Este problema ocorre devido ao MAC da interface administrativa do seu AP ser o mesmo de alguma interface interna do equipamento (ao menos no meu caso era isso) e trocá-lo é a solução mais rápida e simples.
Eu estou usando há alguns meses um Mikrotik RB750Gr3 como roteador doméstico, o que acabou com meus aborrecimentos referentes a falta de performance com o roteador do meu provedor.
Mas este equipamento foi comprado propositalmente por não ter WIFI, como eu tinha outros APs funcionando isso não era problema, mas já estava na hora de aposentar o meu velho DAP1360 que tanto que me ajudou por todos estes anos e dar a vez ao novo em minha rede doméstica.
Nada mais justificável do que um equipamento que casasse com o roteador então eu optei pelo CAP Ac “RBcAPGi-5acD2nD” (Mikrotik, por que este código tão grande!?)
A vantagem é que ambos os equipamentos se integram através de uma ferramenta chamada “Controlled Access Point system Manager”, ou apenas “CAPsMAN”, ou ainda em portugês “Gerenciador de Pontos de Acesso Controlados”. Permitindo que de um único equipamento você possa controlar a configuração de todos os demais
Mas antes de configurá-lo definitivamente eu mexi muito em sua configuração e embora todos os meus testes tivessem sido um sucesso, ao configurar realmente para o ambiente de produção eu optei por retornar a configuração padrão.
Mas para minha surpresa, embora tudo estivesse correto, a interface dinâmica criada pelo capsman no roteador caia a todo minuto e o log (no roteador) registrava a seguinte informação:
15:37:03 caps,info [08:59:30:62:98:3B/10/80b7,Join,[08:59:30:62:98:39]] joined, provides radio(s): 08:59:30:62:98:3B,08:59:30:62:98:3C 15:37:09 caps,info cap1: selected channel 2447/20-Ce/gn/P(30dBm) 15:37:14 caps,info cap2: selected channel 5540/20-eeCe/ac/DP(30dBm) 15:37:26 caps,info 20:47:DA:78:45:F3@cap1 connected, signal strength -37 15:37:26 interface,info cap1 detect LAN 15:37:28 interface,warning ether5: bridge port received packet with own address as source address (08:59:30:62:98:3b), probably loop
Isso tornava o equipamento não funcional, mas atenção a mensagem referente a porta “bridge” recebendo pacotes com seu próprio mac address como origem (bridge port received packet with own address as source address)
Endereços MAC não são estáticos como se espera e podem mudar a qualquer momento por qualquer ajuste na configuração. Como eu fiz muitas alterações de roteamento, criação de bridges, interfaces virtual etc, mesmo depois de ter reiniciado tudo as coisas não ficaram boas.
Procurando na Internet eu encontrei algumas opções de correção, mas todas falhas, ou mal explicadas sobre como fazer, mas como eu disse, é apenas um MAC duplicado na rede então tudo o que eu tinha a fazer era trocar o MAC certo, ou senão usando o bom e velho método para vencer qualquer partida de futebol (chute) em todos os outros 5 MACs, até achar o culpado.
Solução rápida: Altera o MAC administrativo da interface bridge no seu CAP
Para esta solução eu usei o Winbox, mas poderia ter feito pelo terminal também.
Embora o log apresentado esteja no Roteador, onde rodo o Capsman, o processo será feito no CAP (Ponto de acesso controlado) ele é quem está causando conflito.
Abra a interface de gerência do AP. Vá na seção “Bridge” > ficha “Bridge” > duplo clique na bridge onde suas interfaces estão associadas.
O campo a ser alterado ou definido é o “Admin. MAC Address“. Uma sugestão é pegar um MAC qualquer e colá-lo ali adicionando “02” ao primeiro octeto.
Por exemplo eu peguei o próprio MAC fonte do problema (08:59:30:62:98:3b) e troquei-o por 10:59:30:62:98:3b.
Ao aplicar a alteração o problema cessou imediatamente, o WIFI ficou estável e meus clientes WIFI entraram na rede sem novas ocorrências ou qualquer necessidade de parar outros dispositivos.