Cuidado com o spam sobre “Vacina contra o Cancer do hospital Sirio Libanês”

Está comprovado. Os dedos são mais rápidos do que os olhos. É absurda a quantidade de correntes que tenho recebido ultimamente de pessoas diversas que na melhor das boas intenções repassam correntes sem verificarem se o que estão repassando é realmente verídico.

ATENÇÃO: O HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS NÃO TEM NENHUMA VACINA CONTRA CANCER, LEIA O TEXTO ANTES DE PERGUNTAR POIS  SEU OBJETIVO FOI EXATAMENTE DE ALERTAR SOBRE ESTA BRINCADEIRA DE MAL GOSTO.

A estória de que o hospital Sírio Libanês criou uma vacina contra o câncer é uma farsa. O e-mail é fruto da imaginação de algum desocupado e sem a menor sensibilidade com a dor dos enfermos deste terrível mal e que tem se espalhado aproveitando-se da boa fé das pessoas e da preguiça que estas pessoas tem de verificar se a informação é verídica.

A mensagem falsa por e-mail

Esta mensagem circulou na Internet por vários meses alimentando falsa esperança de uma vacina poderia curar o câncer. O E-mail que já recebi de ao menos 10 pessoas diferentes é este que reproduzo abaixo:

 

Por favor, divulguem esta maravilha brasileira!

Já existe vacina contra alguns tipos de câncer.

Foi desenvolvida por cientistas brasileiros, mostrando-se eficaz em 80% dos casos,

tanto no estágio inicial como em fase mais avançada da doença.

A vacina é fabricada utilizando-se um pequeno pedaço do tumor do próprio paciente.

Em 30 dias está pronta e é remetida para o médico oncologista do paciente.

Os cientistas desenvolveram a vacina no Hospital Sirio Libanês – Grupo Genoa (telefone 0800-7737327).

Se preferirem, entrem no site

www.vacinacontraocancer.com.br

e obtenham maiores informações a respeito.

Essa, sim, é o tipo de mensagem que merece ser repassada.

Endereço do site não existe

Antes de mais nada  a página apresentada no spam acima não existe. O link aponta para uma página da empresa SedoParking que é uma espécie de redirecionadora de endereços inexistentes. Quando você tenta acessar alguns endereços que não existem na Internet o sistema deles gera uma página automática com base nos termos de procura, no nome do domínio etc mas isso é automático e não tem nada a respeito de uma possível vacina.

Se você precisa acessar o site do hospital, o endereço correto é http://www.hospitalsiriolibanes.org.br/ e não o apresentado na mensagem

O telefone informado também não existe

A mensagem do spam indica um número de telefone 0800 que não existe. Se você tentar ligar para ele, ouvirás uma mensagem automática informando isso. O telefone correto do hospital Sirio-Libanês consta na sua página oficial na Internet até a data de minha última visita àquele endereço (jul/2011) o telefone era (011)3155-0200. Antes de ligar entre no site e certifique-se de que não tenha mudado.

O Hospital Sirio Libanês avisa a vacina contra o câncer também não existe

Este spam de muito mal gosto deve ter levado muita gente a ter falsas expectativas contactando o hospital para informações sobre a tal vacina. Por conta disso o (ex-)diretor do hospital divulgou uma nota (que reproduzo abaixo na integra) avisando sobre a farsa.

Nota de esclarecimento sobre vacina contra o câncer

Em razão da notícia que está circulando na Internet, a respeito de uma vacina para tratamento de pacientes com câncer, o Hospital Sírio-Libanês apresenta os seguintes esclarecimentos:

Nunca houve qualquer relacionamento comercial entre o HSL, ou qualquer médico do Centro de Oncologia, e a empresa que está comercializando esta vacina.

O HSL, seguindo sua vocação para o desenvolvimento de novas terapias, participou da pesquisa da vacina, contando inclusive com patrocínio oficial da FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo). Os estudos foram acompanhados pelo Comitê de Ética e conduzidos de acordo com o código de boas práticas médicas. Os resultados da pesquisa mostram um grau de atividade limitado, beneficiando temporariamente apenas um pequeno número de pacientes. Até o presente momento não há qualquer evidência de cura que possa ser atribuída a estas vacinas.

Baseados nos resultados, o grupo de oncologia do HSL considera que estudos adicionais são de interesse, mas que não há, ainda, dados suficientes para se prescrever esta modalidade de tratamento de forma geral. Portanto, ele não está sendo prescrito ou aplicado no Centro de Oncologia do HSL. Para evitar descontinuidade, pacientes em tratamento com a vacina deverão discutir suas opções com seu oncologista.
Atenciosamente,
Dr. Dário Birolini
Ex- Diretor Clínico

Não acredite em tudo que lê, não repasse antes de confirmar as informações

Não vou entrar no mérito de discutir se as vacinas realmente existem. Se o hospital que tem  tal autoridade não o fez quem sou eu para fazê-lo? Mas a considerar que o e-mail é falso eu não duvido que a vacina também seja.

Mais uma vez, discordando do que está escrito em um e-mail eu peço em letras grandes pra não terem dúvidas:

POR-FAVOR NÃO REPASSEM ESTE E-MAIL.

E ainda estendo o apelo acima:

POR-FAVOR, ANTES DE REPASSAR QUALQUER E-MAIL VERIFIQUEM A VERACIDADE DO FATO, É MUITO TRISTE ALIMENTAR FALSAS ESPERANÇAS EM ALGUÉM QUE JÁ ESTÁ SOFRENDO COM UMA DOENÇA TÃO TERRÍVEL QUANTO ESTA.

7 comentários em “Cuidado com o spam sobre “Vacina contra o Cancer do hospital Sirio Libanês””

    1. Prezado José Alves,

      Receio que você tenha feito este comentário sem antes ler o que escrevi no texto. Peço então que por gentileza o leia e em especial a nota oficial do hospital em questão.

      Grato pela visita e boa leitura.

  1. Eu gostaria de saber como faço para entrar em contato com a dra. Karen ou Dra Ana Carolina pois o 08007737327,não funciona e minha cunhada está precisando de ajuda.Abraços a equipe.
    Leda Me ajudem aentrar em contato urgente!

    1. Prezada Leda,

      Imagino o quanto você e a sua cunhada estejam precisando de ajuda, mas receio que tenha entendido mal o texto que publiquei em Nov/2009, ou pior que isso sequer o tenha lido. Infelizmente a tal vacina não existe. A mensagem – de muito mal gosto e péssimo humor – não passa de um spam ou hoax (mensagem falsa).

      Conforme você deve ter lido no meu texto o hospital Sirio Libanês publicou uma nota informando que a tal vacina não existe. De qualquer forma me solidarizo com sua necessidade de ajuda e sugiro entrar em contato diretamente com o hospital.

      Conforme consta no site oficial (http://www.hospitalsiriolibanes.org.br) o telefone correto é (011)3155-0200. Desejo-lhes sorte e que consigam a ajuda necessária.

  2. Parabéns pela sua iniciativa, Welington!
    Em minha opinião, presta um serviço de grande utilidade pública em um país de inocentes e crédulos cidadãos, acostumados a acreditar até na boa fé de bandidos assumidos, infelizmente. Pelo comentários acima fica claro um fato: dificilmente alguém lê um texto até o fim, por pressa, desinteresse ou desespero não importa. E quando o faz, por vezes nos surpreende com graves falhas de interpretação. Tomei conhecimento de seu texto ao pesquisar a veracidade desta tal vacina pelos dados de um dos muitos e-mails que recebi. E ainda bem que fui bem sucedida antes de repassá-lo. Agradeço pelo esclarecimento.

    1. Sandra,

      Eu quem a parabenizo e agradeço. Afinal de contas com a sua iniciativa serás mais uma replicadora deste ato de sanidade que atualmente tem sido ão raro quanto necessário entre aqueles que vem esta doença as espreitas de nossas portas.

  3. Realmente ainda tem muitas pessoas sem o que fazer,sem responsabilidade,para ficar divulgando noticia falsa para aqueles que realmente tem câncer,fica no desespero e na esperança que realmente este fato aconteça,é lastimável este tipo de gente,eu graças a Deus não tenho câncer mas receber esta mensagem.eles deram até o fone do laboratório 08007737327,ou falar com Dra Ana Carolina ou Dra Karyn,é um pessoal sem escrupulos,sem carater,sem mora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.