Alterar o tipo de interface de rede na sua máquina virtual Vmware

Vmware

O Vmware suporta vários tipos de interface de rede e muitas vezes a opção default ou mesmo a selecionada durante a criação da VM não é a melhor escolha. Infelizmente não é possível alterar este item pela interface do Vmware Client mas caso precise modificar esta configuração pode-se adicionar uma nova interface, removendo a antiga, ou usar uma das opções a seguir para alterá-las.

Com relação aos tipos de interface de rede possíveis, para não entrar em uma longa e desnecessária explicação sugiro a leitura das referência [1], [2] e [3] no rodapé deste artigo.

Para fins gerais, estou considerando que a meta é sempre alcançar uma ótima performance de comunicação de rede,  então os exemplos deste artigo são dados de forma a mudar sempre para o tipo VMXNET3, que é uma interface para-virtualizada de alta performance que emula uma placa de rede física de 10gbps. Consulte os documentos citados acima para saber se o seu Hypervisor e “SO guest” suportam o tipo de interface que você pretende usar.

É importante lembrar que para uso da interface VMXNET3 você deve estar usando um sistema operacional homologado pela Vmware, com o Vmware tools instalado e que logo após a modificação das interfaces de rede você deve verificar se não houve mudança nas demais configurações como por exemplo o endereço MAC, endereço IP e nome da interface.

Sujando as mãos com arquivos de configuração

A forma mais radical porém funcional para resolver o problema é:

  1. Parar a vm
  2. Remover a vm do inventário (cuidado para não escolher a opção “Excluir do disco”)
  3. Abrir para edição o arquivo .vmx usando um editor de textos (bloco de notas, vi, emacs, gedit etc)
    1. Procurar neste arquivo as linhas contendo “ethernetX.virtualDev” e alterar o seu valor para “vmxnet3”
  4. Importar a máquina de volta no inventário

O passo 3, em particular, pode ser feito de várias formas. Por exemplo você pode usar o “Browse datastore” do “Vmware Client” para acessar pasta onde a máquina está alocada, baixar o arquivo para seu desktop, modifica-lo e então fazer o upload de volta; outra opção seria acessar o servidor fisicamente pelo Direct Console ou remotamente via SSH e fazer a alteração do arquivo diretamente no no servidor. Qualquer que seja a forma escolhida, lembre-se sempre de fazer uma cópia do arquivo .vmx antes de qualquer modificação, para que seja possível voltar ao original em caso de problemas.

Usando o Powercli

Usando a ferramenta Vmware PowerCli que usa a mesma sintaxe e recursos do Powershell da Microsoft, as coisas ficam mais fáceis. Segundo a documentação da própria Vmware (vide em [4]) bastaria um comando para alterar o tipo de interface de rede. Como abaixo:

Get-VM “minha maquina virtual” | Get-NetworkAdapter | Set-NetworkAdapter -Type Vmxnet3

Honestamente eu nunca usei o Powercli então não posso afirmar com certeza que isso vá funcionar tão fácil assim com a máquina online, caso não funcione, pare a máquina e altere (e não deixe de comentar se funcionou). 😉

Note ainda que não foi usado nenhum filtro para limitar quais interfaces de rede serão modificadas. Logo, caso a vm tenha mais de uma interface de rede, todas elas serão modificadas.

Últimas palavras

A interface do tipo Vmxnet3 não possui similar física e até onde sei nenhum sistema operacional possui driver nativo para ela (uma pena), então caso opte por usar este tipo de interface de rede certifique-se de que o vmware-tools esteja instalado para que o sistema operacional possa ter um driver de rede adequado.

E uma última dica. No Linux, talvez seja necessário executar novamente o vmware-config-tools.pl para reconfigurar os drivers da vmware e depois ainda ativar o módulo vmxnet3, o que deve ser feito com os comandos abaixo (uma mensagem com este passo a passo é exibida ao executar o vmware-config-tools.pl, mas caso você tenha passado batido por ela eis ai o que tens que fazer)

ifdown eth0
rmmod pcnet32
rmmod vmxnet
modprobe -v vmxnet
ifup eth0

Referências

[1] Vmware. Como escolher um adaptador de rede para sua máquina virtual (2032464). http://kb.vmware.com/selfservice/search.do?cmd=displayKC&docType=kc&docTypeID=DT_KB_1_1&externalId=2032464
[2] Vmware. Choosing a network adapter for your virtual machine (1001805). http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=1001805
[3] Vmware. VMware vSphere 5.5 Documentation Center: Network adapter types. https://pubs.vmware.com/vsphere-55/topic/com.vmware.vsphere.vm_admin.doc/GUID-AF9E24A8-2CFA-447B-AC83-35D563119667.html
[4] Vmware. vSphere PowerCLI Reference: Set-NetworkAdapter. http://pubs.vmware.com/vsphere-55/topic/com.vmware.powercli.cmdletref.doc/Set-NetworkAdapter.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.