Somos todos filhos de Deus?

Em uma só palavra, para não ter suspense, a resposta é não. Estive pensando sobre esta questão após um telefonema de uma cunhada que depois de anos no evangelho resolveu se desviar do Caminho e ainda acha que Deus lhe deve alguma coisa.

Ela não foi a primeira e não será a última a achar isso. É impressionante como existem pessoas que não querem nada com Deus e ao menor sinal de problemas querem requerer sua “filiação”.

O que somos então?

Se dermos uma rápida olhada em alguns versos bíblicos chegaremos as seguintes conclusões:

1 – Todos somos criaturas, feitas por Deus…

Gênesis 1:27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

2 – Mas somente através Jesus passamos a ser filhos de Deus

Gálatas 4:4,5 Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

O que é preciso para ser filho de Deus?

Então, para sermos filhos de Deus, primeiramente é necessário ter fé. É necessário que você creia verdadeiramente em Deus pois ser bonzinho com todo mundo não é suficiente para estar salvo. Para termos Jesus e assim recebermos a adoção de filhos é necessário primeiramente crer:

Marcos 16:16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Não vou entrar no mérito de discutir sobre o batismo aqui apresentado, mas tenha certeza que se você crer verdadeiramente, o batismo virá logo em seguida como consequência. Feito isso o segundo passo é obedecer e seguir aos mandamentos de Deus:

João 14:21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

Fazendo a vontade da Deus

Creio que só estes  versos acima já são suficientemente claros para mostrar o que o título deste artigo se propôs mas quero deixar registrado mais alguns detalhes importantes: Tem muita gente boa por ai que nunca leu mais do que meia-dúzia de versos bíblicos (se é que leram) e dizem ter Jesus no coração e que podem se entitular filhos Deus.

Mas a verdade é que ir a igreja todo domingo, toda semana, ou ainda todos os dias não é suficiente para que Deus habite no seu coração e nem mostra alguma fidelidade a Deus, afinal de contas, infelizmente, todo mundo conhece pelo menos um “crente*” que não presta! {* Note que pus crente entre aspas, itálico e riscado para realmente denotar um tom pejorativo quanto aqueles que vão à igreja sem qualquer compromisso com Deus, contrastando com os verdadeiros cristãos, que infelizmente a cada dia se tornam mais raros}

Mateus 7:21-23 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Veja ai que é preciso fazer a vontade de Deus, e a sua vontade é que cumpramos os seus mandamentos e que apesar de serem vários, quando você se decide por seguir a Deus ele te capacita e fortalece dia a após dia, através do seu Espírito Santo que passa a habitar em você para que você possa cumprí-los:

João 14:26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Os mandamentos

Com relação a quantidade de mandamentos não se preocupe. Basicamente são esses 2 aqui:

Marcos 12:30,31 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

E o motivo disso fica bem claro quando lemos a carta de Paulo escrita aos romanos. Onde ele mostra que toda a lei se resume no amor e quem ama a seu próximo já cumpriu a lei:

Romanos 13:8-10 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

Só para os salvos

Ah! … antes que eu me esqueça se você não quiser nada com Deus não perca seu tempo dizendo “Meu Deus…”, “Se Deus quiser…”, “Deus, dá-me isso ou aquilo…”, “Deus te abençoe..” e aquele monte de jargões que os ditos cristãos usam por ai. Deus não vai te atender.

João 9:31 Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.

Finalizando

Se você quiser ser mesmo ouvido por Deus primeiramente o aceite como Senhor de sua vida. Do contrário, o máximo que você está fazendo é perdendo o seu tempo e/ou usando o nome da Deus em vão. Então só pra finalizar guarde esse resumo em seu coração e pratique-os:

BUSQUE (Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Lucas 12:31)

CREIA (Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:16)

OBEDEÇA (Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele João 14:21)

AME (O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. Romanos 13:8-10)

4 comentários em “Somos todos filhos de Deus?”

  1. pelos comentários que li, Deus é muito maldoso, as pessoas atribuem a Deus condenações horríveis, maldade, (quem não crer já está condenado), etc… nem mesmo aqui na terra, com todos erros que temos, a lei permite que alguém sofra apenas por não gostar ou não conhecer alguém, pessoas com o mínimo de conhecimento entendem que o fato de termos idéias diferentes não nos torna inimigos, não é necessário vc matar por isso. Deus é muito maior, sublime e está acima de tudo isso que falamos, e vai julgar a todos pelo que são, pelo que pensam e pelo que fazem.

    1. Prezado Vanderlei,

      Deus não é maldoso, Ele é justo e justiça não é sinônimo de vingança, embora algumas vezes Deus assim o execute, segundo a sua pŕopria sabedoria, visto que Ele é Deus não há ninguém acima dele e Ele é o dono de tudo. Logo sua palavra será sempre a última ainda que a achemos absurda. Devemos lembrar que no começo o homem tinha sua liberdade integral:

      Genesis 1:26- 28 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

      Entretanto Deus pôs UMA restrição, “somente umazinha”:

      Genesis 2:16,17 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

      Mas o homem falhou em se mostrar fiel à apenas aquela restrição e foi incompetente o bastante para desobedece-la:

      Genesis 3:6E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

      Deus então, ao invés de destruir toda a criação e recomeçar do zero Ele preparou um plano de redenção que foi consumado por Jesus Cristo:

      João 19:28-30 Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissope, lha chegaram à boca. E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

      Mas da mesma forma que da primeira vez nos temos uma restrição que é a de participar dela se e somente se admitirmos e reconhecermos a sua soberania.

      João 3:16-18 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

      Deus nos pediu algo tão simples. Será que é tão difícil fazer isso: Crer e respeitar!?

  2. @Flávio
    Isso ai Flavio. Tem gente que seria melhor se não falasse, ou neste caso, não escrevesse. 😉

    Eu não gosto de discutir religião, pois, não vejo nenhum momento Jesus “caindo no pau” com os incrédulos que o rondavam. Ele apenas ensinava e ficava a cargo de cada um decidir o caminho a seguir. Hoje em dia tem tanta gente querendo forçar a discussão que dá vontade de esganar – mas Jesus não vazia isto também então o melhor a fazer é ignorar e orar.

    Parafraseando um velho ditado: “Quem escrever o que quer, lê o que merece!”

    Fique na Paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.