Autenticação multifator no Google

Só digitar um login e uma senha já não é o bastante para garantir a segurança de um sistema. E quanto mais popular este sistema for, maior será a probabilidade dele se tornar alvo de tentativas de invasão.

Pensando nisso, a Google passou a implementar a autenticação multifator (anida não disponível para todos os usuários). Este conceito, que eu já comentei em outro artigo exige um algo mais além da senha e assim não adianta o cracker saber a sua senha, pois só com esta informaçáo será mais difícil ou mesmo impossível violar o sistema.

Como funciona

O processo consiste em uma autenticação de dois fatores, usando mensagens SMS para o seu celular. Então uma vez que você já tenha configurado a sua conta para usar autenticação de dois fatores, você verá uma segunda tela solicitando um código – que será enviado para o seu celular, via SMS.

Ao informar o código você estará certificando que é você mesmo visto que o seu telefone celular, supostamente, não está nas mãos de um cracker. Claro que esta processo poderá ser entediante de ser feito todas as vezes que você quiser entrar em seu e-mail a partir do seu computador e por conta disso você poderá deixar este código válido por até 30 dias evitando assim a necessidade de redigitá-lo.

Mais informações podem ser obtidas no post de Nishit Shah, Gerente de produtos da área de segurança do Google.

Observação: Como de praxe, novos recursos levam até alguns dias para estarem disponíveis a todos os usuários, e até o momento em que publiquei este post esta opção ainda não estava disponível em minha conta, portanto não pude testar seu funcionamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.