Criando o arquivo .jad para aplicações J2ME

Alguns aparelhos de celular necessitam que as aplicações em J2ME contenham ambos os arquivos .jar e .jad para funcionarem corretamente, mas algumas vezes o programa só é fornecido com o arquivo .jar, sendo necessário criar o .jad. Principalmente quando baixamos de sites como o Getjar, Softonics etc.

Os arquivos “.jar”- de forma simplificada – não são mais do que um arquivo “.zip” onde o fabricante do software entulha de coisas necessárias para fazer o programa funcionar e depois troca a extensão de .zip para .jar.

Os arquivos “.jad”, nada mais são do que um arquivo de texto (como aqueles feito no bloco de notas, mas ao invés de extensão “.txt”, tem a extensão “.jad”).

No ambiente Windows os programas jad_generator, jad maker, makejad entre outros dão conta do recado para criar este arquivo, entretanto como era de se esperar para Linux não existe nenhum que faça isso (pelo menos eu não encontrei).

Sendo assim, depois de muito garimpar no Google e em alguns foruns sobre celular eu criei um script que permite criar este arquivo sem dificuldades.

Para fazer o download do script batizado de jar2jad.sh basta clicar no seu nome (não esqueça de dar permissão de execução para poder rodar o script, após descompactá-lo)

Se preferir, você pode cria-lo na mão também, usando o bloco de notas ou o editor de sua preferência. Com as instruções que deixo abaixo:

  1. Usando um descompactador como o 7Zip, Winzip, Winrar etc olhe o conteúdo do arquivo META-INF/MANIFEST.MF, dentro do arquivo .jar (que nada mais e do que um arquivo .zip)
  2. Copie as linhas começando com “MIDlet” e com “MicroEdition” deste arquivo no editor de textos;
  3. Acrescentar as duas linhas faltantes que sao; MIDlet-Jar-Size (com o tamanho, em bytes, do arquivo .jar) e MIDlet-Jar-URL (com o nome do arquivo .jar).
  4. Salve o arquivo com o mesmo nome do arquivo .jar

Veja o exemplo de um arquivo criado desta forma para uma aplicação chamada TileDrop (veja que as ultimas duas linhas são o tamanho em bytes e o nome do arquivo “.jar”:

MIDlet-Vendor: blablabla@blebleble.com
MIDlet-Version: 1.0
MicroEdition-Configuration: CLDC-1.0
MIDlet-1: TileDrop, icon.png, Main
MIDlet-Icon: icon.png
MIDlet-Name: TileDrop
MicroEdition-Profile: MIDP-1.0
MIDlet-Description: Puzzle Action
MIDlet-Jar-Size: 11871
MIDlet-Jar-URL: TileDrop.jar

Neste caso eu salvo o arquivo com o nome TileDrop.jad (observe a extensão) na pasta que está o arquivo “.jar” e na hora de enviar para o celular é só enviar os dois arquivos, conforme instruções especificas para o seu aparelho.

3 comentários em “Criando o arquivo .jad para aplicações J2ME”

  1. Estava procurando algum desses programas para criar um JAD, como não existia nenhum programa para Linux tentei usar os de Windows junto com o Wine, mas nenhum funcionou. Essa dica realmente me ajudou, o programa instalou sem problemas no meu celular (KD Player no Samsung E215L, usando Ubuntu 9.10 Karmic Koala). Muito obrigado. Usei o esquema de criar o arquivo, sem o script.

  2. @Rodrigo Justi ,
    É legal saber que a dica foi útil para mais alguém. Eu também testei rodar os programas para windows a partir do Wine mas não funcionaram bem por isso eu sai a procura de como criar o arquivo o que resultou neste texto e no script que funciona muito bem no Ubuntu 9.10. Parabéns pelo sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.