Super servidor DNS para turbinar a sua conexão Internet

Muitas vezes uma conexão se torna lenta devido a sobrecarga do servidor de DNS. O Domain Name Server (Servidor de nomes de domínio) é o responsável por traduzir os nomes de sites como normalmente lidamos para o endereço Ip correspondente que é exatamente o que os computadores usam para achar o seu site predileto.

Dependendo da estrutura do seu provedor ou até mesmo da sua empresa pode ser que este (ou estes, caso haja muitos) servidor(es) estejam com a língua de fora de tanta tarefa e sendo assim deixando a sua conexão lenta.

Com vocês … o OpenDNS

Uma forma de resolver esse problema de forma barata e segura é usar um serviço gratuito de DNS de alta performance chamado de OpenDNS.

O OpenDNS não é apenas mais rápido, mas é seguro também já que ele consegue bloquear Phishing, sites de conteúdo adulto etc. Claro que alguns recursos são pagos – ainda não achei quais, mas o principal (performance) é 100% gratuito.

Eu tenho usado o serviço de resolução de nomes OpenDNS com minha conexão e estou satisfeito com o resultado. O funcionamento é bem simples: Você altera o endereço do servidor DNS para sua conexão e pronto, dependendo do sistema não precisa nem reiniciar. Simples assim!

Se quiser você poderá criar uma conta no serviço (ainda gratuita) onde você poderá instalar um “updater” para o Windows e Mac OS que arrumará as coisas pra você automaticamente após a conexão ser feita.

Uma vez criada a conta entre outras coisas você poderá criar whitelist, ver estatísticas, bloquear determinadas categorias de sites que você não quer que seu filho acesse, domínios individuais, faixas de Ip completas, criar atalhos para os sites mais visitados e muito mais.

Chega de marketing – já que nã oestou ganhando nem um tostão com isso – e vamos ao que interessa.

Os endereços para os servidores do OpenDNS são:

  • 208.67.222.222
  • 208.67.220.220

Google DNS [atualizado – dez/2009]

Em dezembro/2009 a Google lançou o seu próprio serviço de DNS público e gratuito que também pode ser livremente utilizado.

O procedimento para sua utilização é o mesmo do OpenDNS mudando apenas os endereços que são:

  • 8.8.8.8
  • 8.8.4.4

Obs: conforme informado na página do serviço de DNS da Google[1] já temos disponível um DNS para conexões IPv6.

Configuração no Linux (genérico)

No Linux basta você editar o arquivo /etc/resolv.conf e trocar os endereços que estiver lá pelos seguintes:

nameserver 208.67.222.222
nameserver 208.67.220.220

ou então:

nameserver 8.8.8.8
nameserver 8.8.4.4

Se já tiver algum remova-os e coloque estes, se não tiver nenhum digite-os desta forma. Não precisa reiniciar nem nada, só salvar e aproveitar os benefícios do seu novo servidor DNS. Outra forma de fazer esta configuração é usar o gerenciador de conexões de sua distribuição.

Configuração no Ubuntu Linux 11.04 [atualizado jul-2011]

No Ubuntu você pode usar o procedimento genérico ou pelo Gerenciador de Conexões de rede, disponível no menu de sistemas do seu Ubuntu, ou na bandeja do sistema.

  • Na janela de configuração você deverá escolher a conexão desejada (por exemplo Auto eth0) e então clicar no botão Editar…
  • Na ficha Configurações IPv4 você deverá mudar o método para Somente endereços (DHCP) automáticos ou então mudar para Manual
  • Com isso o campo Servidores DNS estará disponível para edição e então basta digitar os dois endereços separados por um espaço ou por uma vírgula
  • Deixe os demais campos como estão e clique no botão Salvar… para atualizar a configuração, lembrando que se seu computador é usado por mais de uma pessoa é interessante marcar a opção Disponível para todos os usuários para que todos desfrutem da nova configuração sem precisar que cada um faça as configurações manualmente
  • Repita estespassos para todas as demais conexões que você deseje usar o novo servidor DNS e pronto.

Agora feche a janela e seja feliz!

Configuração no Windows XP

Com não mantenho muito contato com Windows talvez o procedimento a seguir esteja incorreto ou incompleto, mas você pode tentar e me avisar se isso acontecer.

  • Clique em INCIAR – Configurações – Conexões de rede
  • Veja qual é a interface que está conectando a Internet (Conexão Local 0, por exemplo), clique sobre ela com o botão direito e escolha Propriedades
  • Na lista de protocolos você deverá procurar pelo protocolo TCP/IP e dar duplo clique sobre ele.
  • Na janela que se abrirá você terá uma seção para digitar endereço IP, Gateway, DNS etc. Pode acontecer de estar tudo marcado como automático. desmarque esta opção para o DNS e digite os dois valores manualmente.
  • De OK e feche as janelas. Prontinho!

Outros sistemas

No caso do Mac, em particular, talvez seja mais interessante criar a conta (como citado antes) e instalar o Updater. Como estou devendo a mim mesmo uma máquina virtual com o Mac OS – já que lido com uma rede muito mista e tenho alguns camaradas desse por lá que só conheço de vista – não posso ajudar além disso, entretanto seja no Mac, no EeePC, *BSD, no Palmtop etc em algum lugar da configuração de rede você poderá definir o DNS. Entre lá ajuste os valores e pronto!

Referências

[1] Google. Google Public DNS. Disponível em <http://code.google.com/intl/pt-BR/speed/public-dns/>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.