Você, usuário iniciante de Linux, já percebeu que de tempos em tempos o seu sistema fica lento, ou dando falhas? Há casos de aplicações que começam a apresentar erros grotescos de uma hora para outra e que persistem mesmo após serem reinstaladas ou removidas completamente e então instaladas do zero. Se isto acontece com você é possível que o problema não esteja na aplicação mas nas configurações do seu usuário, que nunca são removidas quando reinstalamos uma aplicação.
Falhas de sistema podem ser divididas em dois tipos:
- Problemas do lado do sistema
- Problemas do lado do usuário
Problemas do primeiro tipo não serão abordadas aqui mas em muitos casos para você poder dizer que o problema é deste tipo você primeiro terá que descartar a possibilidade do problema não ser do segundo. Este tipo de falha pode ser um bug na aplicação que precisa ser consertado, pode ser devido ao erro na instalação de uma de suas dependências (uma biblioteca, por exemplo), uma configuração problemática do lado do sistema (arquivos no /etc) ou até mesmo uma falha de hardware (sobreaquecimento, erro de memória, de disco etc);
Problemas do segundo tipo, em regras gerais podem ser facilmente identificados quando entramos no sistema com outro usuário, abrimos a aplicação problemática e para nossa surpresa o problema não se repete. Pode-se até dizer que estes problemas são limitados apenas ao conteúdo do seu “/home”, ou no máximo o “/tmp” mas nunca por conteúdo de outras pastas.
O ideal para se fazer constatar se o problema é da configuração do usuário ou do sistema é que se tenha uma conta limpa no computador (para muitos casos a conta de convidado do seu sistema é suficiente). Basta fazer um login com esta conta, abrir sua aplicação e ver se o problema aparece.
Se o problema se repetir, mesmo com esta conta limpa, então o problema é do lado do sistema (aquele primeiro tipo que comentei) e você terá que pesquisar um pouco mais a razão do problema; agora, se o problema não aparecer, parabéns, você achou a solução. Volte ao seu usuário principal, remova a pasta ou arquivo de configuração de sua aplicação (muitas vezes é um arquivo ou pasta começando com um “.” seguido do nome da aplicação ou do seu produtor) e ela deverá voltar a funcionar.
É preciso lembrar que em alguns casos o problema pode não ser exatamente na configuração da aplicação que você quer abrir e sim em um “penduricalho” dela. Por exemplo, o seu Firefox está travando muito. Pela conta de convidado ele funcionou bem, mas após excluir as configurações do seu usuário ele continua travando. Antes de dizer que o problema é do lado do sistema talvez você devesse verificar se não é culpa do Java, do Flash ou algum addon que você instalou.
Lembre-se que várias aplicações costumam chamar outras para concluir ou complementar suas tarefas, então, caso sua aplicação tenha funcionado bem na conta de convidado mas após remover as configurações do seu usuário o problema persistir é possível que o problema esteja na configuração destes “agregados”.
Se você não conseguir identificar o “agregado” problemático, de forma radical, você pode excluir todas as configurações do seu usuário ou mesmo criar um novo e excluir o antigo, mas tome cuidado para não acabar excluindo seus arquivos de texto, foto, vídeo etc.
Falar de solução de problemas é puxar assunto para o dia inteiro e talvez se vire a noite falando disso já solução dada para um problema que se repete pode não ser a mesma em todos os casos e muitas vezes há várias maneiras de se resolver o mesmo problema. A ideia desta dica é dar uma nova alternativa ao usuário desesperado que muitas vezes quando se depara com um problema desses pensa logo em formatar e reinstalar o sistema, mas saiba que algumas vezes a reinstalação do sistema será inevitável. Mas isso é papo para outro dia. Até lá.