Driver Openchrome no Ubuntu 8.10

Infelizes proprietários de micros com placas de vídeo Via dos modelos Chrome9, Chrome Pro etc sempre tem dor de cabeça, já que até o driver VESA que deveria ser a salvação da humanidade costuma ser chato para funcionar. Embora o procedimento seja feito em um Ubuntu 8.10 que era o destino da minha atualização, com um pouco de conhecimento sobre a sua distro você poderá ajustar o xorg.conf da sua instalação, qualquer que seja ela.

Depois de várias tentativas frustradas de tentar atualizar o Ubuntu 8.04 para o 8.10, no meu notebook Positivo V52, por conta da placa de vídeo CHROME9, que por algum motivo não iniciava corretamente nem com o driver VESA, finalmente consegui ajustar o maldito driver e assim atualizar o sistema. Curiosamente o driver VESA funcionava sem problemas no Hardy Heron (8.04) mas no Intrepid Ibex (8.10) não conseguia nem carregar o X pelo LiveCD. Depois de muito procurar eu encontrei a informação que precisava na própria documentação do Ubuntu[1].

Instalando o drive Openchrome

Lendo a página você verá que ela começa sugerindo o download e compilação do driver… esqueça isso, o driver já está no seu Ubuntu você só precisa configurar o seu arquivo xorg.conf para que ele funcione corretamente.

Se quiser tiar a dúvidas sobre o driver estar ou não instalado, simplesmente instale-o novamente! Na pior das hipóteses o arquivo será copiado do CD/baixado e instalado pra você; e na melhor das hipóteses você apenas perdeu alguns preciosos segundos da sua vida fazendo nada.

$ sudo aptitude install xserver-xorg-video-openchrome

Feito isso podemos configurar o nosso driver.

O que fazer

Considerando que o seu ambiente gráfico não esteja funcionando então você terá que usar um editor em modo texto como o nano ou mesmo o vi, mas caso esteja funcionando ainda que seja em VESA, ou qualquer modo de baixa resolução você poderá usar gedit ou o editor de textos de sua preferência. Escolha o seu editor e então edite o seu arquivo xorg.conf.

$ sudo nano /etc/X11/xorg.conf

Em modo gráfico basta teclar ALT-F2 para abrir a caixa de digitar comandos e digitar o seguinte comando:

gksu gedit /etc/X11/xorg.conf

Na seção “Device” comente a linha que refere-se ao driver de vídeo atual e acrescente a chamada ao novo driver. No meu caso o driver era o vesa e por isso encontrava-se assim:

Driver     "vesa"

Para comentar basta colocar o símbolo “#” na frente. E então substitua o driver pelo openchrome e não esqueça das duas opções seguintes que mostro abaixo:

#Driver     "vesa"
Driver     "openchrome"
Option      "XaaNoImageWriteRect"
Option      "SWcursor"

Não vou discutir o que estas opções fazem (mesmo porque não sou a melhor pessoa a explica-las;) ), mas elas estão documentadas na página de manual do xorg.conf. Se quiser estuda-las basta digitar no terminal:

$ man xorg.conf

Tudo pronto, se todo o seu problema era apenas com o driver de vídeo, basta reiniciar o X que o ambiente gráfico deverá carregar normalmente. Mas não espere ativar o Compiz-fusion, já que este driver não suporta efeitos 3D.

Uma vez alterado isso no Ubuntu 8.04 que já estava instalado, bastou colocar o DVD da versão 8.10 e atualizar o sistema que tudo funcionou na boa.

Não tenho o Ubuntu 8.04 instalado e quero instalar o 8.10 direto, como fazer?

Possibilidade 1

Embora já tenha instalado o Ubuntu em diversas máquinas, todas as vezes que o fiz foi em modo gráfico, mas existe a opção de instalar o Ubuntu em modo texto (opção disponível no DVD, nao sei se a versão em CD permite esta forma de instalação)

No final, após o reboot bastaria fazer as alterações descritas acima.

Possibilidade 2

Outra possibilidade é iniciar o LiveCD em modo gráfico seguro (tecla F4 após após escolher o idioma – no boot). Se o sistema carregar na boa parabéns, você está usando um modo VESA, termine a instalação e após o boot faça as alterações descritas acima no seu xorg.conf.

Senão funcionar, espere alguns minutos até o X parar de frescura (na verdade ele faz várias tentativas de iniciar o modo gráfico e em determinado momento ele para e carrega o X com uma resolução baixissima de 640×480 onde mostra apenas um menu de suporte que não ajudará em nada).

Neste momento você poderá teclar CTRL-ALT-F1 para ir ao console e editar o arquivo de configuração como já descrito.

Ao termino, salve o arquivo e volte ao X com CTRL-ALT-F7 e por fim recarregue o servidor gráfico teclando  CTRL-ALT-BACKSPACE.

Se você acertou o arquivo de configuração então o ambiente gráfico do LiveCD deverá carregar normalmente e então bastará instalar o sistema normalmente.

Não esqueça de que após o boot o X não carregará já que o seu arquivo era válido apenas para o LiveCD então a menos que você tenha o copiado para um pendrive para copia-lo em seu sistema, você terá que fazer as configurações novamente, desta vez no arquivo final.

E se eu quiser 3D?

Para ativar 3D você terá que começar suas buscas novamente. Mas já adianto, você usará o driver Unichrome e não o OpenChrome. Aquele driver é proprietário da Via e embora já tenha instalado com sucesso uma ou duas vezes  algum tempo atrás, não sei porque depois de algumas atualizações ele deixou de funcionar e nunca mais consegui ativar o Compiz denovo.  Mas se quiser tentar também, o mesmo texto dado como referência antes [1] explica como proceder, ou ainda em outro texto especifico sobre ele[4] também na ajuda do Ubuntu.

Se quiser tentar, algo diferente e até mais simples, no blog do Lenon[2] e também no do Lucas Leão[3] há um script em bash para facilitar as coisas, mas não posso afirmar se funciona mesmo, já que eles usam o driver openchrome que é dito não suportar 3D (o que não verifiquei se é verídico) e também não testei o script deles, embora haja várias pessoas que relataram sucesso com ele.

Referências

[1] Driver Openchrome no Ubuntu – https://help.ubuntu.com/community/OpenChrome
[2] Instalando o Openchrome no Ubuntu Hardy – http://blogdolenon.blogspot.com/2008/05/instalando-o-openchrome-no-ubuntu-hardy.html
[3] Configurar driver Openchrome Ubuntu Hardy 8.04 – http://www.lucasleao.net/wordpress/?p=4
[4] Documentação do Ubuntu – Unichrome – https://help.ubuntu.com/community/UniChrome

Um comentário em “Driver Openchrome no Ubuntu 8.10”

  1. ÓTIMO artigo, gostaria de tirar uma duvida que me persegue, como faço para tornar o monitor externo ( meu LCD quebrou….merd…) primário, sinceramente tô apanhando muito. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.