Atualizando a chave pública do Launchpad

O  Launchpad é um ambiente colaborativo para desenvolvimento e hospedagem de software livre, em que qualquer pessoa pode se cadastrar para ajudar seja no desenvolvimento, na tradução, ou na documentação de algum aplicativo lá hospedado, bem como instalar em seu sistema quaisquer destas aplicações. Mas de tempos em tempos a chave expira e começa o problema para atualizar os pacotes no seu sistema, visto que as ferramentas de atualização (apt-get, aptitude, synaptic e outras) começam a acusar erros na chave. A solução resume-se a digitação um simples comando no terminal.Alguns dias atrás estava tentando atualizar uns pacotes do meu sistema mas devido a chave pública do Launchpad estar desatualizada eu acabava obtendo erros que me impediam de atualizar o sistema. Como mostrado abaixo:

$ sudo aptitude update
[…]omitido[…]
Atingido http://ppa.launchpad.net jaunty/main Packages
Atingido http://ppa.launchpad.net jaunty/main Sources
Atingido http://security.ubuntu.com jaunty-security/restricted Sources
Atingido http://ppa.launchpad.net jaunty/main Packages
Atingido http://ppa.launchpad.net jaunty/main Sources
Buscados 309B em 1s (191B/s)
Lendo listas de pacotes… Pronto
W: Erro GPG: http://ppa.launchpad.net jaunty Release: As assinaturas a seguir não puderam ser verificadas devido à chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY 4DA51AF64BD0ECAE
W: Você terá que executar apt-get update para corrigir estes problemas
$

O procedimento para atualização da chave é simples, mas perdi um bocado de tempo testando e retestando os comentários e sugestões que encontrava pelo Google. Após muita leitura e chutes para todos os lados eu consegui atualizar a chave assim:

$ sudo apt-key adv –keyserver keyserver.ubuntu.com –recv-keys 4DA51AF64BD0ECAE
Executing: gpg –ignore-time-conflict –no-options –no-default-keyring –secret-keyring /etc/apt/secring.gpg –trustdb-name /etc/apt/trustdb.gpg –keyring /etc/apt/trusted.gpg –keyserver keyserver.ubuntu.com –recv-keys 4DA51AF64BD0ECAE
gpg: requisitando chave 4BD0ECAE de servidor hkp – keyserver.ubuntu.com
gpg: chave 4BD0ECAE: “Launchpad Private PPA for Ubunet”
gpg: Número total processado: 1
gpg:              não modificados: 1
$

Veja que a chave informada na linha de comandos do apt-key é a mesma que o aptitude reclamou não ter encontrado. Após isto o aptitude update voltou a funcionar e pude atualizar o meu sistema sem problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.