Gerenciar mídias como vídeo, fotos e músicas é muito chato. Arrumar um programa decente então é uma utopia, mas parece que estamos quase alcançando isso com o Moovida, anteriormente conhecido como Elisa Media Center.
O Moovida tem uma interface bonita, amigável, intuitiva … e se você não quer mudar para o Linux só por causa de um gerenciador de mídias não tem problema há uma versão disponível para aquele outro ambiente, e também, a versão para o Mac OS X já está na lista para ser portado em breve.
Instalando
A instalação no Ubuntu é simples e basta procurar por Elisa na lista de “Som e Vídeo” do “Adicionar/Remover programas…” que está no menu “Aplicativos” do seu Ubuntu.
Instalando a versão mais nova
Como pode-se observar a versão que está no repositório oficial do Ubuntu ainda se chama Elisa e possui algumas limitações, idéias que já ficaram ultrapassadas e aquelas coisas de “programas velhos”, então se você quiser uma versão mais recente é possível instalar uma versão mais nova partir do Launchpad onde já há os pacotes prontinhos para serem instalados.
Só vale lembrar que o fato de ainda estarem no Launchpad e não no repositório oficial, significa que ela ainda possui algumas instabilidades e por isso pode estar com alguns bugs que serão mais chatos do que as limitações da versão antiga mas que é estável. Sabendo disso, se ainda assim você quiser instalar a versão nova saiba que não é preciso compilar nada. O único trabalho adicional – que não e tão complicado – é o procedimento a seguir para adicionar o novo repositório no nosso gerenciador de pacotes:
1 – Tecle ALT+F2 para exibir a caixa “Executar Aplicativo” (isso é para não assustar os iniciantes com um terminal) :^)
2 – Na janela que apareceu digite a linha abaixo (ou copie e cole) e em seguida clique no botão Executar
gksudo gedit /etc/apt/sources.list.d/lanchpad_moovida.list
3 – Caso seja pedido, digite a sua senha e o editor de textos Gedit será aberto para você acrescentar um novo repositório para o apt.
4 – Com o Gedit aberto apenas cole as linhas abaixo, salve o arquivo e feche o aplicativo
deb http://ppa.launchpad.net/moovida-packagers/ppa/ubuntu jaunty main
deb-src http://ppa.launchpad.net/moovida-packagers/ppa/ubuntu jaunty main
5 – Baixe a chave GPG do repositório teclando ALT+F2 novamente, mas desta vez digitando o seguinte comando:
wget -O - "http://keyserver.ubuntu.com:11371/pks/lookup?op=get&search=0x3135CD5C26C2E075" 2>/dev/null|apt-key add -
6 – Agora para instalar o aplicativo eu prefiro sugerir o aptitude via linha de comandos, mas será uma experiência indolor :^). No menu “Aplicativos”, vá em “Acessórios” e clique em “Terminal”.
7 – Na tela de terminal que será aberta digite o comando abaixo e caso seja pedido digite a sua senha. Em algum momento você poderá ser convidado a responder “Y” ou “S” ou mesmo “Sim”. basta confirmar e esperar.
gksudo aptitude update;
gksudo aptitude install moovida moovida-plugins-bad moovida-plugins-good moovida-plugins-ugly
Dica: Nos passos 6 e 7 eu sugeri o aptitude porque mesmo me esforçando a usar 100% do modo gráfico eu sou aficionado em terminal, mesmo quando a maldita da L.E.R. começa a incomodar, mas se você preferir o “Moovida” estará também na lista de pacotes do Synaptic, de onde você poderá instalar sem problemas.
No final você terá um espetacular sistema de gerenciamento de mídias disponível no seu computador e que pode ser inicializado a partir do menu “Aplicativos” na seção “Som e Vídeo”.
E por fim, não deixe de ver a galeria de Screnshots no site do aplicativo. Isso poderá entusiasma-lo a instalar o programa.
Referências
Moovida Media Center. http://www.moovida.com
Bruno Macagnani, Instalar o novo Elisa Media Center. http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalar-o-novo-Elisa-Media-Center
Wagner Augusto Pires de Oliveira. Elisa: Media Center para Linux. http://www.vivaolinux.com.br/dica/Elisa-Media-Center-para-Linux
realmente o Moovida é uma alternativa muito boa ao WMC…
Porem, ainda existem problemas sérios com os codecs, principalmente quando se trata do conteúdo onlline, como os vídeos do youtube ou as músicas no grove, assim como a baixa fluidez do vídeos em geral.