Título: O Senhor dos Aneis: A sociedade do Anel
Autor: J. R. R. Tolkien
Tradutora: Lenita Maria Rímoli Esteves
Editora: Martins Fontes
Edição: 7ª edição
Ano: 2009
ISBN: 85-336-1337-7
Idioma: Português
Nº de páginas: 434 páginas
Onde comprar: Arte Pau Brasil
Preço médio: R$40,00
Site do livro: http://www.tolkien.co.uk
Meu parecer: Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder – a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro. – “A Sociedade do Anel” é a primeira parte da grande obra de ficção fantástica de J. R. R. Tolkien, “O Senhor dos Anéis”.
É impossível transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro. Alternadamente cômica, singela, épica, monstruosa e diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário absolutamente convincente em seu detalhes. Nas palavras do romancista Richard Hughes, “quanto à ‘amplitude’ imaginativa, a obra praticamente não tem paralelos e é quase igualmente notável na sua vividez e na habilidade narrativa, que mantêm o leitor preso página após página”.
Tolkien criou em “O Senhor dos Anéis” uma nova mitologia, num mundo inventado que demonstrou possuir um poder de atração atemporal.
Sobre o autor: Tolkien nasceu na África do Sul e aos três anos de idade, com sua mãe e irmão, passou a viver na Inglaterra, terra natal de seus pais. Desde pequeno fascinado pela lingüística, cursou a faculdade de Letras em Exeter. Lutou na Primeira Guerra Mundial, onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu “mundo secundário” complexo e cheio de vida, denominado Arda, palco das mundialmente famosas obras O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, esta última, sua maior paixão, que, postumamente publicada, é considerada sua principal obra, embora não a mais famosa.
Tornou-se filólogo e professor universitário, tendo sido professor de anglo-saxão (e considerado um dos maiores especialistas do assunto) na Universidade de Oxford de 1925 a 1945, e de inglês e Literatura inglesa na mesma universidade de 1945 a 1959. Mesmo precedido de outros escritores de fantasia, tais como William Morris, Robert E. Howard e E. R. Eddison, devido à grande popularidade de seu trabalho, Tolkien ficou conhecido como o “pai da moderna literatura fantástica”. (Texto extraído da Wikipédia)
[lomadeewpro category=’3482′ keywords=’O Senhor dos Anéis, A sociedade do Anel, ficção, elfo, dragão, hobbit, Tolkien’]
É porque você não leu “O Silmarillion”… &;-D
Li sim, alias foi o primeiro livro de Tolkien que li e estou me devendo uma releitura depois de lido todos os livros principais. Dá uma olhada lá na minha estante, no Skoob (http://www.skoob.com.br/estante/livro/11179612). Apenas não o listei aqui no blog, ainda.