O Ubuntu abraçou a causa dos pacotes snap como sendo a solução para … [sei lá que problema]. Este é um dos males da TI. Nós inventamos soluções para problemas que nunca existiram … mas enfim. Se o seu LibreOffice estiver muito lento no Ubuntu, segue lendo.
Há algum tempo precisei usar o Libreoffice para editar uma planilha. O que não havia nada demais. Eu abandonei a suíte Microsoft Office há quase duas décadas e isso nunca foi um problema.
Mas desta vez a aplicação estava tão lento na minha máquina, que mesmo uma pequena planilha com menos de 300 linhas e 10 colunas levava mais de 5 segundos apenas para selecionar uma sequência de 4 linhas. E olhe que estou falando de um i7 com 16GB e SSD, o que é mais do que suficiente para qualquer trabalho de escritório.
Motivo do problema!?
Eu dei spoiler lá na introdução. Os pacotes snap são os culpados e não sei porque a Canonical inventou de nos enfiar esta péssima solução de empacotamento goela abaixo.
Pacotes snaps são como um remédio amargo para controle de pressão sanguínea, mas que causa gastrite, problemas que nunca tivemos (nenhum dos dois).
Tá… até sei as justificativas para inventarem isso. Muito nobre, diga-se de passagem, mas convenhamos… eles não são uma solução para todos os casos (ao menos ainda não).
Pacotes snap são lentos e tornam obsoletas qualquer máquina com alguns poucos anos de vida. E não é só lentidão para abrir, não. Como eu disse, depois de aberto, mesmo uma tarefa simples como selecionar algumas linhas era um trabalho sofrível.
Se isso não bastasse, eles também ocupam bastante espaço desnecessário. Se você ainda usa os velhos discos HDD talvez isso seja irrelevante, mas em SSDs que costumam ser menores e mais caros, isso pode ser um diferencial.
Compare, por exemplo, o tamanho pacote “gnome-calculator” em snap com cerca de 2MB enquanto em apt/deb tem menos de 50KB. Ou ainda, o próprio LibreOffice que em snap tem quase 1GB de download, contra 160MB em pacotes apt/deb.
Solução para o problema?
Se você não quiser abandonar o Ubuntu por causa disso, a solução mais racional é remover os pacote snap e instalar os pacotes deb correspondentes. Eles são rápidos e seguros.
No momento em que escrevo este texto a versão snap do LibreOffice é a 7.4.x, enquanto que a versão deb (apt) é a 7.3.x.
Houve um pequeno conjunto de melhorias entre estas versões que frente a lentidão da primeira opção, eu preferi abrir mão delas e ficar com uma suite funcional e rápida (ainda que temporariamente).
Substituindo o Libreoffice
O comando abaixo é opcional e serve apenas para termos uma confirmação sobre a versão instalada:
libreoffice --version
O processo de instalação da versão deb (via apt) é simples:
sudo apt install libreoffice
Em seguida, para remover a versão snap, use o comando a seguir:
sudo snap remove libreoffice
Para confirmar se o libreoffice foi substituído, verifique a versão dele, novamente que deverá ser diferente
libreoffice --version
Nota sobre limitações
Saltos de versão em software podem ser problemáticos para alguns usuários, principalmente se forem em situações de downgrade, então fica aqui meu alerta. Esteja atento às versões instalada e substituta.
Na época em que escrevo este texto, a versão em snap do Libreoffice é a 7.4.x, enquanto a versão em deb/apt é a 7.3.x. Como o meu maior problema foi com planilhas, eu não verifiquei todas as restrições e mudanças entre elas, mas recomendo que se faça a leitura do CHANGELOG da versão 7.4 ou da que você está substituindo, para não ser pego de surpresa.
Um exemplo prático de perda que tive nesta mudança é a quantidade de colunas disponível em uma planilha. A versão 7.3 possui possui 16x menos colunas do que a versão 7.4 (1024 colunas, ao invés de 16384), embora para a maioria das planilhas usadas rotineiramente isso seja irrelevante, talvez você tenha uma planilha exageradamente grande para que isso seja um problema.
Com relação a este problema específico, ao abrir a planilha criada no 7.4 a partir do LibreOffice 7.3, eu fui alertado de que poderia perder dados daquelas colunas (que neste caso estavam vazias e portanto eram irrelevantes), mas ao abrir o documento todos os meus dados foram exibidos sem problemas, com suas fórmulas, resultados e formatações corretas.
Colocando a versão mais recente via deb/apt
Ainda assim, se isso (ou qualquer outra melhoria do 7.4) for importante para você, após a instalação da versão deb/apt do repositório oficial do Ubuntu, você pode atualizar para a versão disponível no PPA que é a mais recente e por isso já está na série 7.4, tal como a versão snap, ou até mais nova na época em que você ler este texto.
Os comandos abaixo farão a configuração do repositório PPA e atualização o seu Libreoffice para ultima versão que estiver disponível.
sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa
sudo apt update
sudo apt upgrade
Mais longe e mais rápido
Se você já entendeu que os pacotes snap são um problema em sua máquina, então você pode seguir substituindo os demais.
Uma forma rápida de saber quais pacotes snap estão instalados é usando o próprio comando snap assim:
sudo snap list
Isso listará todos pacotes snap e para removê-los basta usar o comando snap remove com o nome do pacote desejado para então prosseguir com a instalação de uma nova versão seja em deb/apt, ou outra forma que você considere adequada.
Só tome cuidado para não remover mais do que deve e acabar danificando seu sistema. Remova apenas aquelas aplicações que você conhece e usa para evitar danos ao seu ambiente.
No exemplo a seguir eu substitui também o Firefox “snap” pela versão “deb”.
Mozilla firefox
Remova o snap do firefox
sudo snap remove firefox
Ative o PPA do Mozilla firefox
sudo add-apt-repository ppa:mozillateam/ppa
Force o Ubuntu a dar preferência aos pacotes do repositório deb, ao invés do snap
echo '
Package: *
Pin: release o=LP-PPA-mozillateam
Pin-Priority: 1001
' | sudo tee /etc/apt/preferences.d/mozilla-firefox
Instale o novo pacote para substituir o snap
sudo apt install firefox
Os créditos para a instalação do Firefox por apt/deb são do site https://www.omgubuntu.co.uk/2022/04/how-to-install-firefox-deb-apt-ubuntu-22-04
Concluindo
Minha experiência com os pacotes snap não tem sido das melhores em máquinas um pouco mais antigas, mas para máquinas novas o impacto em geral é quase imperceptível.
Avalie se realmente o trabalho de mudança pode melhorar a performance de sua máquina, ou se é hora de realmente fazer um upgrade de hardware, como a troca de um HD por um SSD, ou quem sabe até mudar de distribuição Linux.
Pra mim, o meu hardware já está no limite da atualização que posso fazer e daqui pra frente só cabe uma substituição completa da MOBO+CPU+RAM, e como apesar deste contratempo, o Ubuntu ainda me é confortável, vai ficando como está e e eu vou apenas purgando os pacotes snaps trapalhões.