Programa da receita Federal só funciona com a máquina virtual Java da Sun

Esta é só uma dica rápida para quem ainda precisa entregar a sua declaração de renda 2009/2010  mas ainda não conseguiu porque ao tentar instalar o IRPF2010 ou o Receitanet no seu Linux recebe a mensagem:

The wizard cannot continue because of the following error: could not load wizard specified in /wizard.inf (104)

Por aqui eu instalei o IRPF2010 no meu Ubuntu 9.10 sem problemas, preenchi a minha declaração normalmente, … mas ao tentar instalar o Receitanet, ou mesmo executar aquela versão multiplataforma recebia a dita mensagem.

O culpado

Após quebrar a cabeça e socar o teclado algumas vezes eu me lembrei que existe um lixo de interpretador Java que é pior do que o interpretador Java original da Sun (dizem que ele é promissor, mas por enquanto ele não presta. Fuja dele como você foje da própria linguagem Java). Me refiro ao OpenJDK que nunca deu certo, nunca funcionou e se depender de mim …. (bem a opinião de um cara que não gosta de Java não deve importar muito).

Solução

Em fim, Abra o Synaptic (Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic), procure por “openjdk“. Todos os pacotes instalados e relacionados a ele devem ser removidos sem piedade. Depois procure por “sun-java”  e instale os pacotes “sun-java6-jre“,”sun-java6-plugin” e “sun-java6-bin“.

Só uma observação: Não use a “Central de Programas do Ubuntu” para remover o OpenJDK pois de lá você não vai remover o lixo todo. Eu havia removido por lá, mas ao verificar a versão do Java (pela linha de comando digita-se: java -version) via-se que o maldito OpenJDK ainda estava vivo no meu sistema e a instalação do Receitanet continuava falhando. Após procurar por Openjdk, via Synaptic, percebi que ainda havia um tal de “openjdk-6-jre-headless” que sobreviveu ao extermínio.

Feito isso você pode instalar o Receitanet que aquele erro não vai mais ocorrer.

5 comentários em “Programa da receita Federal só funciona com a máquina virtual Java da Sun”

  1. Valeu @Eriberto e obrigado pela visita e pela dica.

    Quando eu vi a mensagem, o meu primeiro impulso foi de escovar bits e depurar o programa também, mas acabei não o fazendo por considerar que o problema poderia ser resolvido de forma “menos inteligente”, afinal de contas ele foi desenvolvido para quem não entende nada de TI.

    Então como já tive problemas como OpenJDK e alguns software Java que não tinha como fugir, acabei resolvendo pelo método mais rudimentar que é o de dar uma faxina no sistema.

    Só como palpite, acredito que este problema ocorreu no Debian Squeeze, porque você tem várias máquinas Java instaladas (dedução pelos arquivos que você contém no diretório /usr/lib/jvm/). No meu sistema – depois da faxina em que só deixei a máquina da Sun – só aparecem estes arquivos:
    ls /usr/lib/jvm/
    java-1.5.0-gcj-4.4 java-6-sun java-6-sun-1.6.0.16

    Mas mesmo assim sua informação é bastante útil para quem precisar – por algum motivo que eu não vá entender – manter diversas versões da JVM.

    [ ]’s

  2. Olá!
    Suas dicas foram valiosíssimas. Uso o Ubuntu 10.4 e graças as suas informações estou conseguindo acessar o site do Banco do Brasil.
    Muito obrigada por compartilhar dicas e informações úteis.
    Obrigada!
    Flávia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.