Treze de outubro é dia de Ubuntu novo

Quinta-feira dia 13 é dia de Ubuntu. A distribuição Linux (distro) que, segundo o Distrowatch[1], está no topo da lista de downloads desde 2005, lança mais uma versão repleta de novidades e os mesmos acalorados debates com relação as mudanças. Com a sua chegada dentro de 3 dias cresce os burburinhos a respeito de suas mudanças, ameaças de abandonar a comunidade e a distro em favor de outra menos ousada etc. E você está pronto para a mudança?

Fim da linha

Segundo o calendário de lançamento [2], neste último dia 6 foi lançado o ReleaseCandidate (RC) e agora nada mais será mudado [3], ou seja, o que você vê neste lançamento é 100% o que você verá ao instalar a versão final. Somente pacotes que necessitem de alguma correção muito crítica serão modificados.

A partir de agora estamos em contagem regressiva para a – talvez – mais radical mudança que uma distribuição Linux sofreu. E até talvez por conta disso esta distro é a que mais divide a comunidade.

Mudanças

Seus novos e ousados conceitos que vão desde os tons usados em seus ambientes, que também já foram fonte de muita crítica, até as mudanças radicais em serviços que eram tidos quase que como sagrados.

Em uma busca no Google e outros buscadores por Oneiric Ocelot retorna centenas ou mesmo milhares de reviews sobre este que será o mais radical de todos os lançamentos da Canonical.

X, gdm, Gnome, Wayland, Unity, Gnome-shell, lightDM etc são apenas “pedaços” que formam o todo e apesar disso tem sido combustível para muito batepapo em salas de irc, fóruns, listas de discussão e outras midias.

Antes de testar

Antes de meter a mão na massa, formatar e instalar é preciso tomar alguns cuidados.

O Bom o e velho backup dos seus arquivos para um disco removível, pendrive, CD, DVD Bluray etc;

Verifique se você tem máquina para ela. Não é porque o sistema é mais novo e cheio de novidades que obrigatoriamente o seu hardware será 100% suportado e ai não adianta você colocar “combustível de foguete” no seu carro se ele não suportar a pressão.

Tenha em mãos a marca e modelo de todos os seus dispositivos (scanner, impressora, placa de vídeo etc) estas informações serão importantes se algo não funcionar e você precisar de ajuda para colocá-los em funcionamento.

Obtendo a imagem de teste

O download das imagens de disco estarão disponíveis nestes dois endereços:

Nos dias que sucedem o lançamento fica praticamente impossível fazer o download direto das imagens, então fica a dica e a recomendação para que você opte por realizar o download através de torrents. O processo é simples e além de ser rápido vai ajudar a outras pessoas a conseguirem a imagem também.

Como usar a imagem

A melhor forma de testar a performance de sua máquina é criar um pendrive bootável (usando o usb-creator-gtk) [6] e iniciá-la a partir desta mídia. Ao criá-la, se possível deixe um espaço generoso para gravar arquivos e então poder testar plenamente instalando drivers para os seus dispositivos, alguns dos seus programas mais comuns etc.

Eu particularmente disponibilizo 1GB de espaço para gravar arquivos. Como a imagem do disco tem cerca de 1.5GB eu preciso de um pendrive com no mínimo 2.5GB livres, mas não se desanime se não tiver isso tudo. Eu sou bastante exigente quando faço testes e talvez para o seu caso apenas 256MB adicionais sejam suficientes para testar o seu sistema.

Se tudo funcionar como esperado, parabéns você pode partir para a instalação zerada, ou mesmo uma simples atualização. Se não é melhor esperar que um novo release de correção seja lançado ou buscar a ajuda de alguém mais hábil para resolver o problema em um fórum [7], uma lista de discussão [8], grupo regional próximo a sua localidade[9], em redes sociais como Facebook, Orkut, Myspace, LinkedIn etc.

Agora é só aguardar

Que venha o novo Ubuntu com todas as novidades, qualidades e … bugs, afinal de contas não existe software perfeito e como se diz por ai há um acordo entre os programadores e Deus e que tem sido cumprido a risca por ambas as partes: Deus não faz software e os programadores não fazem milagre.

Referências

[1] DistroWatch. http://distrowatch.com
[2] Ubuntu. Oneiric Release Scheduler. https://wiki.ubuntu.com/OneiricReleaseSchedule
[3] Ubuntu. Release Candidate. https://wiki.ubuntu.com/ReleaseCandidate
[4] Ubuntu. Images. http://cdimage.ubuntu.com/releases/oneiric/
[5] Ubuntu. Torrents. http://torrent.ubuntu.com/releases/oneiric/
[6] Ubuntu. Live Usb Pendrive Persistent. https://wiki.ubuntu.com/LiveUsbPendrivePersistent
[7] Ubuntu-BR. Forum. http://ubuntuforum-br.org/
[8] Ubuntu-BR. Lista de discussão. https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
[9] Ubuntu-BR. Grupos Regionais. http://wiki.ubuntu-br.org/GruposRegionais

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.