Conceitos de Redundância e Contingências

O artigo do prof José Maurício Santos Pinheiro[1] entitulado “Conceitos de Redundância e Contingências” apresenta uma explicação bastante clara e objetiva do conceito de redundâncias e da importância de se ter um plano de contingências. Embora o texto tenha sido escrito em 2004, seus conceitos ainda são válidos, já que é um texto conceitual e como tal não apresenta um HOWTO ou uma “receita de bolo”. Pelo contrário, o autor explica cada parte deste importante documento que deveria existir nos arquivos de toda empresa que possua sistemas em rede, independente do seu tamanho.

No artigo, que não é muito extenso possui inclusive um pequeno exemplo de como ficaria um plano de contingência e recuperação de desastres, mas fica claro que o plano desenvolvido para empresa A dificilmente será aproveitado em sua totalidade na empresa B, ainda que ambas atuem no mesmo ramo, certamente as metodologias de trabalho e filosofias internas serão suficientes para afetar o conteúdo do seu documento.

Redundância e Contingência são dois itens complementares que deveriam fazer parte da rotina de toda empresa, mas nesses meus poucos 13 anos que atuo na área de TI, pelos comentários que ouço de amigos em outras empresas e mesmo que leio nas diversas listas de discussão que participo, poderia afirmar que muitas empresas não possuem um plano deste tipo e contam com a sorte no dia-a-dia.

Referências

[1] Pinheiro, José Mauricio Santos. Conceitos de Redundância e contingências. 06-12-2004. Disponível em <http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_conceitos_de_redundancia.php>. Acessado em 23-04-2009.

Um comentário em “Conceitos de Redundância e Contingências”

  1. Pingback: Welington via Rec6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.