Atualizações do Ubuntu mais rápidas

Nada pior, na hora de atualizar o sistema, do que um servidor de pacotes “entupido” e com uma conexão lenta. Pensando nisso, os camaradas que desenvolveram o sistema de atualização do Ubuntu  deixaram uma opção bastante apropriada para escolher o servidor de onde os pacotes serão baixados.

E não somente isso, eles nos fizeram poupar o trabalho de testar um a um manualmente e com um simples clique é feito um teste em mais de 300 servidores ao redor do globo e no final poderemos escolher o melhor deles.

O procedimento é simples e não há necessidade de se usar linhas de comandos. Só o gerenciador de Canais de Software, que é uma aplicação amigável e gráfica é o bastante.

Com meia dúzia de cliques, esta ferramenta permite ajustar a interação entre o seu Ubuntu e os servidores de pacotes e pode ser encontrada, já instalada em seu sistema.

Abrindo a ferramenta

Existem três caminhos para se chegar a esta ferramenta:

1ª maneira para acesso direto a ferramenta:

Menu principal > Sistema > Administração > Canais de Software

2ª maneira (se já estiver com a “Central de Programas” aberta para instalar uma nova aplicação):

Clique na opção “Canais de Software…”, no menu “Editar”, da ferramenta “Central de Programas do Ubuntu”

3ª Maneira (a partir daquele programinha que aparece de tempos em tempos informando que há uma nova atualização para o seu sistema):

O botão “Configurações…” da janela do “Gerenciador de Atualizações”

Escolhendo um novo servidor de atualizações

Uma vez que a janela “Canais de Software” esteja aberta, quase no meio da ficha “Programas do ubuntu“, observe uma lista do tipo combo chamada “Baixar de“. Em geral ela já está com a opção “Servidor Principal”, ou “Servidor no Brasil”, pré-selecionada.

Para alterar isto, clique na lista e escolha a opção “Outro…” para que uma nova janela intitulada “Escolha um Servidor para Download” seja exibida.

Nesta janela você verá uma lista gigantesca com diversos servidores ordenados por país e ao seu lado um botão chamado “Selecionar Melhor Servidor“. Clique neste botão e espere que todos os servidores serão testados ao término o mais rápido deles estará selecionado.

Para confirmar clique no botão “Escolher Servidor“, para fechar esta janela e então no botão “Fechar” para fechar a ferramenta “Canais de Software”.

Ao fechar a janela o novo servidor será varrido em busca de novas atualizações e a partir dai as suas atualizações serão feitas pelo novo servidor.

Algumas considerações finais

Como o teste de performance é feito usando o protocolo ICMP (pings) enviados aos servidores, caso você esteja por trás de um firewall é necessário que este tipo de conexão esteja permitida. Geralmente está, mas caso não funcione certifique-se deste detalhe;

A Internet é um meio bastante dinâmico e então o que está rápido agora pode não estar daqui a alguns segundos. O que quero dizer com isto é que o teste escolheu o servidor mais rápido naquele momento, mas pode ser que se você deixar para atualizar o seu sistema muito tempo depois talvez este já não seja mais o melhor servidor;

Não se assuste caso o sistema sugira usar um servidor em Taiwan ou na Malásia, por exemplo. O fato de existirem servidores no Brasil não significa que eles serão sempre os mais rápidos e da mesma forma o contrário, servidores geograficamente mais longe podem estar muito mais rápidos e por isso serão selecionados;

Por fim, não espere milagres. Se a sua conexão for ruim e você tiver muitos pacotes a serem atualizados nem o melhor dos servidores poderá ajudá-lo. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.