Networkmanager não define o DNS correto para conexões 3G

Mesmo com essa nova versão do Ubuntu, o DNS da minha conexão Claro 3G era sempre definido como 10.11.12.13 e 10.11.12.14, ainda que eu definisse os servidores manualmente na configuração da conexão. O resultado era que eu não poderia resolver nomes de endereço e consequentemente não navegaria, exceto sabendo o endereço IP de todos os serviços que eu quisesse, mas com uma simples mudança na configuração do pppd o problema foi resolvido sem precisar recorrer a compilação, scripts macabros nem nada.

Felizes, mas nem tanto

Sofredores usuários de 3G que usem o novo Ubuntu 8.10, com o novíssimo Network Manager 0.7, que possui suporte a rede 3G devem estar quase felizes. Desde que tentei minha primeira conexão percebi que ele melhorou radicalmente e agora nem é preciso mais desligar o computador para conectar o modem (isso é mérito das melhorias no Kernel), só que o problema do DNS continuava e por conta deste sofrimento desde o início da “novela 3G”, eu fiz um scriptzinho para alterar o arquivo /etc/resolv.conf colocando ali os endereços do OpenDNS[1], mas isso é uma gambiarra já que notoriamente alguém está bugado. E, se tem bug, certamente eu não fui o primeiro a ve-lo, logo, alguém deveria ter uma solução!

Resolvendo o problema

Em uma busca no Google por “networkmanager 3g dns” achei uma lista de resultados em que descartadas algumas mensagens que não ajudavam em nada, finalmente encontrei algo útil. A solução estava escrita em um fórum[2] e consiste apenas em editar o arquivo /etc/ppp/options (é preciso ter privilégios administrativos – root para editá-lo), procurar a seguinte linha:

   #ipcp-max-failure <n>

e substituí-la por:

   ipcp-max-failure 30

Apenas isso.

Feita a alteração, da próxima vez que você conectar pelo seu modem 3G, o DNS do seu provedor será reconhecido adequadamente, sem necessitar do OpenDNS.

Passo a passo sem usar o terminal, para os iniciantes não se assustarem 😉

  • Tecle: <ALT>+<F2> – Para abrir a janela de executar aplicação
  • Digite:  gksudo gedit /etc/ppp/options – Será pedida a sua senha para abrir o editor Gedit com privilégios administrativos
  • No menu Pesquisar, do Gedit, escolha o comando Localizar, digite “ipcp-max-failure” e tecle ENTER;
  • Agora que o gedit achou a linha pra você, basta descomentá-la (tire o símbolo # da frente dela) e substitua o <n> por 30.
  • Basta salvar o arquivo (clicar no botão Salvar) e fechar o Gedit.

Só isso da próxima vez que você conectar novamente, o DNS correto do seu provedor será usado.

Considerações

Veja que isso não resolveu a questão de fixar o endereço do DNS, por exemplo na minha configuração da conexão 3G eu havia indicado para usar o OpenDNS, mas ele ainda assim não usou estes servidores. Como eu só precisava usa-lo por conta do DNS do meu provedor (Claro) não ser detectado corretamente, então dei-me por satisfeito.

Uma vez que o DNS foi reconhecido de forma correta eu não preciso mais do OpenDNS, mas ainda assim parece que restou um bug no Networkmanager ou no pppd, sim. Se eu realmente precisasse forçar o OpenDNS, eu ainda teria que continuar a usar o meu script para alterar o /etc/resolv.conf. Mas como isso não é necessário, posso dizer que o problema está resolvido.

Referências

[1] OpenDNS, O mais poderoso serviço de DNS público e gratuito que existe na “net” – http://www.opendns.com
[2] Dynamic IP but DNS static (3g connection) – http://www.nabble.com/Re%3A-Dynamic-IP-but-DNS-static-(3g-connection)–SOLVED–p19590149.html

8 ideias sobre “Networkmanager não define o DNS correto para conexões 3G”

  1. Parabéns,

    Solução mágica… funciona mesmo! de todas as dicas que vi pela net foi a única que resolveu o problema. Eu estou rodando no SUSE 11.1 e minha conexão Claro funciona corretamente acho que na verdade o problema está na Claro.

    1. Modestias à parte, eu acho que funciona porque fui eu quem fiz 😉
      Mas falando sério: Eu sofria a bastante tempo com isso e deu um bocado de trabalho para encontrar uma solução tão idiota. Embora eu critique a claro pela péssima qualidade do serviço aqui nas proximidades de minha casa, não creio que isso seja culpa dela, já que:
      1 – Com o modem “Onda” da TIM o problema ocorria também;
      2 – Eu encontrei esta solução em um fórum britânico, ou seja, nas operadoras que existem por lá isso também ocorre.
      Mas o que importa é que o problema é somente este, é só corrigir e aproveitar.

  2. Welington,

    eu passei uma manhã inteira lendo e tentando tudo que vc e os outros (comentantes) haviam escrito no seu artigo “Conectando com Claro 3G no Ubuntu”. Eu já estava perdendo as esperanças… estava tendo problemas com DNS e não resolvia DE JEITO NENHUM!!! Aí lo final no seu último comentário tem esse link pra cá. Eu já tinha aceitado ficar só com a wi-fi de casa mesmo no meu laptop com Ubuntu 8.10.
    Entretanto, essa linhazinha de comando aí é mágica e faz o gerenciador de rede funcionar direitinho… como deve ser… sem ter que apelar para o pppconfig nem nada. Sugiro que vc coloque o link desse tópico no início do artigo que falei lá em cima… algo do tipo… “Usuário do 8.10 … não percam tempo… cliquem aqui. Muito obrigado aí pela informação e parabéns pelo seu trabalho.

  3. Só pra constar… aqui no meu Dell Inspiron 1525, usando Ubuntu 8.10 a conexão ficou cerca de 25% mais rápida do que no ruindows xp (esse laptop veio com o vista que eu tirei no dia que ele chegou aqui em casa). Mantenho uma partição com XP por precisar rodar algumas coisas por lá.

  4. Olá @Guilherme Moreira

    Obrigado pela visita, fico feliz em saber que mais um está deixando o Windows com sucesso. Aceitei sua sugestão e coloquei um comentário sobre a questão do DNS lá no final do artigo.

    Quanto a velocidade de navegação, lembro que no tempo do Windows 95 x OS/2 Warp este último era bem mais ágil para navegação. Depois com os primórdios do Linux o Windows 95 também ficava pra trás. A questão era resolvidacom um ajuste no MTU que o do Windows sempre foi pior do que deveria ser. Como o meu contato com o Windows atualmente é praticamente nulo, não arriscaria afirmar que ainda seja isso, mas também não descarto essa possibilidade. Sem contar também que pra você viver bem com o Windows é preciso ter um monstro de um anti-vírus que antes de acabar com as pragas acabam com sua memória. Então isso também pode ser o motivo da degradação no Windows.

    Felicidades boas navegações com o Ubuntu.

  5. olá,
    como posso fazer para ter mais velocidade na conexão 3g claro ?
    meu modem é o huawei e156b , mas não vai nem a pau, é uma porcaria!
    comprei com a promessa de 1m de velocidade mas não passa de 70/80kbps.
    ouvi falar do ubuntu, mas gostaria de manter o xp.
    alguem pode me ajudar?
    email: crocosauros@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *