Hoje, quero falar de uma data que, apesar de não ter um “hype” tão grande quanto Black Friday ou um lançamento de iPhone, é fundamental para entendermos o mundo em que vivemos e, claro, o nosso trabalho com desenvolvimento, segurança, infraestrutura e tudo mais que orbita o universo da tecnologia.
Estou falando do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, celebrado anualmente em 17 de maio (hoje).
Tá, mas que dia é esse, afinal?
Essa data tem raízes lá atrás, em 17 de maio de 1865. Foi nesse dia que foi assinada a primeira Convenção Telegráfica Internacional em Paris, levando à criação do que hoje conhecemos como a União Internacional de Telecomunicações (UIT).
Pense nisso: em uma época sem internet, sem celular, sem cloud (inimaginável para nós hoje, né?), a comunicação a longa distância via telégrafo era o suprassumo da tecnologia!
Anos depois, percebendo o impacto crescente das tecnologias da informação e da internet na vida das pessoas e na sociedade como um todo, a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu que o dia 17 de maio também seria o Dia Mundial da Sociedade da Informação.
A partir de 2006, as duas celebrações foram unificadas, reconhecendo a interconexão entre as telecomunicações e a sociedade moldada pela informação.
O Dia da Transformação Digital (mesmo que não se chame assim!)
Embora o nome oficial seja um pouco longo, podemos dizer que o 17 de maio é, na prática, um dia para refletirmos sobre a Transformação Digital. Afinal, o que é a transformação digital senão a alavancagem das telecomunicações e da capacidade de processar e compartilhar informação para MUDAR a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos?
Neste dia, o foco se volta para temas que estão no cerne dessa transformação:
- Conectividade para Todos: Discutir e promover a inclusão digital, buscando garantir que cada vez mais pessoas, em todos os cantos do planeta, tenham acesso significativo à internet e às ferramentas digitais.
- Tecnologia a Serviço do Desenvolvimento: Explorar como as TICs podem ser usadas para resolver grandes desafios globais e impulsionar o desenvolvimento sustentável em áreas como saúde, educação, agricultura e meio ambiente.
- Segurança e Confiança: Lembrar da importância vital da segurança cibernética em um mundo cada vez mais conectado, protegendo dados e garantindo a confiança no ambiente digital.
- Inovação Contínua: Celebrar os avanços tecnológicos e discutir as tendências que moldarão o futuro da comunicação e da sociedade da informação.
Por que essa data importa para nós?
Para quem, como eu/nós, “respira” tecnologia, o dia 17 de maio é um lembrete da importância do nosso trabalho. Estamos diretamente envolvidos na construção e manutenção dessa sociedade da informação. Seja desenvolvendo uma aplicação, garantindo a segurança de um sistema, otimizando uma rotina de administração ou explorando o potencial da nuvem, estamos contribuindo para a transformação digital que o mundo celebra neste dia.
É uma oportunidade para pensarmos não apenas nos aspectos técnicos (que tanto gostamos!), mas também no impacto social e na responsabilidade que temos ao lidar com tecnologias que conectam pessoas e movem o mundo.
Concluindo…
Então, hoje, dia 17 de maio, quando possível, entre algumas linahs de código um gole de cafeina, tire um momento para pensar na incrível jornada que as telecomunicações e a informação percorreram e no papel fundamental que elas desempenham na nossa vida hoje.
É um dia para celebrar o progresso, mas também para refletir sobre os desafios que ainda temos pela frente para garantir que a sociedade da informação seja verdadeiramente inclusiva, segura e benéfica para todos.