Emoticons são aqueles ícones emotivos que expressam sentimentos como alegria, tristeza, choro reprovação etc. Unicode é uma forma de codificação de caracteres universal que basicamente (mas não somente isso) tem como intenção juntar todas as línguas humanas em uma só tabela. Mas o que ambas as coisas tem em comum para serem tratadas em um mesmo post? simples. A tabela Unicode é tão grande (mais de 100mil caracteres) que sobrou um cantinho especial para que os adoráveis símbolos de carinha sorrindo, carinha triste e outras fossem incluídas na tabela e para usá-las no seu programa de mensagens ou e-mail basta usar uma combinação de teclas seguida do código numérico.
Os emoticons foram publicados em outubro de 2010 na versão 6.0 da tabela Unicode e referenciados entre o intervalo que vai de 1F600 e 1F64F, conforme a tabela abaixo, mas observe que alguns caracteres podem não ser exibidos corretamente em seu computador. Isso é devido a fonte usada, entretanto os básicos devem aparecer na grande maioria dos computadores.
Pelo teclado
No Linux (ambiente gráfico Gnome ou Unity), para digitar um código Unicode você teclar [CTRL][SHIFT]+U, seguido do código numérico. Por exemplo, para colocar um emoticon da carinha mandando um beijo, na mensagem para seu/sua namorado(a), bastaria pressionar simultaneamente [CTRL][SHIFT][U] e então digitar 1F618 seguido de [ENTER] para que o símbolo desejado seja exibido.
Pelo mapa de caracteres
Se você não é usuário de sistemas Linux ainda poderá usar os emoticons a partir do mapa de caracteres, uma aplicação presente em praticamente todos os computadores e sistemas que permite o uso de qualquer caracter disponível no seu computador.
A imagem abaixo é o screenshot do mapa de caracteres que acompanha o Unity e o Gnome, ambos no Ubuntu, mas como eu disse esta aplicação é oniciente e bem simples de ser usada, basta procurar os símbolos desejados, copiar e colá-los onde você desejar .