Google Desktop para Linux – O Google no seu computador

O Google Desktop é um aplicativo de pesquisa de área de trabalho que fornece fácil acesso às informações contidas no seu computador e na web. Ele facilita a pesquisa dos seus próprios e-mails, arquivos, música, fotos e tudo o mais, tornando-a tão fácil quanto a pesquisa na web com o Google.

Caixa de busca do Google Desktop para Linux

O que me chamou a atenção, já que nunca tinha visto esse cara rodar nem no Mac e nem no Windows, é que a janela de resultados é bem parecida com o Gnome-deskbar e se você precisar ver uma listagem extensa poderá vê-la no seu navegador WEB, assim como a tela preferências mas antes que alguém ache que seus dados estarão disponíveis na Internet é bom deixar o aviso que tudo está localmente em sua máquina (observe que o endereço no navegador sempre estará em http://127.0.0.1:34289) e também o índice fica no seu disco rígido.Uma vez iniciado o sistema fica rodando em background como o já conhecido Beagle e com um ícone na bandeja do sistema.

No repositório já há pacotes para Debian, Ubuntu e Mandriva. Recomendo dar uma lida na página de recursos caso tenha algum receio ou dúvida sobre ele.

A instalação aqui no meu Ubuntu Gutsy foi tranquila: Baixei o arquivo “.deb, instalei-o com um simples duplo clique e pronto. Após concluir a instalação haviam dois ícones novos em Aplicações > Outros. Um chamado Google Desktop e outro chamado Google Desktop Preferences.

E só pra finalizar ele realmente torna a procuraa muito mais fácil, já que basta pressionar CTRL CTRL (isso mesmo teclar CTRL 2 vezes) para que a caixa de busca seja aberta.

Um comentário em “Google Desktop para Linux – O Google no seu computador”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.