Você já baixou algum pacote “.deb” que não esteja nos repositórios oficiais e tentou instalar usando o dpkg? Se sim, é possível que você tenha se deparado com várias mensagens avisando que alguma ou várias dependências não foram satisfeitas e por isso você teria que instalá-las antes. O gdebi faz justamente a instalação destas dependências para você, que do contrário deveriam ser instaladas manualmente.
O uso do gdebi é bem simples e dispensa muitas explicações, então observe as duas imagens abaixo onde em uma eu tento instalar o pacote do Steam via dpkg e e na outra via gdebi.


Perceba que enquanto o dpkg reclamou da falta do pacote “python-apt” e interrompeu a instalação, o gdebi baixou a dependência do repositório oficial e então instalou tudo como se esperava.
Isso simplifica bastante o trabalho quando você quer instalar muitos pacotes de fora dos repositórios oficiais da distribuição e é o mesmo comportamento que temos ao tentar instalar o pacote via interface gráfica usando a loja de aplicativos, o synaptic etc.
Se tiver interesse em instalar o gdebi ele encontra-se no repositório oficial do Ubuntu e do Debian. Um “sudo apt-get install gdebi” o disponibilizará no seu ambiente.
cara, te amo, tinha esquecido como usava e em todos os sites que eu ia não tinha o codigo exato como eu usava kkk
Basta dar o comando:
suto apt install -f
e pronto o dpkg resolve todas as dependências.
Na verdade é “sudo apt install …” mas o comando “apt” não existe em distribuições mais antigas do Debian ou de seus irmãos como Ubuntu e Mint, já o gdebi, sim. Existe há bastante tempo.