EFI ou BIOS ?

Dica rápida para uma pergunta rápida. Seu Ubuntu está rodando em modo EFI ou BIOS?

Uma curta pergunta que muitas vezes o usuário não sabe responder, mas a resposta é rápida também. Verifique se existe o o diretório “/sys/firmware/efi” ou mesmo o diretório /boot/efi. Se existirem, você está com o sistema rodando em modo EFI, senão, está com o modo BIOS.

Isso importa se você tem um sistema já instalado e pretende instalar mais outro em dual-boot. Se o primeiro estiver usando BIOS todos os demais deverão estar também, e o contrário também é verdade, se o primeiro estiver em modo EFI todos os outros idem.

A maioria dos computadores criados pos-2010 não possuem mais o antigo e arcaico BIOS (Basic Input Output System), mas sim o EFI (Extensible Firmware Interface), ou sua nova versão conhecida como UEFI (Unified EFI) que oferece uma infinidade de melhorias para os sistemas que não ficam mais dependendo de rodar um monte de drivers arcaicos só para manter compatibilidade com os primeiros PCs da era pré-histórica da informática.

Estes novos computador emulam com louvor o antigo BIOS para suporte a sistemas antigos, mas se você comprou um computador   com o Windows 7, 8 ou 10 pré-instalado é bem provável que você esteja rodando em modo EFI.

Neste caso seu Linux terá que ser instalado também neste modo para assegurar que o dual-boot funcionará corretamente. Da mesma forma se você já tem outra distribuição Linux instalada, a nova deverá vir no mesmo modo (EFI ou BIOS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.