Código Geek

Você já recebeu algum e-mail que a assinatura tinha um bloco de textos como este abaixo?

-----BEGIN GEEK CODE BLOCK-----
Version: 3.12
GCS d- s: a C++++ UL++++ P+ L+++ E- W+++ N o K- w---
O+++ M- V- PS PE+ Y PGP++ t 5 X++ R tv++ b+ DI D++
G e++ h--- r+++ y+++
------END GEEK CODE BLOCK------

Como eu participo de algumas dezenas de lista de discussão sobre os mais variados assuntos (nerds) eu recebo com certa frequência e-mails que terminam com este bloco de texto. Como semana passada eu comentei sobre o Qrcode, eu decidi então comentar sobre o Geekcode que não tem nada a ver com aquele primeiro, mas… não deixa de ser um tipo de código e bem antigo por sinal.
Resumindo a história, o Geek code foi desenvolvido no ano de 93 por Robert Hayden como uma forma engraçada de classificar os ditos Geeks da época. O código consiste de um conjunto de letras que correspondem a um “atributo geek” qualquer seguido de um ou vários sinais de + ou – que definem asua intensidade. Por exemplo, enquanto um a+++ corresponde a um geek com mais de 60 anos, um a—– é um aspirante a geek com menos de 9 anos de idade. O que dizer do a? que é um imortal! E por ai vai… o atributo C define o seu grau de “integração” com computadores e vão desde o C++++ (o cara que estáansioso por ser o primeiro a ter uma interface cibernética conectada em seu corpo)  até o C— que corresponde ao indivíduo com fobia a computadores.

A história completa esta na página oficial do projeto[1] e também na Wikipédia[2], os códigos que não precisam ser decorados podem ser consultados também da página oficial[3] ou então definidos a partir de assistentes de criação de Geekcode.

Existem assistentes Web como The Generator for The Code of the Geeks v3.1[4] que apresentam todas as variáveis bem explicadas em um gigantesco formulário Web, onde você só precisa marcar as opções que correspondem a sua personalidade e da mesma forma existe os decodificadores de Geek Code como The Geek code Decoder[5] que pega aquele código todo e o decodifica para que pessoas normais e também os nerds que ainda não se familiarizam com o seu “DNA geek” possam entender o que está escrito.

Mas geek que é geek mesmo gosta de linha de comandos então não poderia deixar de comentar que se você vive intensamente o espirito geek existe umaa versão ideal pra você no repositório de pacotes de sua distribuição favorita. No caso do Ubuntu o comando abaixo irá instalar o wizard em modo texto que resulta no seu código:

sudo aptitude install geekcode

E pra finalizar, como existem geeks que são mais geeks do que outros, você também baixar os fontes oficiais que estão em [6] e que como você poderá ver já foi devidamente testado em praticamente todos os sistemas operacionais existentes, porque geek que é geek de verdade embora só use sistemas alternativos sabe que precisa invadir o terreno inimigo e dizer: “Tô ai!”.

Referências

[1] Hayden, Robert. The Geekcode. <http://www.geekcode.com/>. Acesso em 16 set 09.

[2] Wikipedia. Geek code. Disponível em <http://en.wikipedia.org/wiki/Geek_Code>. Acesso em 16 set 09.

[3] Hayden, Robert. The Code of the Geeks v3.12. Disponível em <http://www.geekcode.com/geek.html>. Acesso em 16 set. 09.

[4] Northrup, Dylan. The Generator for The Code of the Geeks v3.1. Disponível em<http://www.joereiss.net/geek/geek.html>. Acesso em 16 set. 09.

[5] Kuhn, Bradley M., Williams, Pete. The Geek Code Decode. Disponível em <http://www.ebb.org/ungeek/>. Acesso em 16 set. 09.

[6] Gushue, Chris . Geek Code Generator. Disponível em <http://www.gushue.net/geekcode.php>. Acesso em 16 Set. 09.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.