Touchpad do netbook Philco PHN 10103 no Ubuntu 9.10

Um colega me apareceu com um equipamento destes meio problemático com a distribuição Mandriva instalada de fábrica. Logo de imediato eu sugeri a instalação do Ubuntu 9.10 que após um boot via pendrive reconheceu (quase) todo o hardware sem problemas. Apenas o touchpad não funcionava.

A solução para o problema consistiu em editar o arquivo /etc/default/grub, procurar a linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT e adicionar as opções i8042.nomux i8042.noloop i8042.reset nesta linha. Depois disso basta executar o comando “update-grub” via linha de comandos e rebootar a máquina.

As dicas foram copiadas a partir do blog do Joseh Henrique e também no ticket aberto no lauchpad. Só um detalhe que modifiquei nas dicas foi usar o “update-grub2” ao invés do “update-grub”.

2 comentários em “Touchpad do netbook Philco PHN 10103 no Ubuntu 9.10”

  1. Olá @Douglas Santos ,

    Já passei por este problema com alguns outros equipamentos e em todos os casos o problema era relacionado a chave de autenticação, incompatibilidade entre os modos do AP com a placa wifi do notebook ou no pior dos casos incompatibilidade com do driver que vinha no Ubuntu e a placa wifi do equipamento.

    Caso seja possível sugiro testar com um LiveCD, ou boot por pendrive para descartar a possibilidade de ser o driver. Caso funcione pode ser as chaves de autenticação usadas pelo Network Manager e então basta reconfigurar a conexão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.