Computação em nuvem está em moda hoje em dia, e apesar disto é um serviço barato e confiável. Então por que não confiar os seu backup para um servidor bem longe da sua área de risco, garantindo assim que em caso de uma catastrofe natural seus dados possam ser recuperados? Existem dezenas ou talvez centenas de serviços deste tipo e que atendem aos mais variados requisitos. Abaixo eu listei alguns que encontrei nas minhas buscas na Internet.
Fastbackup
Empresa sediada no Brasil que oferece planos partindo de singelos 1GiB (ao custo mensal de R$ 19,90) até 100GiB (R$229,90).
O funcionamento é simples: Instale o software Fastbackup (compatível com Windows, Linux e Mac) e após a sua configuração você estará pronto pra mandar seus arquivos, e-mails (Ms Exchange e Lotus Domino) e bancos de dados (Oracle e SQL Server), todos criptografados, para as nuvens com direito a backup programado e relatórios.
Se o volume de dados for muito grande você pode enviar a carga inicial via mídia removível, ou esperar que um técnico da empresa venha fazer esta cópia pra você.
Link: http://www.fastbackup.com.br
KTree
Também com sede no Brasil, a KTree começa com um plano de 50GiB ao preço mensal de R$150,00 e chegando ao valor de 1250,00 para o plano com capacidade de 1TiB.
Da mesma forma que o Fastbackup, você instalará um aplicativo em seu computador (compatível com Windows, Linux e Mac) e o mesmo estará apto a transferir os seus dados criptografados para os servidores da empresa.
Duas coisas que me chamaram a atenção é o número de licenças permitidas em cada plano (apenas uma para o plano de 50GiB) e a diferença de recursos no serviço para servidores e para desktop. Esteja atento a estes itens se decidir contratar o serviço então.
Link: http://www.ktree.com.br/
gBackup
Mais uma brasileira concorrendo pela guarda dos seus dados. O plano básico de 1GiB fica por R$84,00/trimestral (cerca de 28,00/mês) enquanto que o plano mais alto é o de 1TiB por 1248,00 mensais.
Segundo a página da empresa, o sistema é compatível com qualquer “coisa” que possua uma JVM (Java Virtual Machine), então você poderá contratar sem medo e independente de sua arquitetura.
Entretanto esteja atento a diferença entre os planos Lite e Pro, onde o Lite é ilimitado a uma máquina e não roda nem em sistemas Linux e nem Unix.
Link: http://www.gbackup.com.br
Carbonite
A Carbonite passa longe do Brasil (e também dos usuários Linux). Se estas limitações não te incomodar, você terá um excelente sistema de backup sem limite de espaço de armazenamento.
Sem dúvida a ausência de um limite para backup é tentadora, e sem falar no preço convidativo de 55 dólares ao ano e por computador. Isso seria mais ou menos o mesmo que pagar R$92,00/ano ou R$7,66 por mês.
Se você ainda acha pouco para se sentir convencido de que é um ótimo serviço então saiba que é possível inclusive acessar o seu backup a partir do seu iPhone, Android ou mesmo Blackberry.
Link: http://www.carbonite.com
SugarSync
Este é um daqueles sistemas que fazem de tudo um pouco e por isso agrada gregos e troianos. Se mais do que backup, você precisa também de sincronização de dados entre computadores o SugarSync é uma boa pedida.
Os planos começam a partir de 30GiB (5 dolares/mês) até 250GiB (25 dolares/mês) e pode ser usado em quantas máquinas você quiser desde que sejam Windows ou Mac. No ramo dos dispositivos móveis você poderá acessá-lo a partir do iPhone, Blackberry, Android, Windows Mobile e Symbian.
No site há um comparativo onde, obviamente ele é o melhor dentre todos os comparados (inclusive melhor do que o Dropbox, o Carbonite e o Mozy. Todos citados neste texto). Como eu não sou muito fã de comparativos feitos pelo fabricante, sugiro a você fazer sua analise individual em cada sisitema e tirar suas próprias conclusões.
Link: http://www.sugarsync.com
Adrive
Do plano básico de 50GiB (gratuito) até o premium, que pode ter até 10TiB, na ADrive há um grande leque de opções para quem quer fazer backups em nuvem.
Como existem dois planos de 50GiB (um gratuito e outro pago), antes de escolher o seu plano ao acaso é importante dar uma lida na página de recursos. Talvez você conclua que não valha a pena pagar 6,95 dolares/mês pelo mesmo espaço que é oferecido gratuitamente pela mesma empresa.
O cliente para instalação no desktop é escrito com Adobe AIR então teoricamente é compatível com Windows, Mac e Linux. Particularmente eu fico com o pé atrás quando se trata de ferramentas não nativas em meu sistema, então isso já me faria desistir do Adrive para fazer backup do meu sistema Linux. Se isso não lhe incomoda inclua mais esta sugestão no seu cardápio
Link: http://www.adrive.com
Mozy
O Mozy tem duas categorias de planos. O Domestico (Mozy Home) e o Empresarial (Mozy Pro). O Home de 50GiB sai por 6 dolares/mês e só pode ser usado em uma máquina. Enquanto o plano de 125GiB sai a 10 dolares/mês para até 3 computadores.
Os planos da categoria “Pro” se dividem em Desktop (mensalidade de 4 dolares + 0.50 por GiB) e servidores (mensalidade de 7 dolares + 0.50 por GiB). De todos os sistemas avaliados, em minha opinião, este é o que tem um valor mais justo pois é o único que você só paga por aquilo que usa.
Infelimente o cliente do Mozy é compatível apenas com máqiunas Windows e Mac. Se isso não for um fator limitador pra você esta pode ser uma boa opção pra quem não tem ideia de quanto de espaço vai precisar para armazenamento de dados.
Link: http://mozy.com
SafeSync
Anteriormente conhecida como Humyo, a SafeSync não é exatamente um sistema de backup na forma como concebemos, mas um sistema para sincronizar arquivos entre computadores, assim como o SugarSync (já comentado), o LiveDrive e o Dropbox (vistos adiante).
Por 45 dolares ao ano (aproximadamente R$6,16 ao mês), você terá um prático sistema de backup e sincronismo de dados entre máquinas com Windows ou Mac OS. Um detalhe é que o site não informa a capacidade disponível para cada usuário/conta, o que é ponto a menos para o serviço, visto que se outros serviços deixam isso claro, porque você perderia tempo perguntando a eles por uma informação que deveria estar logo na primeira página.
Link: http://www.humyo.com/
Livedrive
Livedrive é um daqueles serviços que depois de ter visto vários outros iguais, você se pergunta porque está olhando as características de mais um. Mas a verdade é que sempre há uma diferença em meio a tantas igualdades.
O seu diferencial fica por conta da integração com a rede social mais popular do momento,o Facebook, e também com o Flickr. Desta forma você pode compartilhar fotos e arquivos com seus contatos diretamente a partir destes serviços diretamente do seu “disco virtual” sem precisar necessidade um novo upload.
A capacidade de sincronizar arquivos em máquinas que estejam na mesma rede é interessante para quem procura um serviço de sincronização. Esta utilidade evita que na necessidade de sincronizar um arquivo muito grande entre duas máquinas na mesma rede, haja necessidade de o arquivo ir primeiro para o servidor (consumindo banda Internet) para depois voltar para o outro computador que pode estar logo do outro lado da sala, consumindo banda Internet novamente.
Apesar destas vantagens o Livedrive faz feio nos seus planos (para Windows e Mac), onde serviço de compartilhamento compõe um plano diferente. Você deve optar ou pelo plano de backup ou pelo de backup + sincronismo onde custam respectivamente 6.95 dolares/mês e 16.95 dolares/mes.
Link: http://www.livedrive.com/
iDrive
5GiB de espaço gratuito no plano básico, com serviço de sincronismo e drive virtual mapeado no seu computador é tudo o que você poderia querer se pensava em usar o LiveDrive, mas não gostou dos planos.
Se você achar que 5GiB é pouco para os seus preciosos dados poderá desembolsar 4.95 dolares mensais para bancar o plano de entrada que oferece 150GiB. E ainda, se quiser um plano pra toda a família existe um plano caprichado onde você desfruta de 500GiB por apenas 15 dolares mensais.
Se a finalidade é fazer cópia dos dados da sua empresa, os planos empresariais variam de 50GiB (10 dolares/mês) até 1TiB (80 dolares/mês) e tal como o LiveDrive só há clientes para máquinas Windows e Mac.
Link: http://www.idrive.com/
Dropbox
O Dropbox é o mais simples de todos os sistemas de sincronismo, talvez até por isso possa ser considerado o mais adequado para grande parte das pessoas que querem apenas manter uma cópia dos seus dados longe da zona de perigo.
Só existem três planos: o básico de 2GiB (gratuito), o de 50GiB (10 dolares/mês) e o de 100GiB (20 dolares/mês). Uma vez que o cliente esteja instalado em seu computador (Windows, Linux ou Mac) você terá uma pasta especial onde tudo que for copiada pra lá será enviado para a nuvem e poderá ser replicado para outras máquinas onde você instale o cliente com a mesma senha.
Link: http://www.dropbox.com
Outros
Existem alguns outros sistemas com estes mesmo propósitos e que infelizmente o tempo me proibe de avaliar, mas se interessar de uma procurada a respeito do Google Docs, do Microsoft Skydrive e sobre o Twin. Certamente algum deste serviços o será útil para o seu backup nas nuvens.
O principal é que antes de escolher, responda as seguiontes perguntas:
- Qual é o volume de dados que você pretende enviar para nuvem?
- Quantas máquinas serão envolvidas no backup?
- Você pretende manter os dados na nuvem e ao mesmo tempo replicado em todas as suas máquinas (sincronismo)?
- É para sua empresa ou para uso particular?
- Quanto você está disposto a pagar por isso?
Uma vez respondidas estas perguntas você estará apto a escolher o serviço que melhor atende as suas necessidades.
Caso já use algum destes serviços, ou conhece/usa algum outro, não deixe de dar seu parecer nos comentários. Certamente ele poderá ser útil para quem ainda está indeciso.
Muito bom post, aqui na empresa contratamos o Upbackup, é um serviço Brasileiro tambem, muito bom, instalamos em alguma maquinas, selecionamos os arquivos e diretorios e pronto, ele faz backup a cada 15 minutos, mantem versões ilimitadas do arquivo, ou seja se precisarmos resturar uma versão de algum arquivo de 03 meses atras nós conseguimos.
Recebo relatorios diarios do backup e estamos super satisfeitos e seguros, adotamos essa solução porque a Empresa e os dados ficam aqui no Brasil e nos deram toda a assessoria.
http://www.upbackup.com.br fica a dica e parabens pelo artigo.
Utilizo o Mcafee backup, é barato e mantém as versões dos arquivos, pago em torno de 135 reais por ano, ou seja, R$ 11,00 por mês… recomendo fortemente.