Dia 31/Março foi convencionado como o dia mundial do Backup. E não. Hoje não é “o dia” de fazer o seu backup (Isso você deve fazer todos os dias, ou mesmo várias vezes por dia, se assim for necessário). Hoje é o dia de você se conscientizar da importância deste recurso e das ferramentas que o permitem se salvar de perdas de dados.
Não importa se o seu backup se será manual, automático, em nuvem, disco externo, pendrive, outra máquina, usando ferramenta gratuita ou paga, por linha de comandos, interface gráfica ou web …
Claro que cada opção terá seus “pros” e “contras”, mas se você não tem nenhuma estratégia de backup, fazer uma cópia dos seus arquivos em qualquer lugar IMEDIATAMENTE é melhor do que não ter cópia nenhuma.
Uma vez que você já tenha esta cópia então é hora de pensar em uma estratégia para que seus dados se tornem mais seguros.
Você pode ler todos os textos sobre backups que já publiquei (e que serão publicados futuramente) para ter algumas ideias. Conscientize-se e ajude a conscientizar.
Bons backups pra você!