Usuários de Windows são usuários em constante crise de perseguição

Não é incomum, eu receber mensagens sobre “novos vírus” que vem de conhecidos que receberam de conhecidos que receberam de outros … criando assim uma corrente viciosa, mentirosa e estupidamente inútil e não fundamentada. O exemplo abaixo é clássico e acabei de encontrar na minha caixa postal após uma semana sem abrí-la (acreditem, eu consegui ficar este tempo todo sem ler e-mails)

O desespero vem na forma de um e-mail desesperador com fonte  de tamanho 36 ou maior em cor vermelha e que foi submetido para mais de 50 pessoas e certamente já veio repassado de outra lista de mesma proporção. O e-mail que eu fiz questão de publicá-lo integralmente em formato original abaixo mostra o quanto o Windows está condenado  e os seus usuários sequer percebem isso, ou se percebem não fazem o mínimo para melhorar.

Alguns anos atrás eu seria radical e responderia que o cara arderia no fogo do inferno da Microsoft se não mudasse logo para Linux. Mas os tempos de entusiamo insano e euforia passou e hoje eu sei que se o indivíduo não tiver um mínimo de força de vontade para mudar de atitude não adianta eu sugerir isso à ele. É como falar de religião: Não adianta eu tentar evangelizar alguém que está disposto a ir contra qualquer argumentação minha sem nem mesmo querer experimentar ou procurar saber se o que digo tem fundamento.

Sendo assim este meu comentário vai especialmente para os Linuxers (usuários de sistema Linux) e de demais sistemas que não sofrem deste mal. Claro que se algum usuário Windows estiver disposto a ler certamente vai tirar um bom proveito da leitura e…. minha caixa postal vai agradecer muito, já que será menos um a enviar bobagens infundadas que de um jeito ou de outro chegará nela.

Sugiro então uma leitura atenta da mensagem, embora para muitos ela pareça piada, mas para estes certamente este meu texto não diz nada do que já saibam. Após lê-lo vá para a sessão de considerações sobre a mensagem, que é onde eu comento a bobagem que está escrita.

O e-mail completo para sua apreciação

From: <UM USUÁRIO WINDOWS DESESPERADO@HELL>
Date: 02/10/2009 17:55
Subject: FW: Repassando
To: <UMA LISTA GIGANTESCA DE OUTROS USUARIOS DESESPERADOS@HELL>

A título de informação e muita cautela.

Está circulando na internet uma nova fraude: Roubam seu endereço
Hotmail, mudam a senha e, através do messenger e e-mail entram em contato
com todos os seus amigos, obviamente fazendo-se passar por você, dizendo
que você está com grandes problemas econômicos e que você precisa urgente
de um empréstimo, pedindo que depositem o dinheiro em uma determinada conta corrente, ou então pedem um nº de cartão de crédito ou documento similar (REPITO, sempre no SEU nome, como se fosse você ). Alterando, a senha você
não terá como entrar nas suas mensagens para alertar os seus contatos.
Fale com todos os seus amigos que NÃO ACEITEM o contato Sonia_cabrilis de Hotmail, porque é um virus que formata seu computador, e, se for aceito, por algum contato seu, automaticamente você estará infectado!
Copie e envie esta mensagem para todos os seus contatos !
PRESTE MUITA ATENÇÃO ! !!

Como se não bastasse, você pode receber um e-mail Power Point chamado ‘la vida es bella’ (‘la vita è bella’) que aparentemente é inofensivo, mas,

NÃO ABRA DE MANEIRA NENHUMA E CANCELE-O IMEDIATAMENTE!!!!

Se esse arquivo for aberto, seu monitor lhe mostrará uma mensagem que diz :’já é tarde demais, a vida não é mais bela!’.

Em seguida você perderá tudo o que tiver no computador e o remetente da mensagem terá acesso ao seu computador em seu lugar; acessará seu e-mail e tudo o mais!

Esse é um novo vírus que começou a circular na rede sábado passado.

Temos de fazer DE TUDO para bloquear este novo vírus!

A UOL já confirmou sua periculosidade e os software antivírus não conseguem detê-lo. O vírus foi criado por um hacker que se auto-define o ‘dono da vida’, e o seu objetivo é o de destruir os computadores domésticos para lutar contra a Microsoft; por isso usa a extensão . Pps.

ENVIE ESTA MENSAGEM A TODOS OS SEUS CONTATOS. ASSIM, PODEREMOS AJUDAR UNS AOS OUTROS!!

Considerações sobre a mensagem

Vou tentar destrinchar ao máximo a mensagem para que seja bem claro aos que estão se aventurando pela Internet pela primeira vez.

O começo já diz tudo

É difícil de entender como alguém consegue levar a sério uma mensagem dessas após a leitura do primeiro parágrafo. O texto começa com uma chamativa interessantemente estúpida em em que diz que há uma nova fraude na Internet em que roubam a senha e o endereço de MSN do usuário. Francametne o que tem de novo nisso? Desde o tempo da Internet movida à vapor existe este tipo de HOAX (boato) na Internet. Tal como da menininha que morreu e está escrevendo o e-mail (deve ser do inferno); ou da mensagem que você deve encaminhar para todos os seus amigos para ver algo bonitinho acontecer no messenger, ou porque cada clique a AOL dará 1 dólar para uma menininha com câncer etc etc.

Pedido de emprestimo por e-mail

O texto continua dizendo que o camarada de posse de sua senha do msn enviará uma mensagem aos seus amigos se fazendo passar por por você e pedindo empréstimo de dinheiro, ou cartão de crédito. Novamente: Quem é que pede dinheiro emprestado por e-mail? Se algum amigo meu me pedir dinheiro por messenger ou e-mail a primeira coisa que faço é ligar pra pra ele, ou ir até a sua casa para saber o que está ocorrendo.

Sem contar que se algo chegar à este ponto eu já deveria estar sabendo do assunto a algum tempo, afinal de contas amigos compartilham seus problemas com os outros, certo? E mais, se você tem o costume de passar dados bancários e financeiros por e-mail você precisa repensar os seus hábitos ou então jogar o seu computador pela janela. A Internet não é pra você.

A corrente do mal foi iniciada por alguém com nome estranho

A continuação vem com o pedido de manter a corrente. Onde pede que você avise a todos os seus amigos sobre um contato chamado de Blablabla (neste e-mail em particular é a coitada da “Sonia Cabrilis”), na intenção de criar uma corrente sem fim onde um manda pro outro de forma que se alcance o maior número possível de pessoas (pra nada).

É dito que isso é um vírus que formata o seu computador e se ele for aceito por qualquer amigo seu você está automaticamente infectado. Isto sim é o que se chama de ignorância e me faz lembrar os meus tempos de instrutor de cursos de informática em que eu sempre fiz questão de reservar uma parte da aula para conversar com os alunos sobre isso. Atualmente o camarada vai para um curso de windows, word e excel e não sabe que um documento word pode ser tão ou mais perigoso do que um e-mail. Resultado: E-mails como este. Cursos que só visam lucro, professores que só querem fazer o mínimo e alunos que não estão nem ai porque o curso é chato (culpa do professor) e é o papai quem está pagando, sem contar que o que o professor está dizendo ele já sabe.

Eu poderia escrever uns dez parágrafos aqui explicando como esta tal propagação do tipo “seu amigo está contaminado você também tá” é infundada e mentirosa, mas vou me conter a deixar apenas este parágrafo dizendo que isso não tem cabimento. Outra coisa: Procurem pelo nome da Sonia no Google e tirem suas conclusões.

Powerpoint é o criminoso

Apresentações poweropoint a muito tempo deixaram de ser uma mera formalidade para reuniões corporativas e didátias. Hoje em dia distribui-se poesias, piadas, musicas e um monte de bobagens sem qualquer utilidade neste formato, mas … é bonitinho é o que dizem.

A verdade é que não  só o powerpoint mas qualquer documento da suíte office (Word, Excel, Powerpoint, Access etc) possui um recurso de programação de macros, onde uma pessoa mal intencionada pode criar coisas realmente macabras, mas em geral estas coisas macabras só começam a executar após você receber uma mensagem avisando que há uma macro tentando ser executada e que você deve confirmar. Por padrão você sempre deve dizer “não”, Se todo mundo fizesse isso teriamos menos problemas nos computadores de usuários de Internet Explorer e MSN.

Exageros à parte e contradição

Ainda sobre o powerpoint o texto enfatiza que você verá uma mensagem qualquer e depois o remetente da mensagem terá acesso a tudo no seu computador. Mas espere um pouco… ele terá acesso à que, se ele formatou tudo logo assim que eu abri o e-mail?

Sem contar que o cara passará a ter acesso aos e-mails? Mas ele já não tinha? Tanto que ele roubou meu MSN e pediu dinheiro em meu nome, aos meus amigos, certo?

Acabei de nascer, já fui batizado meu pai é deus e mundo já me conhece

Para terminar o texto diz que o vírus é novo e foi criado há poucos dias por um hacker tão poderoso  que se entitula “o dono da vida” e até a UOL já reconhece a sua periculosidade.

Pense um pouco: Quem é a UOL para ter autoridade de dizer sobre a periculosidade de um vírus? Se alguém pode falar sobre isso este alguém deveria vir de uma das grande empresas que vivem disso. Symantec, McAfee, AVg e outras que vendem antivírus.

Reconheço sim a importância e seriedade do PORTAL DE NOTICIAS do UOL e se lá disser que há um novo vírus, eles citarão alguém com autoridade para atestar a sua periculosidade e não simplesmente “eles”. Sem contar que o melhor lugar para se descobrir novos vírus são os sites de fabricantes de antivirus e não portal de notícias sobre assuntos gerais e nem tecnologia. Passe uma semana acessando o site oficial do seu antivirus preferido e você verá que todos os dias eles reportarão ao menos um novo vírus.

Nem tudo é mentira

Uma coisa está certa e deve ser levada a sério no e-mail e por isso faço questão de citar o original:

Temos de fazer DE TUDO para bloquear este novo vírus!

Vírus novos existem aos milhares todas as semanas, ou mais do que isso e não vai ser  repassando correntes estúpidas como esta que vamos conseguir combater vírus, trojan, spy, ad, hoax, phishing ou seja lá qual for o malware que queiram combater.

Recomendações

Só pra não ficar em um mero texto crítico ficam algumas recomendações de quem convive com esta paranóia, por parte de centenas de usuários, todos os dias:

  1. Não leia mensagens de estranhos (a lixeira é o melhor lugar para elas)
  2. Não confie integralmente em mensagens de amigos seus (se o assunto for sério use outros meios para contactá-lo e atestar a veracidade dos fatos)
  3. Não abra anexos que você não pediu, mesmo que seja engraçadinho ou bonitinho. Quer mandar algo engraçadinho ou bonitinho faça-o no corpo do e-mail, assim várias pessoas poderão ler, lembre-se que nem todo mundo usa Word e nem Powerpoint.
  4. Não clique em qualquer link que você receber (ao apontar o mouse sobre um link – sem clicar – você pode olhar p/ barra de status do seu navegador e ver o link para onde ele vai te levar. Se for diferente do que o texto do e-mail diz desconfie
  5. Ainda sobre links, lembre-se que empresas sérias possuem endereços sérios. Por exemplo uma instituição que te mande e-mail certametne tem um domínio “instituição.com.br”, ou “instituição.org” etc. Ele nunca te mandariam um e-mail com link para “outrainstituição.algumacoisa.com/seilaoque.com”
  6. Empresas financeiras (bancos) não mandam e-mail pedindo para atualizar cadastro e nem mandam links
  7. O Internet Explorer é o pior navegador em questões de segurança que existe. Não gosta do Firefox? Experimente o Google Chrome ou o Opera.
  8. Por padrão ao instalar o Windows você é obrigado a usar todo o seu sistema como adminsitrador. Embora o gosto do poder seja excitante, cogite a hipótese de criar um usuário comum para trabalhar no dia a dia, jogar, acessar internet, msn etc e use a conta administrativa APENAS para instalar programas e rotinas de manutenção (acredite só com esta dica você evitará que 80% do lixo da Internet estrague sua vida digital)
  9. Ter um antivírus caro de nome difícil e atualizado está longe de ser o ponto máximo da segurança. Assim como não existe remédio para curar todasas doenças do mundo, não existe um antivirus para remover todos os virus. Não sinta-se protegido por ter pago caro em uma licença do Symantec Norton Internet Security com direito a gelo de bolinhas e a cafezinho expresso a todo momento. Um AVG gratuito vai surtir o mesmo efeito e estas variações demelhor ou pior antivirus é bastante relativa. O que hoje está ruim amanhã poderá ser o melhro e para saber o melhro da hora só testando
  10. Quer se livrar de todos os males que o Windows te causa? Clique aqui (olhe o que eu disse sobre clicar em links nas dicas 4 e 5 😉 )

No mais, espero que as explicações sejam úteis para que você faça a escolha certa quando receber e-maisl como este. Acredito que tenha sido claro o bastante e você agora possa dcidir se clica em “Encaminhar”, ou se clica em “Excluir”, só peço que se você escolher a primeira opção que tire o meu nome da sua listagem, ou do contrário eu vou enviar o seu e-mail para a lista negra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.