O ícone do Network-manager simplesmente some – inexplicavelmente – do painel do Ubuntu, impossibilitando a seleção/configuração da rede de forma simplificada. Este é um problema crônico no Ubuntu, mas é simples de se resolver então a pergunta que não quer calar é: “Por que ainda não resolveram?”.
Após acontecer comigo algumas vezes, sempre quando eu mais precisava dele, resolvi procurar a solução para o problema e finalmente a encontrei neste link que leva a uma resposta de um usuário do fórum Ubuntu a respeito do mesmíssimo problema que acontecia no velho e esquecido Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex (eu disse que o problema era crônico!).
Para quem já está cansado de clicar em links e mais links e não encontrar a resposta, garanto que ela está lá, mas para você não ter que dar mais nenhum clique, sem ter a resposta então basta realizar o procedimento a seguir que já está atualizado para ser realizado no Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx), até por quem tem medo de terminal:
- Tecle [ALT]+[F2], para abrir a caixa de execução de comandos;
- Digite, ou copie e cole o comando a seguir, na caixa exibida:
gksu gedit /etc/NetworkManager/nm-system-settings.conf
- Isto abrirá o arquivo de configuração global do NetworkManager para edição.
O seu conteúdo é apenas este:[main]
plugins=ifupdown,keyfile[ifupdown]
managed=false
- Isto abrirá o arquivo de configuração global do NetworkManager para edição.
- Altere-a última linha do arquivo, deixando-a assim:
[main]
plugins=ifupdown,keyfile[ifupdown]
managed=true - Salve o arquivo e feche-o;
- Reinicie o computador, caso você seja viciado, compulsivo ou tarado por isto, ou então tecle [ALT]+[F2] novamente e digite o o comando a seguir para reiniciar apenas o aplicativo que teve suas configurações modificadas:
gksu restart network-manager
Feito isso o seu ícone do gerenciador de interfaces de rede (Network Manager) deverá ser exibido e não desaparecerá por um bom tempo (pelo menos até a próxima atualização do Ubuntu, eu acho 😉
Cara! Tive um problema parecido no Kubuntu. Minha máquina hibernava e todas as interfaces de rede sumiam! Sim, Desapareciam! Tive que alterar o arquivo interfaces pra conseguir usar a rede cabeada para baixar o Ubuntu!
Mesmo problema do Ubuntu 10.10
E, mesma solução!
Qual é mesmo a pergunta que não ker calar?!
Ótimo fim-de-ano e ano novo!
Muito boa dica, ralei para encontrar a solução para este meu problema, e finalmente encontrei aqui.
Parabéns pelo Blog, continue sempre assim.
Publicarei o post em meu Twitter e para quem quiser seguir, @wsinfo1.
Não funcionou não, sorry.
@Pedro ,
Meu caro há miuto tempo não tenho visto este problema ocorrer mais e ainda estou usando o Lucid. Tente atualizar o sistema, criar um outro perfil de usuário, usar menos e/outros applets no painel… além deste pessoal que já testemunhou ai em cima que resolveu o problema desta maneira há outos que avisarem isto por e-mail ou mesmo diretamente, ou seja, o metodo não é mágico mas resolve. Tá faltando algo por ai.