Nagios no Debian. Excesso de segurança que dificulta a vida

Tenho o Nagios monitorando a minha rede a pelo menos um ano e nunca havia conseguido fazer o maldito sistema de comentários funcionar. Eu atribuía isso ao fato de tê-lo instalado as pressas – já que tempo é um bem escasso – mas também confesso também nunca me importei realmente com isso, apesar de lá no fundo sentir um certo incomodo com essa situação.

Problema

O problema ocorria tanto com o Nagios 2 (Debian Etch) quanto com o Nagios 3 (Debian Lenny). Toda vez que clicava em um ativo de rede, em qualquer página do Nagios, havia o link para escrever um comentário onde poderia escrever uma mensagem e salvar, mas ao clicar no botão para salvar eu recebia uma mensagem como esta:

‘Error: Could not stat() command file ‘/var/lib/nagios3/rw/nagios.cmd’!
The external command file may be missing, Nagios may not be running, and/or Nagios may not be checking external commands.
An error occurred while attempting to commit your command for processing.’

Solução

A solução era simples, já que o problema era causado pelo excesso de zelo do projeto Debian com a segurança dos serviços. Para resolver bastava fazer os seguintes comandos:

# invoke-rc.d nagios3 stop
# dpkg-statoverride --update --add nagios www-data 2710 /var/lib/nagios3/rw
# dpkg-statoverride --update --add nagios nagios 751 /var/lib/nagios3
# invoke-rc.d nagios3 start

Obrigado Debian pelo seu cuidado, mas vocês poderiam ter me avisado com uma mensagem logo após ter instalado o pacote ao invés de deixar isso escondido em um arquivo README.

Referências

3 comentários em “Nagios no Debian. Excesso de segurança que dificulta a vida”

    1. Obrigado pela visita Marlon.
      Se tem uma coisa que eu aprendi ao longo do tempo usando software livre é que se eu tenho um problema, há 90% de chance de outras pessoas já terem passado por este mesmo problema. E como eu disse lá no post isso poderia ser dito em uma caixa de diálogo pós-instalação, ao invés de um readme oculto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.