Iniciando aplicações junto com o login do gnome

É fácil iniciar uma aplicação quando você fizer o login na sua sessão do Gnome. Veja dois procedimentos simples para fazer isso, escolha qual você prefere usar e nunca mais se preocupe em esquecer de abrir o seu Skype, ou abrir a aplicação do seu Pdv, ou do seu quiosque multimídia baseado em Linux.

A forma que o pessoal do XDG espera que você faça

Considerando que você já tenha um lançador de aplicação pronto, seja na área de trabalho, ou no menu de aplicações do seu sistema, copie-o para a pasta ${HOME}/.config/autostart, arrastando-o de onde estiver para uma janela do Nautilus que esteja exibindo esta pasta.

Caso queira que uma aplicação inicie no login de qualquer usuário, você não precisa criar uma atalho em cada home, basta colocá-la em /etc/xdg/autostart, para ter este efeito.

Obs: Veja que a pasta “.config”, não possui nome, logo ela é oculta, e para ser visualizada no Nautilus você deverá usar o comando “Ver” > “Mostrar arquivos ocultos”, ou simplesmente usar o atalho de teclado [CTRL]+[H].

Da forma que os desenvolvedores do Gnome esperam que você faça

Acesse o menu Sistema > Preferências > Aplicativos de sessão.

  • Na ficha Programas iniciais, clique no botão Adicionar
  • Dê um nome para o lançador;
  • Indique o comando que inicia a aplicação;
  • Escreva um comentário
  • clique no botão “Adicionar

Obs: Embora as formas resultem no mesmo efeito, na verdade quando você usar o utilitário “Aplicativos de sessão”, um atalho não será criado dentro da pasta autostart.

De acordo com o rascunho das especificações para inicialização automática de aplicativos no Gnome [1], a primeira forma (sugerida pela XDG) deve ser a que será recomendada daqui pra frente.

Referências

[1] gnome Documentation Library. Desktop Application Autostart Specification. <http://library.gnome.org/devel/autostart-spec/>.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.