A Fé

Definir fé é algo bastante simples embora muita gente boa escorregue ao definir tal atributo humano que é tão essencial para salvação. Segundo o dicionário de lingua portuguesa “ter fé” é crer, ou acreditar, confiar etc. Embora este dicionário seja de português lusitano a definição em qualquer dicionário de qualquer lingua será algo bastante similar a isso, por exemplo, em Inglês o significado é o mesmo.

Segundo a Bíblia Sagrada, fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem (Hebreus 11:1), a propósito este capítulo da uma boa explanação do conceito sobre fé e outro verso que vale a pena destacar por demonstrar a importância desse ponto – no mesmo capítulo – é o verso 6:

[…]sem fé é impossível agradar-lhe {referindo-se a Deus}; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe[…] (Hebreus 11:6)

Não adianta pedir a Deus para Ele lhe dar fé, pois se Ele assim o fizer, você estará sendo forçado a crer nEle e isso é algo que Deus não faz. Ele nos deu o direito de crer e segui-lo ou rejeitá-lo a nosso bel prazer (conceito do livre-arbítrio) ainda que as conseqüências não sejam as que Ele esperava para cada um de nós Ele respeita o nosso direito de não querê-lo como Deus de nossas vidas.

Ainda quanto a pedir a Deus que te dê fé, lembremos o que Jesus fez quando os discípulos o pediram:

[…] 5 Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. 6 E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria. (Lucas 17:5,6)

E ainda o episódio em que Jesus acalma a tempestade:

23 E, navegando eles, [Jesus] adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo.  24 E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança.  25 E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem? (Lucas 8:23-25)

Veja que Jesus perguntou pela fé dos discípulos, ao invés de dar-lhes a fé que tanto precisavam. Seria muito mais fácil se Jesus desse-lhes a fé, mas desta forma estaria forçando-os a crer em Deus.

Existem muitos outros episódios que poderíamos citar e que mostrariam este mesmo ponto: Jesus sempre cobrou a fé de seus discípulos e nunca lhes deu, por conta do livre-arbítrio já comentado.

Fé é algo que vem de dentro, você deve fazê-la nascer dentro de você. A única receita bem conhecida para você ter fé é o bom e velho – porém sempre atual – estudo da Bíblia.

[…]De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Romanos 10:17)

Muitas vezes nosso conhecimento limitado da língua dificulta o estudo aprofundado da Palavra de Deus e mesmo pessoas cultas e com bom conhecimento da língua portuguesa acabam se desviando do real valor da Palavra de Deus, visto que as nossas bíblias são traduções dos textos originais que foram escritos principalmente em Grego e Hebraico.

Essas traduções, por mais que os tradutores tenham se empenhado, infelizmente trazem perdas significativas na conotação de certos termos que muitas vezes dependem da cultura da região e da época em que foram escritos. Sendo assim, muitas vezes, a menos que Deus o revele diretamente, ou que você tenha um bom dicionário bíblico e vários materiais de apoio, só poderão ser esclarecidos por pessoas que conheçam a história da época e a língua em que o texto foi originalmente escrito.

Então só para concluir, se você quer crer que Deus existe e por meio do seu Filho Jesus nos temos a vida eterna a primeira coisa a fazer é ter um pouco de fé (talvez curiosidade também para começar a buscar a verdade), boa vontade para ler a Bíblia e para aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador.

Se você precisar de ajuda para começar a sua caminhada sinta-se a vontade para entrar em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.