Instale o PowerCLI para automatizar seu ambiente Vmware

PowerCLi é um conjunto de ferramentas desenvolvidas pela Vmware para gerenciar o seu ambiente virtual remotamente a partir de uma linha de comandos. Ainda com algumas pequenas limitações ele é bastante eficiente no que se propõe rodando sobre o PowerShell da Microsoft em todos os ambiente que este último é suportado (atualmente Windows, Linux e MacOS).

A instalação é bastante simples se você já tiver o Powershell instalado e iniciado (caso não tenha instalado ainda veja o post anterior sobre o assunto).

Uma vez dentro do Powershell com o usuário que fará uso do Power-CLI, digite o comando abaixo (assegure-se de estar executando o PowerShell com o seu usuário, e não com o usuário root, ou do contrário toda vez que você precisar usar esta ferramenta deverá estar logado como root em sua máquina):

Observe que é feita uma pergunta a respeito de módulos inseguros e eu simplesmente teclei “A” para forçar a instalação sem mais perguntas.

Durante algum tempo você deverá ver o progresso da instalação como no exemplo abaixo e por fim o seu PowerCli estará pronto para uso.

Agora é só aguardar que o Powercli está sendo instalado como um módulo no seu PowerShell e como tal, após instalado basta que você inicie uma sessão do PS que os recursos do PowerCli estarão disponíveis para uso.

Uma forma de confirmar se o Powercli está instalado é procurar por ele na lista de módulos disponíveis com o comando abaixo:

Você deverá ver uma lista com diversos módulos que o nome começam com “Vmware”, e por fim uma última dica pós instalação é executar o comando abaixo para forçar o Powercli a ignorar o fato de alguns servidores terem certificados inválidos, o que é bem comum para quem já tem o Vmware instalado há alguns anos e usa os certificados auto-assinados.

Em um próximo post veremos alguns comandos uteis para gerenciar o Vmware usando esta poderosa ferramenta. Até lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.