O prompt de comandos do terminal é uma fonte de informações essencial para todo aquele que usa a linha de comandos no dia-a-dia. Muitas vezes já estamos tão acostumados com o padrão que esquecemos que ele pode ser personalizado para melhorar nossa produtividade. Dentre as inúmeras formas de se fazer isso a minha preferida é instalando o “powerline”.O resultado do que o powerline pode fazer no seu prompt (usando a configuração padrão) pode ser visto nas capturas de tela abaixo.
Se você achou legal a instalação no Ubuntu 15.10 e 16.04 podem ser feitas instalando-se os pacotes “powerline”, “python3-powerline” e suas dependências, usando o comando apt-get como segue:
sudo apt-get install powerline python3-powerline
Na verdade apenas o primeiro pacote é o importante para o Bash, o segundo, nos meus testes foram necessários para que o Powerline funcionasse corretamente no Vim do Ubuntu 16.10 (Xenial). Caso você não use este editor ele pode ser dispensado.
Com os pacotes instalados na máquina, usando o editor de sua preferência, adicione as seguintes linhas no arquivo .bashrc do seu usuário, ou opcionalmente no /etc/bash.bashrc para que todos os usuários tenham o powerline:
powerline-daemon -q POWERLINE_BASH_CONTINUATION=1 POWERLINE_BASH_SELECT=1 . /usr/share/powerline/bindings/bash/powerline.sh
E se você for usuário do editor “Vim” adicione as linhas a seguir no arquivo “.vimrc” do seu usuário, ou em /etc/vim/vimrc.local caso queira que todos os usuários do sistema utilizem a nova barra de status:
python from powerline.vim import setup as powerline_setup python powerline_setup() python del powerline_setup set laststatus=2 set t_Co=256
Observe que se você estiver usando o Ubuntu Xenial, que usa o Python3 você deverá alterar o comando “python” das linhas acima para “python3”.
Com isso as próximas sessões do Bash e do Vim ficarão como mostrado nas capturas de tela.
Maiores informações podem ser obtidas na página do projeto Powerline
Pra mim, o pulo do gato foi instalar o pacote `python3-powerline`. Obrigado pelo post.