Claro 3G. Eu assinei e quase um mês depois…

Sendo honesto o serviço de banda larga móvel da claro, conhecido como Claro 3G, ainda tem o que melhorar. Existem dois planos um com velocidade de 500kbps e volume de 5GB/mensal (R$69,00) e outro de 1Mbps e volume de 10GB/mensal (R$99,00). Mas o legal é que se você estrapolar o seu volume máximo de dados, ao invés de ficar sem conexão, você apenas terá o acesso reduzido para 128kbps sem acréscimos, até o fechamento da fatura.

Mas por conta da instabilidade que está ocorrendo e os vários testes/modificações que estão fazendo, mesmo com o plano de 500kbps, eu as vezes consigo uma banda de 1.5Mbps (que dura até alguns minutos) e em outros 20Kbps (pior que discado que é de 56kbps).

Nesse final de semana por exemplo a rede 3G esteve fora do ar e por isso eu tive que conectar em modo EDGE (o 2G) que me dá uma banda de no máximo 256Kbps. O contrato diz que eles se obrigam a garantir uma banda de ao menos 10% do contratado, ou seja, no meu caso 50kbps e no geral isso tem ocorrido, mas é péssimo usar uma conexão nesta velocidade quando você contratou 10x mais que isso.

Só pra não ficar em minhas palavras seguem duas medições feitas pelo meu irmão, respectivamente em 10/Jan e 09/Jan:

Qualquer um pode afirmar que o Oi/Velox ou Telefónica/Speedy dá de dez a zero nesta velocidade, mas para quem não tem acesso a estas tecnologias, o Claro 3G caiu feito luva e aposto todas as minhas fichas nele. E por que? Porque o futuro são as redes sem-fio! Mas isso é papo para outra hora.

A tecnologia 3G funciona muito bem a anos, em diversos países da Europa. É só uma questão de tempo (acredito eu). Daqui a um tempo tudo estará normalizado teremos um ótimo concorrente para acabar com a frescura e a arrogância da Telemar e demais empresas de Telecom que estão por ai só sugando nosso dinheiro sem se importar com a qualidade dos serviços prestados.

Por hora eu tenho que me contentar com as instabilidades – é claro que se o problema persistir a Anatel está lá pra me ouvir, mas ainda assim o serviço está dando pro gasto – por conta da necessidade de estar sempre online.

Por que assinei isso?

Desde 2000 eu suplicava a Telemar (agora conhecida como Oi) para colocarem o Velox, aqui em casa. Mas era interessante ver o descaso e a despreocupação deles já que não tinham concorrência.

Pior do que o descaso e o tradicional aviso:

“…desculpe senhor, mas o serviço Oi/Velox não está disponível para sua linha…”

era o fato que me perguntavam se eu autorizava a mudança da linha para outra com suporte o Velox e após meses … nada de resposta. Paralelo a isso o técnico “criminoso” desta empresa estava instalando o Velox em uma lan-house pirata em uma esquina da minha rua e meses depois em outra lan-house na outra esquina e para quem mais o desse uma “cervejinha” de R$150,00!

Resisti a tentação de conseguir o Velox por este meio por vários anos até que quando decidi por fazer, o técnico já não queria mais fazer o serviço porque estavam “apertando ele”.

Pra minha alegria surgiu uma empresa chamada Rox Internet, em 2005, e que provia acesso via Wi-fi aqui na vizinhança a uma velocidade de 2mbps (mas não levou 6 meses pra reduzirem a velocidade para 600kbps e dizerem que era até 2mbps e não exato 2mbps). Tudo bem, 600kbps dava de sobra pra mim, tanto que dividia com meu irmão e meu pai que moram bem próximos (praticamente somos vizinhos 😉 ).

A empresa Rox Internet me prestou “quase bem” – descontando o problema da redução de velocidade – o serviço de acesso por cerca de 1,5 anos ou 2 anos. Mas que desde o final de outubro passado a empresa parou de me atender. A minha antena/ponto de acesso estava queimado – desde a chuvarada do fim de outubro – e sempre que ligava pra eles diziam que era problema no sistema deles e estavam vendo e em breve voltaria ao ar. Em fim, a empresa sumiu me deixando na mão sem qualquer satisfação e por conta disso eu suspendi o pagamento da fatura de dezembro.

Quando o Claro 3G estreou aqui no Rio, neste mesmo mês, eu assinei-o sem pensar duas vezes, afinal de contas: A velocidade ofertada era boa, o preço compatível com o que eu já pagava por este serviço e o volume de 5G/mês não me atrapalharia e como estava ciente de possíveis instabilidades na rede então nada poderia me aborrecer.

Terrível foi receber em Janeiro uma fatura em nome de outra empresa chamada PWZ cobrando os serviços que “estavam sendo prestados” no lugar da tal ROX e que por acaso havia comprado aquela primeira. A fatura impressa a jato de tinta, aberta e rasgada – realmente violada – na minha caixa de correio, sem qualquer informação sobre forma de contato – mostrando apenas a data de vencimento, o valor (pouco menor do que era cobrado antes) – era indício de que a PWZ entrou numa furada e certamente me daria mais dores de cabeça do que solução.

Como bom rapaz, que aprendeu a usar o Google eu abri o navegador (via Claro 3G 😉 ) e comecei as minhas pesquisas na esperança de encontrar quem era a tal de PWZ. Bingo! Achei e o endereço e liguei para lá: Como poderiam estar me cobrando? A empresa que contratei foi vendida me deixado sem serviço por quase 3 meses e nenhum contato comigo. Agora queriam me cobrar por um serviço que não foi prestado. Será que eles estavam querendo problemas jurídicos? Cria que não.

Eu não havia assinado contrato algum com a tal de PWZ, não a reconhecia como prestadora de serviços de nada, nunca tive contato e nem contrato algum com eles e simplesmente não pagaria. Assunto resolvido! (espero). A atendente informou que se não queria mais o serviço era só ignorar a fatura que eu não receberia outra.

Não que eu tenha algo contra a PWZ, mas já tinha me aborrecido com a outra empresa a qual eles adquiriram e por conta disso, já que não tive qualquer comunicação por parte deles assinei um outro serviço. Se ao menos a PWZ tivesse mandado uma carta junto com a fatur, se apresentando, dando boas-vindas… aquelas frescuras que qualquer empresa sabe fazer para agradar o cliente (quando querem) acho que os teria recebido melhor.

Por que você assinaria o Claro 3G?

Se você está no mesmo problema que eu – descaso das outras prestadoras de serviço de acesso a Intrenet -, se precisa um acesso a Internet que seja móvel para usar no notebook em viagem ou em outros computadores fora de casa – na casa de veraneio por exemplo. O Claro 3G é uma boa pedida.

Por que você NÃO assinaria o Claro 3G?

Você já tem um acesso ADSL assinado com a Oi/Telefónica/Brasil Telecom etc e não precisa de acesso móvel e está satisfeito com a velocidade e rendimento do serviço. Esquece, vai estar jogando dinheiro fora.

Funciona no Linux?

Sim. O modem Huawei E226 na nossa língua “informatiquez” é um hardmodem e por isso não precisa de drivers proprietários. Eu estou navegando no Linux satisfeito com a performance do equipamento – não do serviço.

A configuração da discagem é pode ser feita pelo KPPP, GnmePPP, WVDial etc. Eu particularmente uso o pppconfig que ao bootar a máquina já conecta e tenho o acesso disponibilizado até o final da sessão.

Só uma dica: Conecte o modem em sua máquina entes de ligá-la, ao fazer isso você poderá conferir a existência de três dispositivos novos em sua máquina (/dev/ttyUSB[0-3]) e apesar da conexão ser feita sempre por /dev/ttyUSB0 (este é o dispositivo do modem a ser configurado no discador), não sei porque motivo ao conectá-lo depois o sistema detecta unicamente o /dev/ttyUSB0 e simplesmente não funciona!

Existem alguns programinhas para gerencia de modem GPRS/HDSPA para Linux como é o caso do UMTSMon mas este não funcionou legal comigo. Tudo bem, não testei muito e pode ter sido má sorte mas se quiser testar sinta-se a vontade e depois comente o que achou.

Screenshot
Screenshot do Umts Monitor 0.7

Como anda o sinal do Claro 3G?

Eu atualmente quase não tenho tempo pra usar o serviço então não poderia expressar a verdade sobre isso. Quem mais está o usando é minha esposa e sendo honesto, para o que ela precisa – ler/enviar e-mails, pesquisas e leituras de PDFs etc – está muito bom. Tanto que se eu deixar o modem configurado como 2G o tempo todo ela nem percebe que a rede está com problemas, pois como já disse arede 2G está disponível praticamente o tempo todo.

Mas se você quer estatísticas e a situação real então deixo o link para o blog do meu irmão Wesley que assinou o serviço também e tem se dado o trabalho de ficar de olho. Se você quer acompanhar por mais um tempo antes de se decidir vale a pena começar a leitura desde a primeira postagem dele.

Agora é só esperar e se não melhorar vamos pra Anatel.

44 thoughts on “Claro 3G. Eu assinei e quase um mês depois…”

  1. Legal,bastante esclarecedor,mas depois de ler tudo fiquei pensando,pensando,pensando e me ocorreu de lembrar que uma vez no Fórum de Software Livre lá no clube de engenharia no centro do Rio de Janeiro um palestrante foi falar sobre o SuSe Linux( não lembro a versão) e foi usado um data-show plugado ao laptop que tava conectado com banda larga,mas da vivo,no final da palestra fui até ele e o cara elogiou muito o serviço,o plano dele era ilimitado com valor mensal aproximadamente de r$ 140,00,não lembro qual era a velocidade.Para finalizar a pergunta que não quer calar: Por que você escolheu a claro especificamente?Algumas pessoas tem elogiado muito a Vivo e até a TIM.Você chegou a pesquisar e comparar os serviços?O da claro não esta tão ruim,levando em consideração a dificuldade de se ter internet banda larga onde moramos,mas será que as outras operadoras são melhores?

  2. Beleza Colossos,

    Eu pesquisei e procurei bastante outras alternativas antes de optar pela Claro e acabei optando por ela, além dos motivos mencionados na nota por esses outros também:

    A Vivo eu descartei de cara por três motivos:
    1 – Um colega assinou o serviço da Vivo a quase um ano e lá no serviço (Gávea/Rio) a intensidade do sinal está sempre no nível médio mas com uma velocidade que oscila entre 1mbps e 2mbps; mas em sua casa (Cascadura/Rio) quando sinal está no máximo ele alcança uma velocidade máxima de 128kbps. Detalhe ele tem celular daquela operadora e funciona bem. Ou seja, o serviço é que é ruim. – Tanto que logo que eu cheguei lá no trabalho, espetei o modem na máquina e fiz a primeira navegação (para mostrar ao pessoal o novo brinquedo) ele ficou “babando de inveja” e não deixou nem chegar o fim de semana para correr na Claro e comprar o seu também. (Detalhe: Ele gostou tanto do resultado em casa que está cancelando o seu plano com a Vivo) e outros colegas estão indo pelo mesmo caminho.
    2 – Pelo que andei lendo a tecnologia HDSPA – usada pela Claro é muito mais promissora do que o EVDO usado pela Vivo.
    3 – Os preços praticados por esta operadora são maiores do que o da Claro.

    Quanto a TIM, eu pesquisei também e além do preço mais alto havia um volume de dados muito baixo (1GB/mês) e a velocidade era de 128kbps também.

    Enfim: A Claro chegou em boa hora porque tenho que estar sempre conectado monitorando meus sistemas remotamente.

    A Oi tem um tal plano de Oi/Wi-fi que nada mais é do que a instalação do Velox (ADSL, via linha telefônica e que não chega até a minha casa – conforme disse na nota) e de brinde eles te “dão” um Access Point para acesso Wireless que já tenho experiência de lidar com eles (se você nunca ouviu falar nisso, considere como um “telefone sem fio” para dados, ou seja, alcance limitado).

    No mais é isso ai. Não tenho do que reclamar da Claro como operadora de telefonia. Sou assinante deles a 8 anos já troquei de aparelho quatro vezes e nunca tive problemas. Com certeza isso pesou um pouco na minha escolha, mas pode ter certeza não estou fazendo propaganda deles e nem os defendendo. Conheço muita gente que já se aborreceu bastante com a Claro, mas como não foi o meu caso não haveria porque mudar.

  3. É isso ai Marcelo,

    Eu a principio fiquei meio “cabreiro” e receoso se funcionaria ou não, mas depois de umas buscas no Google pude ver que estava funcionando da mesma maneira em vários lugares do país – onde a Claro tem cobertura.

    E se serve como conforto e incentivo para quem ainda está receoso de adquirir o serviço. Em caso de pane, eles estão sendo bastante atenciosos quanto a problemas existentes e realmente correndo atrás das melhorias e da prestação de serviço perfeito. (Realmente neste quesito sou obrigado a dar meus sinceros parabéns a Claro. Se a “Oi/Telemar” fosse só um pouco prestativa e atenciosa como a Claro tem sido acho que eu não teria assindo o serviço).

    Por exemplo: Eu acabei de receber um telefonema de um técnico deles me pedindo informações sobre o estado da rede em minha casa, pois eles fizeram uma serie de modificações e ajustes na rede aqui próximo. Pra azar deles ainda não foi dessa vez, mas já liguei de volta passando a informação e em breve o técnico deverá entrar em contato novamente.

    Como eu disse antes, agora é só esperar!

  4. Boa noite Welington!

    Camarada, assinei o Claro 3G há uma semana e tenho achado bom, apesar das oscilações de velocidade. Moro em Campo Grande também e como não existem outros serviços de banda larga por aqui, resolvi apelar para a Claro (cansei de ouvir as frases decoradas da Velox/OI). No windows está funcionando bem, mas estou com dificuldades pra conectar no linux, configurei o pppconfig, mas acho que estou fazendo algo de errado (até conecta, mas dá erro quando tento entrar em algum site), se possível, poderia me indicar como vc configurou o pppconfig?

  5. Olá Rodrigo,

    Boa aquisição. Felizmente depois de anos sendo desprezados por empresas deste ramo finalmente recebemos algo “bom”. Como eu disse ainda precisa melhorar, mas já é um começo e reclamando a gente lá. (Hoje por exemplo só consegui conectar com 2G e ao que parece todo o rio está assim – *1052 neles quando isso ocorre 😉 ).

    Uma das coisas que mais me deixou satisfeito foi o fato de que quando a gente liga pra eles e eles informam que vão verificar e entrar em contato você pode confiar: Eles realmente entrarão em contato! Assim você se sente mais confiante de que estão correndo atrás para melhora do serviço, sinceramente nunca via a Oi/Telemar fazer isso comigo.

    Quanto a conexão no Linux é moleza. Lembre-se que não passa de uma conexão discada usando um hardmodem e como tal, se não conseguir configurar o pppconfig basta usar um discador qualquer como o KPPP, GnomePPP, Wvdial.

    Quando você digita pppconfig abrirá uma tela em modo texto onde você deverá configurar a sua conexão manualmente. O procedimento é simples porém escrevê-lo é um pouco grande para ficar num comentário de artigo e como isso pode ser útil para mais pessoas, ao invés de colocar aqui na resposta eu publiquei um artigo explicando-o ok!? clique na tag “Banda Larga” (http://www.welrbraga.eti.br/blog/?tag=banda-larga) para ver as notas sobre o assunto. O título da nota é “Conectando com Claro 3G no Ubuntu”, mas como eu digo lá o procedimento é válido para praticamente qualquer distribuição Linux, OK!?

  6. Oi….

    Gostaria de saber como você fez para configurar o modem huawei e226 no linux, pois já tentei várias vezes configura o meu no debian e até agora sem secesso.

  7. Para aqueles que preferem usar o NetworkManager, segue abaixo o exemplo de config:

    ### /etc/sysconfig/network/ifcfg-modem0

    BOOTPROTO=’none’
    DIALCOMMAND=’ATM1L3DT’
    DIALPREFIX=”
    DIALPREFIXREGEX=”
    INIT1=’ATZ’
    INIT2=’ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0′
    INIT3=”
    INIT8=’ATM1′
    INIT9=’ATX3′
    MODEM_DEVICE=’/dev/ttyUSB0′
    NAME=’Huawei E226 HSDPA’
    PPPD_OPTIONS=”
    PROVIDER=’provider0′
    SPEED=’460800′
    STARTMODE=’auto’
    UNIQUE=”
    USERCONTROL=’yes’
    UDI=”

    ### /etc/sysconfig/network/providers/provider0

    ASKPASSWORD=’no’
    ; AUTODNS=’no’
    AUTODNS=’yes’
    DEFAULTROUTE=’yes’
    DEMAND=’no’
    DSLSUPPORTED=’no’
    IDLETIME=’0′
    IPADDR=”
    ISDNSUPPORTED=’no’
    MODEMSUPPORTED=’yes’
    MODIFYDNS=’yes’
    MODIFYIP=’yes’
    PASSWORD=’claro’
    PHONE=’*99***1#’
    PROVIDER=’Claro’
    REMOTE_IPADDR=”
    STUPIDMODE=’no’
    USERNAME=’claro’
    AUTO_RECONNECT=’yes’
    ; DNS1=’200.255.121.39′
    ; DNS2=’200.169.117.14′

  8. Ricardo,

    Neste exato momento estou usando o Pidgin para ficar conectado ao Google Talk, e MSN, Yahoo e não tenho qualquer problema com ele. Algumas vezes fica realmente difícil de conectar acho que é devido as instabilidades da rede da Claro, mas espero que isso seja resolvido logo.

    AMM,

    Valeu a dica. Aqui em meus computadores o NetworkManager vive dando problemas e atrapalha mais do que ajuda. Eu prefiro removê-lo e usar um script próprio que fiz para gerenciar conexões de rede, mas se alguém consegue usar o NM sem problemas com certeza se sentirá feliz com essa dica.

  9. oiee keriaa sabeer se pode usar msn, com o plano de 500kbps e volume de 5GB/mensal (R$69,00) , pq meu tioo que foii na loja da claro e a atendente disse q nao podia usar msn , ele q chegou aki em ksa dizendo q nao podia conectar no msn pq vinha cobrando mas caro

  10. Olá Ellen,

    A tarifação “mais cara” que o vendedor provavelmente citou era referente aquela praticada pelo uso do MSN no celular comum 2G cuja tarifação para tráfego de dados é separada do seu plano para telefonia.

    O plano de acesso 3G é 100% voltado para tráfego de dados e por isso o MSN é incluso na tarifação dos 69,90 assim como vídeos etc, então pelo contrári. Se vcê tem o plano 3G sua conta ficará mais cara se você usar os serviços normais de SMS s possivelmente de voz.

    Eu mesmo uso Skype, MSN, Gtalk etc e não tenho problemas COM O CUSTO. E a propósito o plano não é mais de 5GB/mês, mas de 10GB/mês, sem que isso tenha afetado o prreço ou a velocidade.

    Meus problemas com o Claro 3G se limitam a instabilidade do serviço e lentidão nestes últimos dias e que me irritaram a ponto de protocolar uma reclamação na Anatel. O único programa que ainda tenho problemas é o emule, para músicas e alguns vídeos, infelizmente eu sempre recebo um LowID o que está dificultando o seu uso.

    Eu contrarei o serviço com a promessa de um sistema de acesso banda-larga que me possibilitava acessar conteúdos multimídia, mas até agora não consegui ver mais do que dois ou três vídeos sem problemas no Youtube.

    Sugiro a todos que tiverem problemas de lentidão e instabilidades a fazerem o mesmo – Anatel neles – Assim talvez se apressarem em solucionar os problemas.

  11. No dia 22 de março de 2008, fui a uma loja da CLARO no shopping CARIOCA, determinado a esquecer as promessas de instalação da OI Velox, e fiz um plano da CLARO 3G intitulado na nota fiscal como “Plano Banda Larga 500 k” , pensei que estava resolvendo o problema da lentidão da conexão discada. Em casa instalei o modem e conectei, foi ai que percebi que tinha caído em uma cilada, fiquei tentando durante uma semana, decididamente não funciona, a velocidade permanece extremamente lenta ou sequer apresenta atividade, a conexão discada dá de 10 a 0 no CLARO 3G.
    O que eu não entendo é a propaganda maciça da CLARO 3G na tv, de um serviço totalmente contrário ao anunciado, centenas e milhares de pessoas estão caindo neste golpe institucionalizado e aprovado pelos órgãos nacionais de regulamentação desta área.
    Algumas empresas são como aquelas armadilhas de capturar ursos, pisou, já era, a pessoa só consegue sair com a ajuda de uma pessoa forte o bastante para destravar o artefato. A CLARO está manchando a reputação e a força do nome que conseguiu com a telefonia celular, ao entrar em uma tecnologia nova e em fase de testes, é CLARO que quem paga essa conta somos nós que pisamos na armadilha, é uma estratégia burra de marketing que a CLARO escolheu, investir pesado em propagandas em vez de melhorar a parte técnica, primeiro caga o nome pra depois correr atrás do prejuízo.
    Assino com estas palavras o meu atestado de burrice, por não ter pesquisado antes, e com estas mesmas palavras alertar quem ainda não pisou. Se você é uma pessoa com o mínimo de bom senso, NÃO ASSINE, NÃO COMPRE CLARO 3G”.

    Faça uma busca no google com o título CLARO 3G da segunda página em diante é só reclamações, entrei em alguns blogs, da tragédia a comédia é ver o desespero dos internautas que assinaram essa tecnologia, tentando com todas as formas de mensagens expressar o seu ódio pela CLARO 3G, não tão menos tragicômico é assistir o Faustão falando da nova tecnologia da CLARO, e a assistente dizendo ao vivo que estava “TENTANDO” acessar a página da operadora, e o apresentador tentando ganhar tempo. Ainda bem que sou brasileiro, já pensou se não fosse? Não ia conseguir rir dessa situação pagando apenas R$ 69,00(preço sugestivo).
    Esse é o lado ruim de se tornar Presidente da República, não acontece esse tipo de coisa, é uma vida monótona, não precisa reclamar ao PROCON, não tem o prazer de atestar a eficiência dos funcionários da ANATEL…

    Seria lerda se tivesse algum sinal de vida!
    E o pior é que pra sair dessa fumada é quase impossível, enchadada na cabeça é a solução…
    …descobri que amo minha conexão discada.

  12. Estou na mesma situação do amigo que postou o último recado, o Everaldo. Sou de São Paulo, e também fui iludido pela falsa propaganda da Claro. Veja bem, o amigo Everaldo é do Rio de Janeiro, eu sou de São Paulo, e estamos falando das 2 maiores metrópoles do país, e enfrentamos essa lentidão de um serviço que promete ser banda larga.

    Faz pouco mais de 1 mês que utilizo o serviço, sendo que nas 2 primeiras semanas só consegui ficar no modo GSM/EDGE, e depois de xingar uns 100 atendentes finalmente chegando no supervisor, eles resolveram esse problema, e finalmente consegui ficar no modo 3G HSDPA/UMTS. No entanto a conexão é muito lenta, e mal consigo ver videos no youtube, apenas a abertura de páginas é razoável, e mesmo assim ainda é instável.

    Wellingtons, sinceramente, me sinto arrependido, e gostaria de ter a mesma empolgação que você está tendo com esse “3JEGUE” da claro. Me desculpe falar desse jeito.

    Diego – São Paulo – SP

  13. Everaldo e Diego,

    Eu costumo ser um cara muito paciente e antes de entrar em contato com a empresa (Claro, neste caso) eu tento me manter calmo para não me estressar com os “robôs” do telemarketing da empresa porque lamentavelmente eles realmente não passam de robôs.

    Não achem que pelo fato de eu aparentar empolgação, eu esteja satisfeito. Pelo contrário.

    Eu já paguei minhas três faturas anteriores em dia e agora vou começar a cobrar minha conexão em dia também. Protocolei uma reclamação na ANATEL e eles tinham um prazo de 5 dias para me responder, o prazo venceu e não responderam. Também não paguei a fatura deste mês que venceu a 2 dias atrás, afinal, se eles podem não cumprir o contrato eu também posso.

    Vou protocolar outra reclamação e em breve vou entrar com uma reclamação no procon.

    Lamentavelmente, estamos sendo feitos de trouxa por esta operadora que está fazendo uma propaganda enganosa. Aconselho a todas a procurarem seus direitos.

    Mas uma observação: não cancelem seus planos, mesmo que eles prometam não aplicar a multa contratual. Eles prometeram um serviço, então exijam o serviço. Eles que se virem em fazer isso.

    Que a ANATEL e o PROCON nos ajudem!

  14. Wellington, muito obrigado pela resposta.

    Creio que agora posso entender sua posição quanto ao serviço “3JEGUE” da claro (vou intitular assim até eu ver uma grande melhoria desse serviço). Eu acredito que esta tecnologia seja promissora, e assim como você tenho paciência tb e muita para esperar. A única coisa que não suporto, é ver um tipo de propaganda prometendo o “céu” da internet, sendo esta veiculada fortemente na mídia e até no faustão, e quando você vai testar o serviço, ele não funciona por completo. Creio eu que se você não pode fazer tal coisa, é desonesto você prometer e dar garantia do seu serviço.

    Fico ainda mais triste, pelo fato de eu mesmo morando em São Paulo, na região do ABC, a Telefonica age que nem a Oi/Velox que vc se queixa, eles me dizem que não há cabeamento disponível na região. A minha única alternativa foi a Claro, que no local onde morava havia cobertura 3G. Mas o que me parecia ser o meu escape, acabou virando numa dor de cabeça, aliás, uma verdadeira enxaqueca.

  15. Oi denovo Diego,

    Conforme eu havia dito que faria na resposta anterior eu fiz. Voltei ao site da ANATEL e para minha surpresa a Claro havia marcado minha reclamação com status RESOLVIDO e ainda disseram que me enviaram uma carta explicativa – que diga-se de passagem não recebi. Tá… os correios estão de greve mas P#$%#$% QUE P$%%% PORQUE NÃO ME LIGARAM PARA FALAR QUE FIZERAM ALGO!?

    Também o “resolvido” é muito vago. A propaganda “vende” um serviço de acesso banda-larga que permite acessar conteúdo multimídia, mas… você já tentou assistir vídeos no Youtube?

    Dizer que está bom porque as vezes a velocidade tá boa não é o que estamos pagando. Estamos pagando para ter banda-larga 24h e não apenas nos momentos que eles puderem. Se pelo menos em 50% do tempo (15 dias/mês) não tiveremos banda-larga decente então não estão prestando serviço como rege o contrato. Logo eles nos devem desconto e até isenção. Por conta disso deixei a conta atrasar e estou pensando seriamente se pago ou não.

    Acho que vou esperar eles me ligarem reclamando que eu não cumpri com a minha obrigação contratual e quando fizerem isso vou informar a eles que “estou anotando a reclamação e passando para o setor responsável que estará verificando o que está ocorrendo e lhes informando um número de protocolo” da reclamação. 😛

    A propósito: LIGUEM E EXIJAM – OU MELHOR RECLAMEM VIA ANATEL – VÁRIAS PESSOAS COM ESTE PROBLEMA ESTÃO ISENTAS DE PAGAR AS MENSALIDADES. Eu que sou um cliente fiel e trouxa a pouco mais de 8 anos estou pagando que nem um idiota. Eu mereço, né!?

    Enquanto não puder ter banda-larga de verdade a qualquer hora que ligar meu computador vou reclamar. E … cansei de reclamar com os “robôs” do telemarketing, minhas reclamações agora são feitas via ANATEL.

    Só pra concluir, o endereço para reclamação na ANATEL é: http://www.anatel.gov.br
    Um vez no site da ANATEL escolha o link “Fale conosco” (no canto direito da tela), em seguida clique na opção “Atendimento Eletrônico” (no meio da tela).
    Na página que se abrirá você terá que preencher com o tipo de pessoa (Física), colocar o seu CPF e seu endereço de e-mail válido. Isso é necessário porque toda vez que você voltar para consultar o status a reclamação estes dados serão pedidos como forma de identificação. Agora clique no botão “Validação”.

    Provavelmente você terá uma tela com seus dados seguida da lista de reclamações que você já fez. Caso ainda não tenha uma reclamação esta é a hora de estreiar a lista: Clique no botão “Cadastrar Solicitação” e então preencha o formulário.

    ps.: A minha conexão que estava em 3JEGUE (gostei do seu termo 😉 ) acabou de cair e reconectou em 2G (EDGE) velocidade 1.5Kytes * 8 = 12Kbits/s (discado pelo Oi+iG eu conseguia 48Kbits/s)

    Boa sorte a todos nós trouxas e pobres usuários do 3JEGUE (gostei mesmo do termo 😉 )

  16. Wellington,

    procurei fazer a reclamação pelo site da Anatel, no entanto nas seções eu tive dúvida, pois eles não inclui o termo internet ou Banda Larga.

    Caso vc saiba, por favor, será que poderia ter a gentileza de especificar os setores para onde será destinada a reclamação?

    Obrigado.

  17. Welington Boa noite
    Queria tirar uma duvida com voce , Mora em Campo Grande tambem , mas especificamente na Cachamorra e queria saber se aqui tem o sinal da 3g , Pois estou muito afim de assinar esse servico da Claro ,Pois como voce sabe aqui em Campo Grande nada funciona !
    E Tambem utilizo internet Discada …Qualquer Coisa é melhor do que ISSO
    Mas estou ciente da Instabilidade
    Grato Desde de Já
    Obrigado

  18. Caro André,

    De fato por aqui não temos o apoio de qualquer empresa que ofereça a acesso a Internet – o que é lamentável pelo descaso – até alguns meses atrás eu assinava um plano via rádio da empresa ROX Internet que faliu e seus ativos+carteira de clientes foi vendida para PWZ – Internet (http://www.pwz.com.br/).

    Entretanto estava insatisfeito com a incompetência técnica da primeira e não quis arriscar a segunda, por isso assinei o Claro 3G que chegou em boa hora.

    Lamentavelmente a Claro tem deixado muito a desejar, mas o que me conforta é que não é só aqui na nossa terrinha mas em todo o país onde estão lucrando com isso. O que demonstra que terão que correr atrás do prejuízo correndo, pois a Oi/Telemar já está correndo com o Velox e oferecendo naqueles locais onde faziam vista grossa até então (Nada melhor do que a concorrência para melhorar um serviço, certo?!).

    Apesar das instabilidades e lentidão em vários momentos o 3G tem funcionado. Sinceramente eu fico na dúvida entre o recomendo ou não por conta disso, visto que várias vezes a conexão fica tão lenta ou mais que uma discada, o que irrita bastante, mas todos nós torcemos para que isso se resolva em breve já que estamos pagando por isso.

    Nesse exato momento estou navegando em 3G com uma velocidade relativamente boa – na faixa 200kbps para baixo – mas durante esses meses eu já sofri com miseráveis 7kbps. Uma busca no site http://www.reclameaqui.com.br o mostrará o quanto tem gente insatisfeita com o serviço por conta disso, mas para o nosso caso em que Velox, Virtua, AJato etc não chegam nem perto e pra quem precisa estar conectado 24h tem sido útil. Claro que preferiria algo melhor, mas já que não tenho…

    Dá uma lida nos posts da seção 3G aqui do blog para ler os outros textos sobre o assunto e também siga os links para ter uma noção de como está a situação. No final tire as suas conclusões.

  19. Olá Wellington

    Diego (do termo 3Jegue…hihihi)…

    então tô postando essa mensagem, para dizer que a velocidade de navegação em São Paulo, onde moro, melhorou bastante… estou conseguindo ver videos do youtube e baixar músicas numa velocidade relativamente boa. Há dias em que os videos do youtube, em especial no fim de noite, consigo ver sem interrupções.

    Aos poucos, estou ficando satisfeito com o serviço, pelo menos da metade de abril p/ cá…

    Não sei como anda sua velocidade, mas uma coisa posso até sugerir: se aqui melhorou, uma hora ou outra vai melhorar aí também…e assim fico torcendo.

    um grande abraço!

  20. Salve,

    Isso é muito bom. Mas por aqui também estamos melhor, apesar das instabilidade. Por exemplo ante-ontem baixei 200MB de atualização para meu Ubuntu a uma taxa média de 70KBps (ou seja 560kbps) quase 10% acima do contratado por mim, embora quase ao final do download ela tenha caído bruscamente para cerca de 15KBps (120kbps) e experimentei umas quedas de conexão também.

    Ontem fiz a atualização do notebook e consegui baixar os arquivos a uma taxa de 90KBps (720Kbps) e só depois de um bom tempo ela caiu para uns 30KBps em média, mas dessa vez sem quedas de conexão.

    Também tenho percebido que o aMule está recebendo HighID toda vez que conecto a ele, mas ainda não testei fazer um download para medir a performance.

    A coisa, digo, Claro, está melhorando a passos de tartaruga – ou Jegue 😉 – mas está indo. Mas também, com a enxurrada de reclamações que estão recebendo tem que melhorar, né?!

    Minha última reclamação a eles foi feita por meio do site “Reclame Aqui” (http://www.reclameaqui.com.br) e os resultados foram satisfatórios, em menos de uma semana recebi um telefonema da Claro e que após ter ouvido minhas reclamações – basicamente nada que não estivesse escrito no site – acabamos fazendo o acordo de 3 meses de isenção de mensalidade. Sinceramente isso é uma vergonha para a ANATEL, pois antes dessa havia feito uma reclamação lá e não deu em nada.

    Mas é isso ai, vamos continuar criticando e reclamando quando estiver ruim, comemorando cada melhoria e torcendo para que em breve nós possamos considerar esses problemas coisas do passado.

  21. eu tenhu claro 3g e axo uma maravilha a internet é super boa e naun cai é firme e eu ja fiz teste de conexão e realmente xega a 1 mbps naum se é pq eu moro no 9º andar e a conexão é melhor???????

  22. tenho um modem sony ericsson md300, a conexão ate que esta boa porem aos 20 minutos ela cai. e nao conecta novamente, tenho que fechar o wireless mananger, remover o modem , aguardar 10s inserir o modem novamente, abrir o wireless, ativar o radio e conectar.. a conexão volta ao normal, mas chega nos 20 minutos a saga continua… tentei desconectar aos 18 minutos , aguardei um pouco e ao conectar passou 2 minutos desconectou, nao sei o que faço, alguem pode me ajudar?

  23. Oi Andrea,

    Considerando que os fabricantes/operadoras não oferecem suporte ao Linux – sendo este o seu sistema operacional – pode ser que haja alguma incompatibilidade entre o seu modem e o módulo usbserial que veio com a sua distribuição. Várias pessoas já reclamaram sobre alguns modems que funcionam em uma e não em outra distribuição Linux. Pode ser o seu caso. Tem como tentar outra distro?

    Pode ser também que esse tempo tenha a ver com a forma como o sinal chegue até sua casa. Sinal fraco, a operadora está fazendo testes justamente na hora que você tenta usar, o próprio modem está com problemas etc. Tente um outro sistema que seja suportado pelo seu modem (Windows ou Mac por exemplo). Eu já percebi que vez por outra o meu modem desconecta também, mas ele reconecta denovo automaticamente (talvez por conta do procedimento que ousei para configurá-lo que foi este: http://blog.welrbraga.eti.br/?p=46).

    Em fim, é preciso um pouco mais de informações sobre o problema para poder afirmar algo como por exemplo que tipo de modem é este.(3G, discado, ADSL etc ), qual o sistema operacional (Linux?; Windows?).

    Em todo caso acredito ter dado um ponto de partida para você achar a causa do problema, ou ao menos saber quem é o culpado.
    Boa sorte na sua saga!

  24. obrigada pela atençao
    a conexão é 3g, e testei no meu computador com windows xp e no notebook sistema windows vista. a claro me ligou ontem e ficou de retornar para efetuar novos testes… o sinal fica otimo intensidade total, velocidade rapida, mas parece uma praga, da 20 minutos cai a conexao, aparece, falha na conexao e pra conectar tenho que remover o modem, esperar 10 s, conectar o modem , abrir o wireless, ativar o radio, conectar e tudo volta ao normal… estou aguardando tambem o contato da sony ericsson, ate fiz a configuração que esta no site da claro e no blog falando sobre melhorar a performance da sua banda larga 3g da sony ericsson md300, mas tudo continuou igual, se conseguir algum sucesso eu aviso, mas se alguem ja souber a solucão me avise por favor…

  25. Oi denovo Andrea,
    Bem estranho o seu caso. Você já tentou colocar o modem em outra máquina? Pode ser algum problema com o seu Windows, claro que as hipóteses de haver um problema com o modem ou com a rede da sua operadora não estão descartadas, mas quanto mais certeza você tiver que o problema não é no seu equipamento melhor para processar a operadora, ou pedir descontos, isenção etc.

    Não tenha pena deles, eles não tem pena de nós!

  26. rsrsrs.. é verdade wellington… vou tentar todos os meios legais… ja testei como disse em 2 computadores um pc windows xp e outro notebook windows vista e aconteceu a mesma coisa… a operadora esta me retornando e a sony ericsson ficou de me responder, vamos aguardar. tambem achei estranho se tem conexao porque cai sempre no mesmo tempo utilizado?

  27. pessoal resolvi o meu problema é muito simples, basta retirar o chip do modem, colocar no celular, vai vir uma msg, responda que nao, coloca no modem, e pronto, nao caiu mais, nao sei porque nao falaram pra mim antes, quem me ajudou foi a sony ericsson.. um abraço

  28. Colossos2 :

    Realmente ficou meio confusa estas colocações. Deixa-me tentar organizar as ideias: Eu pesquisei a respeito dá tecnologia (Vivo EVDO x Claro x outras 3G x outros Wifi x ADSL). Uma vez que estava convencido pelo 3G, como disse, optei pela Claro puramente por comodismo, já que como cliente por 8 anos e sem quaisquer problemas tinha esperança de que com plano Internet seria assim também.

    Esteja certo que apesar de todas as pesquisas, este ponto pesou bastante para minha escolha. E sendo sincero: Depois de todo este tempo eu já tive o (des)prazer de testar o 3G das outras operadoras, e ainda assim, o da Claro, mesmo com todos os problemas, ainda foi o melhor.

    Hoje, felizmente depois da concorrência, eu já tenho ADSL em casa, mas apesar disso não cancelei o 3G porque ele acabou tornando-se viciante. É muito cômodo eu estar em alguma outra instituição, ou mesmo em um ponto dentro da minha instituição onde não haja rede, sacar o modem da mochila e ter Internet sem precisar implorar autorização para isso. Como por exemplo amanhã que estarei em um congresso onde talvez não tenha Internet, ou se tiver será limitada. O modem estará comigo juntamente com o notebook e certamente vai brilhar como tem ocorrido em outras ocasiões.

    Não me lembro se cheguei a comentar, mas o maior problema de lentidão e instabilidades ocorre aqui em casa. Em outros locais quando ocorre é com uma frequência bem menor, ou seja, não tenho mais TANTO motivo para reclamar, já que onde o estou usando tem funcionado muito bem. Até em Brasília o bicho funcionou a contento – um colega precisou participar de uma reunião lá no ministério do meio ambiente e eu o emprestei o modem da Claro para usar com o seu Asus EEEPC e segundo ele, a nota foi 10!

    Em resumo, pensei duas vezes sim, talvez até mais de duas vezes, mas não julguei apenas a questão técnica, coloquei a comodidade e praticidade na balança também e como dá pra ver isso não foi de todo um mal.

  29. O moldem md300 é uma beleza, parabenizo a Ericsson. Meu sinal de internet pega que é uma beleza, mas eu contratei uma velocidade de 1mega e não 124k e este papo furado de 1giga de tráfico tenham paciência, qualquer pagina bem elaborada na internet quando se carrega para leitura nos consome logo de cara 20 mega, então não precisa ser inteligente pra saber que 1 giga é papo furado. Não sei quem foi o inteligente que fez estas contas, mas de uma coisa tenho certeza ou é incompetente ou agiu de má fé para com o consumidor. Gente a internet está evoluindo uma velocidade mínima de navegação é 256k, tenha dó, como consumidor não me tome por imbecil, volto a dizer que contratei uma velocidade de 1mega e não franquia de consumo, pois no mínimo peço o respeito de vocês e me de um serviço de navegação justa e não uma navegação de internet discada, afinal que 3g claro é este? Tecnologia arcaica. Repito é incompetência ou má fé.

  30. Oi, comprei o claro 3G,não entendo nada de velocidade de conecção, mais estou satifesta o unico problema e MSN não consigo conectar o MSN, sempre aparence um erre. Onde estou errando? Por favor me ajude.

  31. Olá @CAIXETA ,

    Se você ler os comentários anteriores verá que algumas pessoas reclamaram de problemas com MSN, tal como o Ricardo,a Ellen e alguns outros que se não me engano me questionaram quanto a isso por e-mail.

    Eu pus alguns comentários sobre isso nestas duas respostas:
    Welington
    Welington

    O MSN não conectando pode ser problema de DNS (mas se você navega normal então não é isso) ou mesmo instabilidade na velocidade (Ai você terá que tentar acompanhar a variação de velocidades para observar como ela está), ou o mais provável que é a ede do MSN estar com problemas ou mesmo o seu MSN estar problemático (precisa reinstalar). Como eu disse nos comentários que citei antes eu uso o MSN e diversos outros comunicadores sem problemas.

  32. Amigos, meu cliente está com o mesmo problema, estou neste momento usando o 3G da claro, baixo vídeos em uma velocidade excelente, mas o MSN não entra de forma alguma, já verifiquei tudo e para tirar a dúvida final peguei o 3G da VIVO que minha irmã usa, liguei neste Notebook e tudo funcionou perfeitamente, o MSN ficou ótimo, desinstalei e instalei novamenteo o 3G da Claro e o MSN não funcionou… o problema não é no notebook é na Claro, vamos reclamar com a empresa, pois se aqui já tem três pessoas com este problema, imagine quantos não estão com este problema por aí. Com isso eu não recomendo o modem da Claro, pelo menos na minha cidade ela deixa a desejar quantoa a qualidade de conexão, sou da cidade de Ubá MG. Eu digo isso porquê uso direto conexões de todas as operadores que existe aqui, a Claro deixa a desejar.

  33. Os hackers de computador dizem que é Bam-Bam no que fazem. Para mim eles sãos uns frangotes que só sabem destruir, porque eles não Usam suas inteligências e criam algo melhor que a conexão 3g ou uma Linguagem de comunicação mais rápida que se possa usar no computador Para dependermos menos destas velocidades tartaruga 3g. eu sei que isto é possível, só não tenho o conhecimento necessário Para isto, mas vejo exemplos em programas pequenos em megas fazem Serviços melhores que os grandes programas em megas.
    Tem que denunciar este povo para o IBAMA, eles não tão vendendo internet 3g, eles estão vendendo é tartaruga.

  34. @madbit

    Na verdade você deveria desafiar os hackers da telefonia e não da computação, já que são aqueles quem desenvolvem as novas tecnologias de comunicação. Mas eles já tem feito o trabalho de casa deles, dá uma procurada no Google e na Wikipedia por 4G e Wimax. E ainda, pra não achar que o 3G que é ruim da uma procurada por 3G em outros países em especial na Europa e na Asia onde eles funcionam muito bem.

    De qualquer forma o problema do 3G são apenas dois:
    O primeiro problema está em um ‘4º G’ que é a Ganância das operadoras
    O segundo problema está na droga da Agência reguladora que não tem pulso firme para resolver o problema.

    Pra você ter uma idéia aqui em casa que é considerado o ‘subúrbio’ do Rio de Janeiro o 3G não atinge mais do que 128KBPS em horário comercial, mas lá no trabalho que está na área com o m² mais caro do Rio de Janeiro eu nunca navego abaixo da velocidade contratada.

    É lamentável afirmar isso mas, em resumo, o problema do do 3G no Brasil não é o 3G e sim o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.