[Atualizado] Instalação da última versão estável do Ansible no Ubuntu 15.04

Ansible logoEm uma definição minimalista e até injusta, Ansible é uma ferramenta para automatização de tarefas em servidores remotos. Há alguns anos eu sugeri um script para execução de tarefas remotas via SSH e que me atendia bem até que a pouco mais de um ano, naquele mesmo post um visitante me sugeriu conhecer o Ansible que logo no primeiro contato achei incrível.

A forma mais simples de se instalar o Ansible em seu sistema Ubuntu é usando o próprio gerenciador de pacotes da distribuição, porém a versão que está disponível tem quase um ano e está bem desatualizada, trata-se da versão 1.7.2.

sudo apt-get update
sudo apt-get install ansible

Caso você queira uma versão mais recente, a instalação via PPA do Ansible vai deixá-lo mais satisfeito. Em bora não seja a últiam versão (1.9.2) a versão disponível é a 1.9.1 que é mais aceitável. O procedimento é simples.

sudo apt-add-repository ppa:ansible/ansible
sudo apt-get update
sudo apt-get install ansible

Porém se você, como eu, quisera  última versão estável do Ansible, o jeito será apelar para o download via repositório no Github. O procedimento não é trivial mas também não é nada complexo de ser feito.

  1. Baixe os três pacotes a seguir:
  2. Descompactando o primeiro arquivo você terá uma pasta chamada “ansible-stable-1.9”
  3. Na pasta descompactada entre em “lib/ansible/modules” e descompacte o conteúdo dos outros dois pacotes, respectivamente dentro de “core” e “extras”
  4. Agora, pela linha de comandos entre no diretório “ansible-stable-1.9” e use o comando:
  5. sudo make install

Se após a instalação você precisar de um arquivo de configuração (o que acontecerá, caso você nunca tenha instalado o Ansible antes) você pode usar o arquivo que está disponível no repositório do Github sem nenhuma alteração. Basta salvar o arquivo em /etc/ansible no seu computador, ou com o nome .ansible.cfg no seu home.

Quanto a operação fica para um próximo post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.