A “lenda” da Páscoa

Páscoa que outrora era celebrada com amor e fraternidade
Pascoa que deverás falava da compaixão de Deus por esta humanidade.

Páscoa que relembra o martírio do Salvador e foi insanamente adulterada
Páscoa que hoje não existe mais e agora é comercialmente explorada.

Quem se lembra o real significado da Páscoa?
Quem se lembra do protagonista desta celebração?

Oxalá fosse ele convidado
afinal de contas foi seu corpo ressureto após ser crucificado.

A celebração de sua morte e ressurreição
virou uma mediocre e falsa comunhão.

A salvação e vida que no passado eram representadas
hoje não passa de lembranças nas mentes mais acuradas.

Hoje celebramos alguma coisa feliz
Mas não é mesma Páscoa que a Bíblia nos diz.

Com o passar do tempo Jesus Cristo virou coelho branco Seu Amor materializou-se como ovos de chocolate; Talvez um dia nos lembremos do verdadeiro motivo da celebração e quem sabe, até mesmo do seu anfitrião.

Desta forma continuemos a fingir mas por hora vamos nos divertir.

Aos que acreditam na nova páscoa: Que o lindo e bondoso coelhinho branco lhes encham com muitos ovinhos de chocolate.
Aos que acreditam na verdadeira e eterna Páscoa: Que o Salvador de nossas vidas nos encha com seu eterno e vífico amor.

Feliz Páscoa à todos.

2 comentários em “A “lenda” da Páscoa”

  1. Nossa… 😉

    Mas se não me falhe a memória, a Páscoa não era um antigo festival pagão, que foi “apropriado” pela Igreja Católica e convertida “naquilo” que é hoje?

    Segue um trechinho da Wikipédia…

    “Na Páscoa, é comum a prática de pintar ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas. Em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substítuidos por ovos de chocolate. No entanto, o costume não é citado na Bíblia. Portanto, este costume é uma alusão a antigos rituais pagãos. Ishtar ou Astarte é a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica. A primavera, lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados. A lebre (e não o coelho) era seu símbolo. Suas sacerdotisas eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada. A lebre de Eostre pode ser vista na Lua cheia e, portanto, era naturalmente associada à Lua e às deusas lunares da fertilidade. De seus cultos pagãos originou-se a Páscoa (Easter, em inglês e Ostern em alemão), que foi absorvida e misturada pelas comemorações judaico-cristãs. Os antigos povos nórdicos comemoravam o festival de Eostre no dia 30 de Março. Eostre ou Ostera (no alemão mais antigo) significa “a Deusa da Aurora” (ou, novamente, o planeta Vênus). É uma deusa anglo-saxã, teutônica, da Primavera, da Ressurreição e do Renascimento. Ela deu nome ao Shabbat Pagão, que celebra o renascimento chamado de Ostara.”

    Viu? &;-D

  2. Meu caro,

    A conceituação da páscoa está registrada lá no livro de Exodo, capitulo 12, de qualquer Bíblia que você tiver na mão. Um capítulo antes antes deste é relatado que o povo de Israel era subjulgado pelo Faraó da época, quando então o povo clamou a Deus por socorro e Ele interveio através do seu profeta Moises e das famosas “Dez pragas do Egito” (certamente você já leu sobre esta história ou ao menos já ouviu falar). A ultima das dez pragas era a morte dos primogênitos (vide capitulo 11 do ligro do Exodo).

    Os primogênitos dos israelitas foram poupados mediante uma morte substitutiva (sacrifício de um cordeiro) no qual o cordeiro deveria ser assado e comido com paẽs e ervas amargas, sendo o seu sangue aspergido nas casas do povo de israel.

    Desta forma quando o “anjo do senhor” passasse durante a noite para matar os primogênitos ele pularia as casas onde encontrasse sangue na porta. Este é o cordeiro substitutivo, ou cordeiro pascoal, do qual o seu sangue permitia que a ira divina saltasse a casa do seu povo.

    Não é a toa que, sabiamente, em inglês esta pascoa é traduzida para “passover” (“passar sobre” em sentido literal que é o mesmo significado -ou mais próximo de- “Pesach” em hebraico). E não confunda com “easter” esta é a pascoa comercial e mediocre que celebra-se hoje em dia.

    Ai, o que isso tem a ver com a pascoa cristã? A resposta está em espalhada em diversos textos bíblicos como por exemplo em:
    * Isaías 53.7 “como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.”
    * João 1.36 “E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.”
    * I Corintios 5.7 “Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.”
    * I Coríntios 11.24,25 “E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim?.

    Destes versos, acredito eu, você conseguirá entender e concluir porque, segundo os ritos, tradições e costumes cristãos Jesus é considerado o cordeiro perfeito, afinal de contas ele morreu no período da pascoa e isso não foi uma consciência e sim o cumprimento de uma profecia datada de séculos antes de seu nascimento como homem.

    Perceba que toda esta história aconteceu antes da existência de qualquer igreja que você ou eu conheçamos, então o cara que afirma qualquer coisa sobre igreja X ou igreja Y inventar a pascoa, no mínimo nunca leu a respeito do que está falando.

    Perceba então que a “pascoa verdadeira” trata de uma história de libertação e salvação e que começou a ser registrada cerca de 1400 anos antes de Cristo (data estimada de escrita do livro de Exodo) e terminou por volta dos 50 a 60 anos da era cristã (data estimada das cartas de Paulo aos Coríntios).

    Obvio que com o passar destes dois milênios desde a morte e ressurreição de Cristo alguns absurdos foram inventados, entre eles algumas igrejas tortas que juntaram rituais de outras religiões com os do cristianismo e o resultado foi a absurda história dos ovos de pascoa, do coelhinho, do chocolate ainda, talvez, esta bobagem que você citou da Wikipédia.

    Em fim, hoje em dia raras são as famílias que celebram ao real significado da páscoa e justamente porque ao inves de procurar o seu significado na Bíblia, vai procurar na Wikipédia. Uma pena, mas que Deus tenha misercórdia destes como tem tido de mim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.