List Packages in a PPA enabled on your computer). Agora basta abrir o Gerenciador de atualizações, atualizar a lista de pacotes e então atualizar a minha aplicação.

 Conclusão

É importante ainda lembrar que o número de repositórios influência diretamente no tempo que o sistema leva para atualizar a lista de pacotes deixando assim a atualização cada vez mais lenta de acordo com o aumento destes links. Sabendo disso mantenha apenas aqueles repositórios que realmente interessarem. Se você não estiver mais usando qualquer pacote de um dado repositório simplesmente o remova a partir do Gerenciador de Canais de Software.

Por fim mas não menos importante, algumas vezes as chaves de assinatura dos repositórios expiram e você não poderá mais atualizar os pacotes, quando isso acontece – especialmente em repositórios PPA – você dever remover o repositório e configurá-lo novamente. Se não resolver, o jeito é tentar outro repositório ou esperar que o responsável por ele atualize a chave de assinatura.

Referências

[1] Mozilla Team. Firefox Stable Channel Packages PPA. Disponível em <https://launchpad.net/~mozillateam/+archive/firefox-stable>
[2] WebUpd8. Y-PPA-Manager easily search, add, remove or purge PPAs in Ubuntu. Disponível em <http://www.webupd8.org/2010/11/y-ppa-manager-easily-search-add-remove.html>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.