Compartilhando mouse, teclado e área de transferência entre computadores

Quem precisa trabalhar com dois ou três computadores ao mesmo tempo já deve ter se irritado de precisar largar o mouse ou o teclado de uma máquina para mexer na outra. Na minha rotina de trabalho, por muitas vezes eu passei por isso até conhecer e testar o Barrier, uma ferramenta que permite usar o mesmo conjunto de mouse/teclado para controlar várias máquinas na sua mesa de trabalho e ainda usa uma área de trabalho comum a todas elas.

O Barrier é uma ferramenta de código aberto derivada de uma outra já mais antiga chamada de Synergy. Esta última um dia já esteve disponível para uso gratuito mas em algum momento nos últimos anos os desenvolvedores decidiram fazer um fork do código disponibilizando o chamado “synergy-core” e que foi a origem para o Barrier, mantendo o restante como ferramenta comercial, no entanto a versão opensource não deixa nada a desejar.

O seu uso é bem simples e intuitivo. Com a ferramenta instalada em todas as máquinas que estão sobre a sua mesa e todas com os seus monitores voltados para você, agora você deve fazer um mapeamento apontando onde está cada computador, em relação ao servidor (aquela que tem mouse e teclado).

Feito isso, simplesmente mova o mouse até o canto da tela na direção onde está o outro computador que o seu ponteiro aparecerá lá na outra máquina. Quando ele estiver lá, não só o mouse será controlado, mas tudo o que você digitar, copiar ou colar da área de transferência será realizado nesta segunda máquina.

Embora seja bem simples, vamos ver este processo com um pouco mais de detalhes.

Instalação

Disponível para Windows (somente 64bits), Linux e Mac OS X, você deverá instalar em todos os computadores que farão parte da sua mesa de trabalho, sendo um deles configurado como “servidor” (este será o que tem mouse e teclado) e todos os demais configurados como “clientes”.

A instalação no Windows, se resume ao download seguido de um pequeno “next-next-finish”. Para Linux, você pode usar o gerenciador de pacotes da sua distribuição preferida, ou se desejar usar os pacotes Snap e Flatpak conforme sua preferência. Já no Mac OS há uma pacote “.dmg” disponível para instalação e logo no primeiro uso um breve assistente deverá ser iniciado.

Ao iniciar o Barrier pela primeira vez um assistente bastante espartano te dá as boas vindas

Durante a configuração do primeiro uso você deverá informar se este computador , será o servidor ou um dos clientes.

Escolha a função do seu computador conforme necessário. Server é aquele que vc usará o mouse/teclado para controlar os demais

A configuração tanto do cliente quanto do servidor são bem simples. No cliente, há uma opção de “autoconfig” onde espera-se que a própria aplicação localize o endereço do servidor na rede sem que precise qualquer outra configuração, mas desde o tempo que comecei a usar o Synergy (isso já há quase 10 anos) eu nunca vi funcionar direito, se ocorrer com você também, desmarque esta opção e informe manualmente o endereço IP da máquina que será o servidor.

Já no servidor, você precisa configurar interativamente, caso ainda não tenha um arquivo de configuração salvo.

Escolhendo “Server” você deverá configurar o servidor interativamente

A configuração interativa se resume a adicionar uma tela para cada cliente e informar os seus nomes. A posição que você coloca uma tela corresponde a direção que você deverá levar o mouse para que ele “magicamente” salte do seu monitor principal para o do outro computador.

Arraste o ícone do monitor para a posição desejada na grade definindo assim a posição onde as máquina estão fisicamente em relação ao computador central ( o servidor)

Duplo clique sobre a tela já posicionada permitirá definir o nome dela. Aqui é importante que você escreva o nome exatamente como foi exibido lá na configuração do cliente, ou do contrário o software não encontrará o seu computador na rede.

Duplo clique sobre a tela já posicionada permitirá informar o nome da máquina associado àquela tela

Todos deverão estar na mesma rede e obviamente ao alcance dos olhos, pois não há compartilhamento de vídeo.

A única limitação que encontrei ao longo dos meses que voltei a usar esta ferramenta, foi a impossibilidade de instalá-la no Windows 32bits, versão comum em máquinas que vieram com o já antigo “Windows 7 Starter” e na atualização para Windows 10 receberam o upgrade para o “Windows 10 Home 32bits”. Neste caso, infelizmente não há suporte para esta ferramenta, mas se sua máquina possui um processador com suporte as instruções de 64bits, seria uma boa sugestão migrar para Windows compatível com sua arquitetura, mas isso é assunto para outro papo.

Referência

Barrier Wiki https://github.com/debauchee/barrier/wiki

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.