Juntando vários arquivos PDF em um só

Juntar arquivos PDF, no Linux, é uma tarefa bastante simples de ser feita com a ferramenta PDF Shuffler. Veja como de forma rápida e prática.Esta foi uma tarefa simples que me solicitaram ajuda algum tempo atrás e antes de saber como fazer eu já tinha certeza que seria fácil de se resolver.

Instalando

Para instalá-la procure pelo pacote pdfshuffler usando a ferramenta de gerenciamento de pacotes da sua distribuição ou pegue-a diretamente do site oficial [1].

No Ubuntu e em outros derivados do Debian, a linha de comandos abaixo resolve o problema:

sudo aptitude install pdfshuffler

Usando a ferramenta

Para usá-lo é bem simples: Acesse-o no Menu Principal do sistema dentro da pasta Escritório; Sua interface prática e objetiva contém apenas 4 botões a saber:

  1. Exit – Fecha o programa
  2. Delete page(s) – Exclui as páginas selecionadas
  3. Import PDF – Abre um ou mais arquivos PDF no sistema para serem unidos
  4. Export PDF – Ao terminar de juntar os arquivos, mover ou excluir as páginas desejadas, você deverá exportar tudo para o novo arquivo com este botão

Se desejar mover páginas para reordená-las você só precisa arrastar o seu ícone para a nova posição e mais nada. Mais simples que isso é impossível, certo?

Em outros ambientes

Existe também o PDF SaM, que embora seja feito em Java – e eu tenha uma certa repulsa a ferramentas feitas nesta linguagem – devo admitir que faz bem o prometido.

Sua vantagem é que por ser em Java ele é portável para outros ambientes. Inclusive no site oficial [2] já existe os pacotes para Windows e Mac OS.

No Ubuntu, e outros derivados do Debian, substitua o pdfshuffler da linha de comandos acima por pdfsam que o processo de instalação é o mesmo.

Via linha de comandos

Caso você precise realizar esta tarefa pela linha de comandos você pode usar os comandos pdftk ou qpdf que são verdadeiros canivetes suíços para lidar com estes arquivos, inclusive já abordei outras vezes com outra finalidade.

Conclusão

Existem dezenas de ferramentas para trabalhar com arquivos PDF no Linux, mas estas quatro que eu citei certamente serão suficientes para atender aos usuários desesperados que encontraram esta página pelo Google ou outro mecanismo de busca 🙂 .

Referências

[1] PDF Shuffler. Disponível em <http://pdfshuffler.sf.net>

[2] PDF Sam. Disponível em <http://www.pdfsam.org/>

2 comentários em “Juntando vários arquivos PDF em um só”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.