Acessando o terminal do seu roteador Mikrotik por SSH com certificado rsa

SSH é uma ferramenta de acesso remoto bem difundida e largamente utilizada por administradores de sistema. Em outro artigo eu já falei sobre como criar o seu certificado e dei alguns exemplos de uso, agora eu estou detalhando o seu uso em equipamentos Mikrotik mas é possível implementar o mesmo método em qualquer outro equipamento desde que se tenha um pouco de conhecimento sobre ele, qualquer que seja a marca/modelo.

O processo de criação de um certificado RSA, eu já expliquei neste post aqui. Se você ainda não tem um certificado, dê uma pausa neste texto e dê uma lida no outro para criá-lo.

Nos exemplos seguintes eu estou considerando que o equipamento responde na rede com o nome “router.lan” e o usuário do roteador é o “admin”.

Com o certificado criado envie somente a parte pública para o seu equipamento usando o scp desta forma, a partir de sua máquina Linux:

scp ~/.ssh/id_rsa.pub admin@router.lan:

Em seguida, a partir do terminal do seu Mikrotik você deve associar este arquivo de chave pública ao usuário admin ou outro existente em sua caixa e que será o responsável pelo backup:

ssh admin@router.lan
/user ssh-keys import public-key-file=id_rsa.pub user=admin

Se estiver tudo certo, a partir daqui todas as vezes que você tentar acessar seu roteador por SSH, você não verá mais o pedido de senha, sem que isso implique em uma falha de segurança.

4 comentários em “Acessando o terminal do seu roteador Mikrotik por SSH com certificado rsa”

  1. não funciona. Depois que importa a chave pub para o mikrotik ele para de acessar ssh da erro de usuario e senha. Quando é desasociada a chave ssh do usuario o acesso ssh é normalizado. Queria automatizar esses backups mandando eles para um servidor linux.

    1. Salve @João,

      Tem alguma coisa errada ai. Aqui funciona normalmente em dois equipamentos diferentes, um RB750Gr3 e outro RBcAPGi-5acD2nD.

      Ambos com o RouterOS 7.11, mas mesmo em suas versões iniciais (6.44) já funcionava assim e desde então eu uso para rodar uma rotina externa de backup.
      Executando um comando no RouterOS diretamente por SSH sem pedido de senha

  2. Opa, salve! Descobri um erro na publicação da chave pública, quando feita pelo Github ocorria esse erro. RouterOS na V6.49 rodou normalmente. Ótimo tutorial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.